
A JBC lança em maio Contos Indígenas – Irupé & Guaraná, obra nacional em estilo mangá escrita e ilustrada pelo quadrinista Vinicius Galhardo.
Trata-se de uma releitura das tradicionais lendas indígenas da vitória-régia e do fruto guaraná contada a partir da linguagem das histórias em quadrinhos.
Na lenda da vitória-régia, Jaci é a Lua que encanta as mais belas moças das aldeias e as transforma em estrelas, para ficarem ao seu lado iluminando o céu. Nesta versão da HQ, a mãe de Naiá foi transformada em estrela por Jaci, mas seu pai não sabe do encanto da jovem pela deusa. O único que sabe é Iberê, o irmão de Naiá, que faz de tudo para tentar protegê-la deste encanto.
Já na lenda do fruto guaraná, originária do povo Sateré- Mawé, a história gira em torno de um casal que desejava muito ter um filho e pedem a ajuda de Tupã. Porém, o malvado Jurupari fica transtornado com a chegada do menino, se transforma em uma cobra e tira sua vida. Furioso, Tupã pede aos pais que enterrem os olhos da criança, para assim, oferecer um presente ao povo, o fruto guaraná.
Envolvido com questões indígenas, o autor realizou projetos junto aos povos Suruí-Paiter, Pataxó Siritã Mantxó e Kaimbé, e busca colaborar para amplificar essas vozes. A edição traz ainda posfácio do Aruaçú Ratxia Koiupanká. Capa cartonada com 112 páginas.