P.: Minha Adolescência Trans, de Fumettibrutti

A Skript lança em março P. – Minha Adolescência Trans, aclamada obra escrita e ilustrada por Fumettibrutti, pseudônimo da quadrinista italiana Josephine Yole Signorelli. O material foi lançado originalmente na Itália, em 2019, pela LaFeltrinelli.

Divertido, triste e sexy. Assim como a vida. Nas palavras da revista Rolling Stone italiana, a obra “é uma autobiografia crua e nua, violenta e doce, suja e livre”. Na HQ, temos corpos muito brancos sobre um fundo amarelo brilhante e o roxo escuro da memória com o preto mais escuro que existe.

Com essa paleta de cores, Fumettibrutti nos leva em sua história mais pessoal e humana, quando ainda era P. Uma época de disforia, transfobia e automutilação, misturada com uso desenfreado de drogas, sexo mais explícito e bullying da puberdade. Seu traço é cada vez mais violento, no sentido da verdade, enquanto no plano narrativo há um passo ainda mais decisivo para um realismo feroz, construindo cenas e personagens da vida da autora que se tornam fundamentais para a compreensão do seu percurso. Um dos mais comoventes momentos é quando P., ainda biologicamente um homem, diz à sua católica mãe siciliana que se sente como uma mulher.

P – Minha Adolescência Trans é uma overdose de extremos. É pop, mas com uma atitude punk. Faz-nos viver diversas emoções a cada virada de página. É impressionante acompanhar um caminho tão pessoal como o que P. percorreu para se tornar Yole, para chegar a Fumettibrutti. Na leitura dessa marcante HQ, somos capazes de sentir dor, medo e, acima de tudo, determinação. “Depois da primeira leitura, você é forçado a ler novamente.” Claudio Marinaccio, Rolling Stone/Itália. Capa cartonada com 208 páginas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: