De Alberto Breccia: Lovecraft/Poe

O selo Quadrinhos na Cia. da Companhia das Letras programa para o fim de setembro Lovecraft/Poe, obra escrita e ilustrada pelo uruguaio/argentino Alberto Breccia (1919-1993), artista considerado um dos maiores quadrinistas de todos os tempos.

No início dos anos 1970, durante uma viagem de Madri a Milão, Alberto Breccia compra uma edição barata com os contos de H.P. Lovecraft. O episódio o transporta imediatamente para a sua adolescência em Buenos Aires, quando nas páginas da edição argentina da revista Weird Tales entrou pela primeira vez em contato com o universo daquele que, segundo Neil Gaiman, é “o começo de toda a literatura de horror”. Nos anos seguintes, Breccia criaria versões para clássicos de Lovecraft e também de Edgar Allan Poe, testando diversas variações estilísticas e demonstrando seu domínio excepcional do desenho e da composição.

Das experiências com colagem e monotipo de “O Chamado de Cthulhu” à montagem cinematográfica e minimalista de “O Coração Delator”, dos tons grotescos de “William Wilson” ao clima expressionista de “O Estranho Caso do Sr. Valdemar”, o virtuosismo e a desenvoltura de Breccia assombram.

Exemplo extraordinário da complexa relação entre literatura e quadrinhos, o mundo dos dois mestres do horror ressurge mais perturbador do que nunca. “Eu não queria oferecer ao leitor apenas a minha visão”, anotou Breccia, “também queria que cada leitor acrescentasse algo de seu, que utilizasse a base que eu fornecia para revesti-la com seus próprios temores, com seu próprio medo”. Capa cartonada com 200 páginas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: