De Paco Roca: Regresso ao Éden

A Devir lança no final do mês Regresso ao Éden, obra escrita e ilustrada pelo quadrinista espanhol Paco Roca, o mesmo autor de Rugas e A Casa.

A partir de uma foto de família tirada na antiga praia de Nazaret em 1946, Paco Roca desenha um afresco da Espanha do pós-guerra através de uma dessas famílias humildes – reflexo de grande parte da sociedade espanhola que sobreviveu à ditadura de Franco -, com graves problemas de acesso aos meios de subsistência e que se vê obrigada a recorrer ao mercado negro para conseguir se manter.

Um vigoroso e delicado retrato em quatro cores de uma Espanha de tons de cinza e liberdades cerceadas por um regime político que também é um terreno fértil para a propagação da miséria moral. Repleto de referências autobiográficas, Paco Roca dá um passo adiante em sua busca pelo resgate da memória com Regresso ao Éden.

Emotivo e equilibrado, repleto de recursos gráficos e soluções narrativas de primeira linha, Roca apresenta sua obra autoral mais ambiciosa – uma maravilhosa homenagem e reconhecimento à terrível vida que sua mãe teve no pós-guerra, homenagem esta extensiva a todas as mulheres que sofreram com a repressão e a miséria impostas pela ditatura na Espanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: