Marvel Omnibus: Tropa Alfa de John Byrne

A Panini Comics programa para novembro Tropa Alfa de John Byrne, edição da linha Marvel Omnibus que reúne as 29 primeiras edições do título Alpha Flight, escritas e ilustradas pelo criador de lendas John Byrne.

Com as cores de Andy Yanchus, o artista teve o auxílio em algumas edições de Chris Claremont, Bill Mantlo, Bob Wiacek, Terry Austin e Keith Williams. Já Mantlo, Mike Mignola, Gerry Talaoc e Bob Sharen foram os responsáveis pela última história, interligada com A Saga da Encruzilhada estrelada pelo Incrível Hulk.

Criada por Claremont e Byrne nas páginas de Uncanny X-Men, a Tropa Alfa se tornou protagonista de uma série de sucesso aclamada pelos fãs que deixou uma marca indelével na história dos quadrinhos americanos, em um dos momentos mais inspirados e prolíficos da longa e espetacular carreira de John Byrne.

Muitas vezes citada como a versão canadense dos X-Men, a Tropa Alfa possui um elenco de super-heróis únicos e, graças ao talento ímpar de seu autor maior, explorou também temas delicados sem jamais banalizá-los, como esquizofrenia, deficiência física, religião e sexualidade em geral.

Reúne Alpha Flight (1983) #1 a 29 e material de Secret Wars II #4. Capa dura com 752 páginas.

Algumas informações:

Alpha Flight #22: até então, inédita no Brasil

Publicado originalmente a partir de 1983 nos Estados Unidos pela Marvel Comics, o título Alpha Flight teve 130 números lançados até 1994, sendo que Byrne cuidou dos roteiros e desenhos das 28 primeiras edições.

O material estreou no Brasil em 1986 na edição #43 da saudosa Superaventuras Marvel, revista mix mensal em formatinho publicada pela Editora Abril que trouxe, de forma intermitente, até a edição #75 (de 1988) – complementada com as edições #11 e 21 do título Grandes Heróis Marvel -, praticamente todas as edições produzidas por Byrne (deixando somente a #22 de fora). Em 1992, algumas histórias foram republicadas ainda em formatinho no quinto número de Marvel Saga pela própria Abril.

Em 2007, já nas mãos da Panini, a editora lançou dois encadernados de Os Maiores Clássicos da Tropa Alfa, compilando as 12 primeiras histórias do título. Em 2018, a Salvat reuniu as seis primeiras histórias (e algumas HQs curtas de origens dos integrantes da equipe) no volume 87 da coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel. Portanto, exceto pelas histórias republicadas duas décadas depois, todo o material só havia sido lançado uma vez no país (e em formatinho).

Alpha Flight #29: conexão com A Saga da Encruzilhada

Da edição #29 até a 53 (pulando a #43 e a #47), o material continuou nas revistas de linha da Abril, começando em O Incrível Hulk (edição #29, que faz parte de A Saga da Encruzilhada, sem a participação de Byrne), X-Men (#30 a 34), Capitão América (#35 a 40), voltando à Superaventuras Marvel (#41 a 50) e, por fim, em Wolverine (#51 a 53), título que publicou também as edições #87 a 90 de Alpha Flight em um único número. Portanto, as edições #54 a 86 foram ignoradas, além das edições #91 a 130, que são inéditas no Brasil. Convenhamos, a Abril muitas vezes tinha o espaço apertado nas revistas e, por isso, material que realmente não prestava ou não fizesse falta, ela deixava de fora. E, pelo menos neste caso (também não vamos generalizar), parece que a atitude, de certa maneira, fez sentido.

Entre os artistas que ficaram no título após a saída de John Byrne estão os escritores Bill Mantlo (#29 a 63 e #65-66), James Hudnall (#64 e #67 a 86), Fabian Nicieza (#87 a 101), Scott Lobdell (#102 a 108), Sven Larsen (#109 e #113) e Simon Furman (#110 e #114 a 130).

Alpha Flight #51: primeiro trabalho de Jim Lee para a Marvel

Já os ilustradores das edições seguintes foram Mike Mignola, John Bogdanove, Sal Buscema, Dave Ross, June Brigman, Craig Brasfield, Steve Purcell, Terry Shoemaker, Jim Lee (pois é – e em várias edições), Hugh Haynes, John Calimee, Huw Thomas, Jim Sherman, Mark Bagley, Michael Bair, Dan Reed, Mike Gustovich, Tom Morgan, Mark Pacella, Craig Brasfield, Pat Broderick, Barry Kitson, Derek Yaniger, Jim Reddington, Dario Carrasco, Manny Galan e Keith Pollard; acompanhados de Gerry Talaoc, Whilce Portacio, Terry Austin, Steve Leialoha, Hilary Barta, Tony DeZuñiga, Al Milgrom, Don Hudson, Sam de la Rosa, John Nyberg, Mike Manley, Richard Bennett, Chris Ivy, Danny Bulanadi, Larry Mahlstedt, Dan Panosian, Ralph Cabrera, Bruce Patterson, Frank Turner, John Stokes, Mark Stegbauer, Mark McKenna e Ian Akin; com as cores de Bob Sharen, Glynis Oliver, Gregory Wright, Ariane Lenshoek e Sarra Mossoff.

Alpha Flight de 2011: inédito no Brasil

Com o fim da publicação, a Tropa Alfa ganhou um novo título três anos depois, que durou 21 edições (-1 + 20), indo até 1999. Os roteiros foram de Steven T. Seagle, acompanhado pela arte de Anthony Winn, Scott Clark, Martin Egeland, Brian Denham, Bryan Hitch & Paul Neary, do brasileiro Roger Cruz, do argentino Ariel Olivetti, Duncan Roleau e Ashley Wood. O início desse material chegou a ser publicado no Brasil pela Editora Abril.

Em 2004, uma nova tentativa, mas que durou apenas 12 edições, novamente sob o comando de Scott Lobdell, com arte de Clayton Henry e Dave Ross. Em 2011, em meio ao evento A Essência do Medo, a Tropa Alfa ganhou uma minissérie em oito partes com roteiros de Greg Pak e Fred Van Lente, com arte de Dale Eaglesham, além de um especial #-1 com arte de Ben Oliver. Essas duas séries (de 2004 e 2011) são inéditas no Brasil.

Por fim, também não podemos esquecer que, fora os quatro títulos principais em sua vida editorial, a equipe também teve anuais e edições especiais, além de crossovers com X-Men (publicado pela Abril) e com os Inumanos (inédito).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: