
A Darkside Books lança em junho Salem, obra escrita e ilustrada pelo quadrinista francês Thomas Gilbert. O material foi publicado originalmente em 2018 para o mercado franco-belga pela Dargaud.
Século XVII. Abigail Hobbs tem catorze anos e mora com os pais na vila de Salem. Ela teve uma infância feliz, livre de preocupações, até que em um dia fatídico, aos treze anos, um evento inocente desencadeia uma série de desgraças para as jovens garotas da vila. Em Salem, o autor francês Thomas Gilbert apresenta uma narrativa histórica sobre a caça às bruxas de Salem, evento que ressoa de várias formas na sociedade atual.
Salem é um mergulho fascinante e aterrador no universo estreito e opressivo da colônia de Salem, na Nova Inglaterra, Estados Unidos. Para criar este álbum, o quadrinista mergulhou nas raízes dessa história e, com o auxílio da ficção, amplificou verdades e vozes apagadas dos fatos e dos julgamentos das bruxas de Salem.

Uma obra altamente documentada permitiu que Gilbert, para além da narrativa dos fatos históricos, questionasse temas que ainda estão vivos e ardentes em nossa sociedade. Embora a graphic novel seja uma ficção baseada em fatos ocorridos há mais de três séculos, ela diz muito sobre o insidioso enraizamento do ódio no seio do sistema moral e judiciário das nossas sociedades ditas modernas ou progressistas.
Com seus traços firmes e suas cores profundas e vibrantes, o autor aborda as questões dos massacres de povos indígenas, da hipocrisia religiosa, e de como a ignorância e a superstição aos poucos transformam cidadãos inofensivos em fanáticos violentos. Capa dura com 200 páginas.