A Incrível História do Vinho

A L&PM lança no início de junho A Incrível História do Vinho – Da Pré-História aos Nossos Dias – 10 Mil Anos de Aventuras, obra francesa escrita pelo jornalista de economia e enólogo Benoist Simmat, com arte do quadrinista Daniel Casanave. Com o auxílio de Laurent Miller nos diálogos, as cores são de Patrice Larcenet, Amélie Lefevre, Christian Lerolle e Robin Millet.

O material foi originalmente publicado em 2018 na França pela Les Arènes (ganhando sua terceira edição em 2021), em 2019 na Espanha pela Norma Editorial e em 2020 no Reino Unido pela Self Made Hero, além de versões em outros países.

Do surgimento na Mesopotâmia à globalização de hoje, a história do vinho é a história da humanidade. Na Antiguidade, o vinho era licoroso, aromatizado, acrescido de mel ou de óleo, e diluído com água antes de ser bebido. A mitologia grega transborda de alusões ao vinho, e, na Bíblia, ao final do dilúvio, Noé planta uma… vinha!

A bebida fermentada a partir de uvas civiliza os homens e humaniza os deuses, e sua história corre paralela ao desenvolvimento da humanidade. No final da Antiguidade, o vinho gaulês já era muito exportado. Com a queda do Império Romano, a Igreja e os monastérios passam a perpetuar o savoir-faire da vinicultura; na Idade Média, o vinho enfim começa a se parecer com o que conhecemos hoje. A invenção da garrafa, no século XVII, revoluciona a estocagem, e a enologia se torna uma arte do bem viver.

Com as grandes navegações, a bebida de Baco conquistou o Novo Mundo, e, hoje, é produzida em metade dos países do globo. A importância dos terroirs, a magia dos grands crus, os principais avanços tecnológicos, o surgimento dos vinhos biodinâmicos… tudo isso e muito mais está contato nessa história em quadrinhos acessível a todos os bebedores de vinho, tão deliciosa quanto inebriante. Capa cartonada com 304 páginas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: