De Antonio Tabucchi: Afirma Pereira, por Pierre-Henry Gomont

A Nemo lança em setembro Afirma Pereira (Pereira Prétend), obra escrita e ilustrada pelo quadrinista francês Pierre-Henry Gomont, adaptando para os quadrinhos o romance do escritor italiano Antonio Tabucchi (1943-2012). Publicado originalmente em 2016 na França pela Sarbacane, o material foi vencedor do Grande Prêmio RTL de Quadrinhos em 2016.

Os traços de Pierre-Henry Gomont nos levam ao Portugal da década de 1930. A capital Lisboa vivencia a ascensão da ditadura salazarista, no verão de julho de 1938. Em uma cidade que sofre com uma enorme onda de calor, Pereira é um jornalista idoso, viúvo, obeso, com o coração partido e atormentado. Por mais de três décadas, Pereira escreve, todos os dias, a página de cultura de um jornal conservador. No meio de uma vida sonolenta, conhece um certo Francisco Monteiro Rossi. De forma inesperada, Pereira o contrata.

O jovem freelancer, em vez de escrever o obituário da forma que Pereira tinha ordenado, tece elogios, tão eloquentes quanto inéditos, a Lorca ou Maiakovski, conhecidos inimigos do regime fascista. Mais inesperadamente ainda, Pereira não demite o perigoso colaborador. Pouco a pouco, vai tornando-se amigo dele. Também se aproxima de sua misteriosa e bela companheira, que se revela uma fervorosa combatente revolucionária a serviço dos republicanos espanhóis.

Afirma Pereira é uma obra emblemática de resistência ao totalitarismo e à censura. É quando um homem decide lutar com a caneta em punho! Capa cartonada com 160 páginas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: