
A Panini Comics programa para abril Batman – Máscara e Outras Lendas das Trevas, encadernado que reúne cinco aventuras sombrias do Homem-Morcego publicadas originalmente no clássico Legends of the Dark Knight, de 1989, título lançado logo após a estreia do Batman de Tim Burton nos cinemas.
Em Máscara, o herói se vê hospitalizado, em tratamento contra o alcoolismo… num mundo em que o Batman é fruto dos delírios de Bruce Wayne! Publicada em LDK #39-40 em 1992, o roteiro e arte são de Bryan Talbot, com cores da Olyoptics, de Steve Oliff. História inédita no Brasil. Talbot também assina a capa desta edição (Legends of the Dark Knight #39).
Em Estufa, Pamela Isley surge como professora universitária, refutando seu passado como Hera Venenosa, e se vê forçada a produzir um veneno à base de fungos para um casal de assassinos! Publicada em LDK #42-43 em 1993, tem roteiro de John Francis Moore, arte de P. Craig Russell e cores de Lovern Kindzierski. No Brasil, a história foi publicada em 1994, nas duas edições da minissérie Um Conto de Batman – Estufa, pela Editora Abril.
Em Tao, Batman investiga Khan, um gângster que domina o bairro chinês de Gotham City e vive em um templo protegido por uma barreira mística. Publicada em LDK #52-53 em 1993, o roteiro é de Alan Grant (1949-2022), com arte de Arthur Ranson e cores da Digital Chameleon. Por aqui, a história foi publicada em 1995, nas duas edições da minissérie Um Conto de Batman – Tao, pela Editora Abril.

Sanctum apresenta o Cavaleiro das Trevas desacordado, no interior de uma tumba, onde precisa enfrentar um espírito onisciente e sedento de sangue! Publicada em LDK #54 em 1993, o roteiro é de Dan Raspler e Mike Mignola, com arte de Mignola e cores de Mark Chiarello. No Brasil, a história foi publicada em 2001, no primeiro número de Batman – Lendas do Cavaleiro das Trevas, pela Opera Graphica.
Por fim, em Terminus Hotel, Batman persegue um jovem fugitivo em seu próprio inferno pessoal com o Cavaleiro das Trevas como seu adversário implacável… onde a realidade pode não ser o que aparenta. Publicada em LDK #64 em 1994, tem roteiro de Jamie Delano, com arte de Chris Bachalo, arte-final de Mark Pennington e cores da Digital Chameleon. A história saiu por aqui em 2002, no 12º número de Batman – Lendas do Cavaleiro das Trevas, pela Opera Graphica.
Encadernado interessante, com um arco inédito e republicações de histórias produzidas por autores de calibre que foram vistas no Brasil há mais de 20 anos. No entanto, ainda há mais boas HQs inéditas do título Legends of Dark Knight (as cerejas do bolo foram publicadas pela Abril e Opera) que poderiam dar as caras por aqui. Será que, apesar da imensa quantidade de publicações que temos nas bancas e livrarias, não poderia rolar uma coleção A Saga do Batman – Lendas do Cavaleiro das Trevas, com todas as histórias do título e com um preço mais em conta? Fica a dica para a editora brasileira.
Reúne Batman: Legends of the Dark Knight (1992) #39-40, #42-43, #52 a 54 e #64. Capa dura com 224 páginas.