DC Omnibus: Sociedade da Justiça por Geoff Johns

A Panini Comics lança este mês o primeiro volume de SJA – Sociedade da Justiça da América por Geoff Johns, série da linha DC Omnibus que resgata a aclamada fase em que o escritor Geoff Johns ficou no comando do retorno da Sociedade da Justiça ao panteão de heróis da DC Comics.

Publicada a partir de 1999 nos EUA, o regresso aconteceu em um prólogo em nove partes, inédito no Brasil, replicando títulos da Era de Ouro dos quadrinhos. Aqui, com Johns estão os parceiros David S. Goyer e James Robinson, acompanhados por Ron Marz, Mark Waid, Tom Peyer e Chuck Dixon.

Já na arte deste volume, tanto nas histórias especiais quanto na arte contínua, estão os artistas Michael Lark, Eduardo Barreto, Peter Snejbjerg, Aaron Lopresti, Scott Benefiel, Stephen Sadowski, Chris Weston, Russ Heath, William Rosado, Derec Aucoin, Marcos Martin, Michael Bair, Steve Yeowell, Buzz, Rags Morales, Javier Saltares, Carlos Pacheco, Sal Velluto, Phil Winsdale, Barry Kitson, Mike McKone, Adam DeKraker, Dave Ross, Wade von Grawbadger, Doug Hazlewood, Keith Champagne, Mark Propst, John Dell, Rob Leigh, Dave Meikis, Paul Neary, Ray Kryssing, Andrew Pepoy, Jesus Merino, Robert Almond, Wayne Faucher, Prentis Rollins, Anibal Rodriguez, John Kalisz, Carla Feeny, Noelle Giddings, Tom McCraw e Guy Major. A capa é de Alan Davis e Paul Neary (JSA #2).

Conhecido pelo seu trabalho revolucionário com o Lanterna Verde nos anos 2000, Geoff Johns trouxe a Sociedade da Justiça de volta à vanguarda do Universo DC! Nessa nova encarnação da equipe mais clássica dos quadrinhos Johns juntou personagens mais jovens e arrojados com os grandes heróis da Era de Ouro, criando histórias empolgantes e recheadas de ação, e também atualizando o status quo de personagens tão importantes não apenas para a DC, mas para os quadrinhos de super-heróis em geral!

Reúne The Justice Society Returns! (1999) #1 a 9 (All Star Comics #1-2, All American Comics #1, Adventure Comics #1, National Comics #1, Sensation Comics #1, Smash Comics #1, Star Spangled Comics #1 e Thrilling Comics #1), JSA Secret Files and Origins (1999) #1 (I), JSA (1999) #1 a 25, JSA Our Worlds at War (2001), JLA/JSA Secret Files (2003) #1 (I), JLA/JSA: Virtue and Vice (2002) e JSA All-Stars (2003) #1 a 8. Capa dura com 1280 páginas.

Algumas observações:

JSA #1: James Robinson e David S. Goyer

Após The Justice Society Returns!, o prólogo em nove partes dividido em oito títulos que homenageiam a Era de Ouro, ainda em 1999 estreia o título JSA, sob o comando de James Robinson e David S. Goyer. Ora, mas cadê o Geoff Johns? O escritor entra definitivamente na sexta edição da publicação, ficando ao lado de Goyer. Johns passa a figurar sozinho nos créditos somente a partir de JSA #26, ficando até JSA #81. Em JSA #82, entra Paul Levitz, que fica até o fim do título, em 2006, em JSA #87.

Em 2007, Johns retorna no novo título, Justice Society of America, ficando do primeiro número até a edição 26 (JSA Vol.2 #26). Tecnicamente, é até aqui que a Panini deve publicar esta coleção, em três volumes omnibus, encerrando a fase de Geoff Johns.

Depois disso, Jerry Ordway roteiriza JSA Vol.2 #27 e 28. Bill Willingham assume e fica de JSA Vol.2 #29 a 40. James Robinson retorna e fica somente entre JSA Vol.2 #41 a 43. Por fim, entra Marc Guggenheim, que fica da edição #44 até o final do título, em JSA Vol.2 #54, em 2011.

JSA #11 a 21: material inédito no Brasil

No Brasil, a Panini decidiu por publicar as aventuras da Sociedade da Justiça somente a partir de JSA #22, estreando no quarto número da revista Liga da Justiça, em 2003. Um parênteses aqui: a editora italiana havia acabado de assumir a publicação da DC Comics no Brasil – até então a responsabilidade era da Abril, que havia ignorado a SJA – a Panini teve que escolher um ponto de start. As histórias, então, seguiram ininterruptamente até o final do título lá fora, JSA #87, por aqui em Liga da Justiça #58, em 2007.

Entre 2006 e 2007, as dez primeiras histórias do título, JSA #1 a 10, foram publicadas na Wizard/Wizmania (por iniciativa de Sidney Gusman, editor da publicação na época, que acatou sugestão de leitores) pela Panini (edições #31 a 35 e #41 a 45). JSA #11 a 21, portanto, até então, estavam inéditas no país.

Já as primeiras sete aventuras do segundo título (JSA Vol.2), foram publicadas no Brasil em 2008, nas edições #8 a 14 do título Universo DC. A partir da oitava aventura, volta à revista mensal Liga da Justiça (edição #70) que publica até JSA Vol.2 #28 (LJ #95, de 2010). JSA Vol.2 #29 a 40 saíram em dois encadernados próprios em 2011. Ainda em 2011, retorna ao título da Liga, em meio aos eventos da saga O Dia Mais Claro, sendo publicadas JSA Vol.2 #41 a 43 (LJ #103 a 105, de 2011). A fase de Mark Guggenheim, JSA Vol.2 #44 a 54, é inédita no país.

Portanto, pelo histórico de publicação da SJA no Brasil, podemos concluir que boa parte deste primeiro omnibus é inédita por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: