As Aventuras do Homem-Cão e do Capitão Cueca

Publicadas nos Estados Unidos entre 1997 e 2015, As Aventuras do Capitão Cueca (The Adventures of Captain Underpants) é uma série de livros infantis escrita e ilustrada pelo norte-americano Dav Pilkey. Publicados originalmente nos Estados Unidos pela Scholastic Books, os livros chegaram ao Brasil pela Cosac Naify e, após o encerramento de suas atividades, a Companhia das Letras assumiu a publicação através da Companhia das Letrinhas, que começou a relançar a obra em edições em cores a partir de 2017. O décimo segundo e último volume da série chega mês que vem às livrarias. A obra já ganhou um longa animado em computação gráfica para os cinemas, além de uma uma série animada já com três temporadas e três especiais para a Netflix, todos produzidos pela Dreamworks.

Além do Capitão Cueca, a editora publica também os spin-offs em quadrinhos que somam, até o momento, mais 12 livros: nove com O Homem-Cão, dois com o Superfraldinha e um do Clube do Pepezinho. Confira, em ordem decrescente, as capas, detalhes e sinopses dos 24 livros publicados até o momento:

QUADRINHOS

O Homem-Cão – Vol.9:
Imundície e Castigo

Parece que a carreira do Homem-Cão na polícia chegou ao fim. Depois de comer a preciosa plantação de rosas do prefeito da cidade, ele não conseguiu evitar a demissão e teve que entregar seu distintivo de uma vez por todas. Mas, apesar de ter perdido seu emprego, ele ainda não perdeu as esperanças! Afinal, proteger a cidade e fazer o bem são as maiores metas desse herói coraujoso. Com a ajuda de seus amigos e o disfarce perfeito de Homem-Gato, o Homem-Cão precisa enfrentar os planos malignos do pai de Pepê mais uma vez. Enquanto nosso herói trabalha como um policial infiltrado e tenta provar seu valor para o prefeito, Pepezinho vai ajudar Pepê a derrotar um tipo de vilão ainda mais terrível: as mágoas do passado. Será que eles vão conseguir escapar dessa confusão do cão e proteger os cidadãos inocentes da cidade?

Estrutura: capa cartonada com 240 páginas
Data de lançamento: março/2022

O Homem-Cão – Vol.8:
Latiu-22

Desde que saiu da Prisão dos Gatos, Pepê, o arqui-inimigo do Homem-Cão, tem pensado em deixar a vida de vilania para trás. Agora que precisa cuidar de Pepezinho, ele não quer que sua relação com o gatinho seja parecida com a que ele próprio tinha com o pai quando era filhote. E falando no pai de Pepê… esse vovô está pronto para armar seu próximo golpe e voltar às ruas repleto de planos malignos. Quando o vovô felino engana o filho, sequestra o próprio neto e começa a procurar uma parceira de crime vingativa (e sensata), Homem-Cão e Pepê sabem que é hora de unir patas para trabalhar em equipe por um bem maior: salvar Pepezinho (e a cidade inteira!). Afinal, essa turma está prestes a aprender como uma pequena mudança pode fazer toda a diferença.

Estrutura: capa cartonada com 240 páginas
Data de lançamento: setembro/2021

O Homem-Cão – Vol.7:
Por Quem as Bolas Rolam

Quando o oficial Rocha e seu cachorro Greg sofreram um acidente, o único jeito de os dois sobreviverem era fundindo a cabeça do cão com o corpo do policial – e foi assim que nasceu o Homem-Cão, o maior protetor da cidade! Ao lado dos Superamigos Pepezinho, Formigão, do Chefe e do não tão miauvado gato Pepê, nosso herói precisa enfrentar muitos obstáculos para derrotar os maiores vilões da cidade. Desta vez, os Superamigos estão se esforçando para que o Homem-Cão mude alguns péssimos hábitos. E quando nosso herói, que antes era obcecado por bolas, passa a ter muito medo delas, ele acaba se tornando alvo de um vilão (nem tão) novo! Enquanto isso, Pepê finalmente é solto da Prisão dos Gatos para começar uma vida nova com Pepezinho. Até que seu pai aparece e… nosso amigo felino precisa encarar o passado para lutar por quem realmente importa e salvar o Homem-Cão de mais uma enrascada.

Estrutura: capa cartonada com 240 páginas
Data de lançamento: novembro/2020

O Homem-Cão – Vol.6:
O Confronto Selvagem

Quando o oficial Rocha e seu cachorro Greg sofreram um acidente, o único jeito de os dois sobreviverem era fundindo a cabeça do cão com o corpo do policial – e foi assim que nasceu o Homem-Cão, o maior protetor da cidade! Ao lado do gatinho Pepezinho, do robô Formigão, do Chefe e de outros aumigos, nosso herói vive muitas aventuras para conseguir proteger todos os cidadãos. Mas será que o Homem-Cão é, na verdade, o grande vilão dessa história? É nisso que um grupo de animais malvados quer que todos acreditem. Condenado por um crime que não cometeu, nosso herói é exilado para a Prisão dos Cães. Enquanto os Superamigos tentam provar sua inocência, o Homem-Cão luta para encontrar seu lugar entre cachorros e pessoas. Será que algum dia ele se encaixará totalmente em algum desses mundos?

Estrutura: capa cartonada com 224 páginas
Data de lançamento: junho/2020

O Homem-Cão – Vol.5:
O Senhor das Pulgas

Quando o oficial Rocha e seu cachorro Greg sofreram um acidente, o único jeito de os dois sobreviverem foi fundindo a cabeça do cão ao corpo do policial – e foi assim que nasceu o Homem-Cão, o maior protetor da cidade! Desde então, nosso herói encontrou vários cãopanheiros: o Chefe, a poodle Zuzu, o robô Formigão e Pepezinho, um adorável gatinho. Quando um novo grupo de caras malvados aparece na cidade, o Homem-Cão entra em ação – e ele não está sozinho! Ao lado de Pepezinho e do Formigão, nosso Cãovaleiro das Trevas faz parte do grupo Superamigos, heróis sempre prontos para salvar todo mundo da cidade. Desta vez eles vão precisar unir forças a um aliado inesperado: o arqui-inimigo Pepê, o gato mais malvado do mundo. Mas será que ele é tão mau assim? Descubra a origem da vilania de Pepê e se ele finalmente vai deixar a amizade vencer pelo menos uma vez.

Estrutura: capa cartonada com 256 páginas
Data de lançamento: novembro/2019

O Homem-Cão – Vol.4:
E o Supergatinho

Quando o oficial Rocha e seu cachorro Greg sofrem um acidente, o único jeito de os dois sobreviverem é fundindo a cabeça do cão com o corpo do policial – e é assim que nasce o Homem-Cão, o grande herói da cidade! Com um grande coração, ele sempre espera o melhor das pessoas (e dos gatos), por isso ainda está aprimorando suas habilidades no trabalho. Nosso herói com olfato apurado para sentir no ar o cheiro da injustiça agora tem um pequeno ajudante felino: o Pepezinho! Juntos, o Cãovaleiro das Trevas e o Supergatinho precisam descobrir o paradeiro de uma grande atriz de cinema que desapareceu na cidade. Será que a babá misteriosa que chegou na cidade tem alguma coisa a ver com essa história? Nossos heróis precisam farejar esse mistério antes que Pepê, o gato mais malvado do mundo, apronte mais uma vez.

Estrutura: capa cartonada com 256 páginas
Data de lançamento: março/2019

O Homem-Cão – Vol.3:
Um Conto de Dois Gatinhos

Quando o oficial Rocha e seu cachorro Greg sofrem um acidente, o único jeito de os dois sobreviverem é fundindo a cabeça do cão com o corpo do policial – e é assim que nasce o, o melhor policial da cidade! Mas ele ainda está aprimorando suas habilidades no trabalho. Pepê, o gato, seu maior inimigo, resolve criar um clone dele mesmo para ter o maior parceiro de crimes de todos os tempos – e acabar de vez com o Homem-Cão! O problema é que seu plano não dá muito certo, e seu clone é uma versão bebê: o Pepezinho. Irritado, ele resolve expulsar o gatinho de seu laboratório secreto, mas será que Pepê vai conseguir controlar seu ciúme quando ver que o Homem-Cão não é apenas o melhor amigo do homem, mas também o melhor amigo do gatinho?

Estrutura: capa cartonada com 256 páginas
Data de lançamento: dezembro/2018

O Homem-Cão – Vol.2:
Desgovernado

Quando o oficial Rocha e seu cachorro Greg sofrem um acidente, o único jeito de os dois sobreviverem é fundindo a cabeça do cão com o corpo do policial – e é assim que nasce o Homem-Cão, o melhor policial da cidade! Mas ele ainda está aprimorando suas habilidades no trabalho. Pepê, o gato, seu maior inimigo, fugiu da Prisão dos Gatos mais uma vez e está apavorando a todos com seus atos criminosos. A vilania parece um peixe fora d’água solto pela cidade. Mas o Homem-Cão está à solta – e desgovernado! – para deter os malvados da vez. Será que ele vai conseguir manter o foco longe dos brinquedos do pet shop e salvar a cidade mais uma vez?

Estrutura: capa cartonada com 248 páginas
Data de lançamento: maio/2018

O Homem-Cão – Vol.1

Antes do Capitão Cueca, Jorge e Haroldo criaram um novo herói que bebe água da privada, rola sobre os bandidos e late na cara do perigo! Quando o oficial Rocha e seu cachorro Greg sofrem um acidente, o único jeito de os dois sobreviverem é fundindo a cabeça do cão com o corpo do policial – e é assim que nasce o Homem-Cão, o melhor policial da cidade! Porém, ele tem um grande inimigo: o terrível gato Pepê, e não vai ser nada fácil enfrentar esse vilão que até pode parecer fofinho, mas tem milhões de ideias maldosas na cabeça.

Estrutura: capa cartonada com 248 páginas
Data de lançamento: novembro/2017

O Clube do Pepezinho – Vol.1

Nas aventuras do Homem-Cão, todo mundo já sabe que o Pepezinho é um grande Superamigo. Agora chegou o momento desse gatinho pra lá de esperto ganhar destaque (e independência!) para mostrar seus dotes artísticos. Em um clube dedicado à arte de fazer histórias em quadrinhos, Pepezinho ensina um grupo de sapos simpáticos a se expressarem através de boas aventuras. Explorando diferentes técnicas de ilustração e criação narrativa, Dav Pilkey convida todos seus leitores a experimentar a arte de contar e desenhar suas próprias histórias.

Estrutura: capa cartonada com 184 páginas
Data de lançamento: junho/2021

Superbebê Fraldinha – Vol.2:
A Invasão dos Ladrões de Privada


Jorge Beard e Haroldo Hutchins não foram responsáveis apenas pelo surgimento do Capitão Cueca, o grande herói sem calças que salva o mundo dos mais perigosos vilões. Eles também criaram personagens pra lá de incríveis como o Superbebê Fraldinha!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: maio/2021


As Aventuras do Superbebê Fraldinha – Vol.1

Jorge Beard e Haroldo Hutchins não foram responsáveis apenas pelo surgimento do Capitão Cueca, o grande herói sem calças que salva o mundo dos mais perigosos vilões. Eles também criaram personagens pra lá de incríveis como o Superbebê Fraldinha! Quando o sr. Krupp proíbe os garotos de fazer quadrinhos sobre o Capitão e os obriga a redigir um longo texto sobre boa cidadania, eles têm a ideia desse novo herói. Ele é astuto, ágil e nunca deixa as fraldas em casa. Quando um vilão um tanto quanto fedorento e muito mau surge, o Superbebê Fraldinha mostra todo o seu poder – mesmo que ainda não tenha aprendido a falar direito.

Estrutura: capa cartonada com 144 páginas
Data de lançamento: setembro/2020

LIVROS COM ILUSTRAÇÕES

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.12:
Capitão Cueca e a Saga Sensacional de Fedor, O Grande

Jorge e Haroldo achavam que nada mais poderia acontecer a eles. Ao lado de suas cópias, Jorge e Haroldo de ontem, os dois vivem dias tranquilos de muita diversão e pouca lição de casa. Mas tudo muda quando o professor de educação física da escola Jerome Horwitz, o sr. Edomal, encontra uma maneira de transformar todas as crianças em zumbis obedientes e certinhos! Para impedir que este vilão controle o mundo inteiro, os garotos terão que viajar mais uma vez no tempo, agora com destino ao futuro. Unindo forças com as suas versões mais velhas, Jorge e Haroldo – além, é claro, do Capitão Cueca – se preparam para viver sua última aventura e, quem sabe, finalmente tornar a escola um lugar seguro para todas as crianças.

Estrutura: capa cartonada com 216 páginas
Data de lançamento: maio/2022

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.11:
Capitão Cueca e a Tirânica Retaliação da Privada Turbo 2000

Jorge e Haroldo achavam que nunca mais teriam medo de dar a descarga… Até um grande inimigo voltar: a Privada Turbo 2000. Depois de ter sido expulsa da Terra pelo Capitão Cueca, tudo o que ela quer é se vingar e dominar o mundo! Dessa vez, a Privada está mais forte do que nunca, e nossos heróis terão que lutar intensamente para sobreviver – ao mesmo tempo que lidam com versões deles mesmos do passado, que estão no presente em uma nova confusão temporal. Será que o Capitão Cueca vai salvar o planeta mais uma vez?

Estrutura: capa cartonada com 232 páginas
Data de lançamento: julho/2021

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.10:
Capitão Cueca e a Revoltante Revanche da Robocueca Radioativa

Na décima aventura do Capitão Cueca, Jorge e Haroldo vão mais longe do que eles mesmos poderiam imaginar. Para derrotar de vez o Caído Tilintar das Calças, os meninos o perseguem em uma viagem no tempo alucinante e voltam à época em que a Terra ainda era dominada pelos dinossauros! Lá, eles escrevem a primeira história em quadrinhos da humanidade, descobrem como o Universo surgiu e tentam a qualquer custo reconstruir o mundo que um dia conheceram – o que vai ser ainda mais difícil do que parece…

Estrutura: capa cartonada com 232 páginas
Data de lançamento: março/2021

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.9:
Capitão Cueca e o Aterrorizante Retorno do Caído Tilintar das Calças

Jorge e Haroldo estão atrás das grades por um crime que não cometeram… O pior é que quem os tira da prisão é o malvado Caído Tilintar das Calças, que os leva para uma nova viagem no tempo. Agora, os meninos estão de volta aos dias despreocupados do jardim de infância, quando a coisa mais assustadora que precisavam enfrentar não era um cientista mal-intencionado ou alienígenas prontos para destruir a Terra, mas um valentão da sexta série chamado Kipper Krupp, sobrinho do diretor, sr. Krupp. E, já que Jorge e Haroldo só inventaram o Capitão Cueca na quarta série, eles estão sozinhos nessa. Serão eles capazes de vencer usando a inteligência e não o poder do cuecão?

Estrutura: capa cartonada com 312 páginas
Data de lançamento: outubro/2020

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.8:
Capitão Cueca e a Sina Ridícula do Povo do Penico Roxo

Jorge e Haroldo já viveram poucas e boas com o Capitão Cueca, mas essa aventura ultrapassou todos os limites! Ao lado do pterodátilo Bolacha e do hamster Sulu, os meninos vão parar no mundo invertido, um lugar onde o sr. Krupp é muito bonzinho, a biblioteca da escola é cheia de livros, a cantina tem as melhores comidas e eles próprios são grandes gênios do mal! Tudo se complica quando o Jorge e o Haroldo do mal invadem o mundo dos meninos e transformam Sulu em um grande monstro. Parece que o Capitão Cueca vai ter que correr contra o tempo para salvar o mundo dessa vez…

Estrutura: capa cartonada com 184 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2020

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.7:
Capitão Cueca e a Grande e Desagradável Batalha do Menino Biônico Meleca Seca – Parte 2: A Revanche dos Robôs Melequentos Ridículos

Quando achavam que não havia mais como terem problemas com Melvin Sneedly, o garoto gênio da escola, Jorge e Haroldo se surpreendem mais uma vez. Dessa vez, Melvin e o Capitão Cueca trocaram de corpos, criando o terrível sr. Melvin e Cruppy, a criança. Além disso, nossos heróis derrotaram o Menino Biônico Meleca Seca, mas se esqueceram dos malvados Robôs Melequentos Ridículos, que estão sedentos por vingança! Não vai ser nada fácil escapar de mais essa aventura…

Estrutura: capa cartonada com 184 páginas
Data de lançamento: setembro/2019

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.6:
Capitão Cueca e a Grande e Desagradável Batalha do Menino Biônico Meleca Seca – Parte 1: A Noite das Repugnantes Melecas de Nariz

Jorge e Haroldo voltaram a aprontar, e a última brincadeira da dupla deixou Melvin Sneedly, o gênio da escola, tão irritado que ele decidiu se vingar! Mas, em um piscar de olhos – e um espirro rápido e melequento -, o garoto esnobe e mal-humorado se transformou no Menino Biônico Meleca Seca, pronto para espalhar a maior quantidade possível de muco de nariz por aí. Será que o Capitão Cueca vai conseguir dar um jeito nessa confusão gosmenta?

Estrutura: capa cartonada com 184 páginas
Data de lançamento: junho/2019

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.5:
Capitão Cueca e a Fúria da Ferocíssima Mulher Tentacular

Jorge e Haroldo passaram de todos os limites dessa vez… Eles criaram um monstro! Ela é mais rápida, mais inteligente e mais malvada do que qualquer coisa que o mundo já viu antes – ela é a Mulher Tentacular! Com a ajuda de seus terríveis robôs e seu cabelo mortífero, a Mulher Tentacular está disposta a dominar o mundo, e ela não vai deixar que ninguém fique em seu caminho – nem mesmo o Capitão Cueca. Será que este será o fim do nosso herói?

Estrutura: capa cartonada com 184 páginas
Data de lançamento: novembro/2018

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.4:
Capitão Cueca e o Perigoso Plano Secreto do Professor Fraldinha Suja

A última pegadinha de Jorge e Haroldo deixou o professor de ciências tão fora de si, que ele pediu demissão. Mas o malvado diretor sr. Krupp contratou um substituto: o professor Fefê F. Fraldinha Suja. Claro que Jorge e Haroldo não conseguem resistir e tiram sarro do nome besta do novo professor, que resolve se vingar, forçando todos na cidade a mudar o nome para outro tão besta quanto o dele. Mais uma vez a esperança está nas mãos do Capitão Cueca!

Estrutura: capa cartonada com 160 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2018

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.3:
Capitão Cueca e a Invasão das Incrivelmente Malvadas Tias da Cantina de Outro Planeta e o Ataque Subsequente dos Igualmente Perversos Zumbis Nerds

Não há um aluno, professor ou funcionário da escola Jerome Horwitz que não tenha caído em uma das peças de Jorge e Haroldo. Dessa vez, as vítimas foram as tias da cantina, que, de tão bravas, resolvem pedir demissão. Para substituí-las, o sr. Krupp acaba contratando três alienígenas que têm tudo para ser ótimos funcionários – a não ser pelo fato de que pretendem dominar a Terra! Tudo parece perdido, até o Capitão Cueca entrar em ação! Mas será que o poder do cuecão é forte o bastante para combater seres malignos de outro planeta e salvar a humanidade mais uma vez?

Estrutura: capa cartonada com 160 páginas
Data de lançamento: agosto/2017

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.2:
Capitão Cueca e o Ataque das Privadas Falantes

Feira de ciências do colégio – para a maior parte dos alunos e professores, um espaço de aprendizado. Para Jorge e Haroldo, porém… a chance de aprontar muitas estripulias! Só que desta vez a brincadeira saiu do controle e os meninos criaram um exército de privadas falantes disposto a deixar o mundo coberto de dejetos. O futuro da humanidade agora depende das ações dos meninos e, claro, do Capitão Cueca!

Estrutura: capa cartonada com 160 páginas
Data de lançamento: maio/2017

As Aventuras do Capitão Cueca – Vol.1

Jorge e Haroldo são vizinhos e estudam juntos na escola Jerome Horwitz. Eles adoram contar piadas e fazer estripulias por onde passam. Mas o que eles mais amam mesmo é escrever histórias em quadrinhos, e juntos inventaram o maior super-herói de todos os tempos: o incrível… Capitão Cueca! Esse destemido guerreiro tem umas manias meio esquisitas quanto ao jeito de se vestir e uma identidade tão secreta que nem ele mesmo sabe quem é, mas está sempre pronto para lutar por justiça – e para fazer você rir até cair!

Estrutura: capa cartonada com 144 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: