De Alan Moore e Kevin O’Neill: A Liga Extraordinária

Criação de Alan Moore e Kevin O’Neill, A Liga Extraordinária (The League of Extraordinary Gentlemen) é um inusitado grupo formado por Allan Quatermain, Capitão Nemo, Dr. Jekyll, Homem Invisível, Mina Harker, entre outros, que se unem para proteger a Inglaterra da era vitoriana.

A obra foi publicada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1999 através da America’s Best Comics, selo concebido para abrigar as criações de Alan Moore na Wildstorm, de Jim Lee, enquanto a marca ainda era vinculada à Image Comics. Tempos depois, a Wilstorm, junto com a ABC, foi vendida por Lee para a DC Comics e absorvida posteriormente pelo selo Vertigo, hoje DC Black Label. De lá para cá, aconteceu muita coisa, entre elas, o descontentamento do mago escritor, que finalizou a primeira parte do material na antiga casa, até que se mudou para a Top Shelf, nos EUA, e Knockabout Comics, no Reino Unido.

No Brasil, A Liga Extraordinária estreou pela Pandora Books em 2001 (primeira minissérie e encadernado da mesma), passou pela Devir em 2003 (que republicou o volume 1 e trouxe o, até então, inédito volume 2) e pela Panini em 2010 (que republicou o volume 1 adicionado de extras). Atualmente, toda a obra está sob responsabilidade da Devir Livraria, que publicou edições primorosas da criação de Moore e O’Neill, sempre acompanhados pelas cores de Benedict Dimagmaliw. Confira, em ordem de leitura, os detalhes das publicações disponíveis e também do material mais recente, a trilogia Nemo:

A Liga Extraordinária – 1898

Londres, 1898. A Era Vitoriana chega ao fim e o século XX se aproxima. É uma época de grandes mudanças e de estagnação, um tempo de completa ordem e caos total. Uma era em busca de campeões. Allan Quatermain, Capitão Nemo, Hawley Griffin, Dr. Henry Jekyll, Sr. Edward Hyde e a Srta. Mina Murray são esses campeões e, juntos, formam a inusitada Liga Extraordinária. Recrutados pelo enigmático Campion Bond, sob ordens do nebuloso “M”, estes seis aventureiros agem a serviço do Império Britânico na sua hora de maior necessidade. Agora, eles enfrentarão o nefasto “Doutor” e seu maligno plano de dominação mundial. E logo em seguida há uma ameaça ainda mais perigosa caindo do firmamento dentro de gigantescos cilindros de metal vindos da escuridão de um mundo distante. Mas nem tudo é o que parece. Outros fatores misteriosos e muito além do controle estão em ação. E uma trama sem igual tem início…

Conteúdo: The League of Extraordinary Gentlemen (1999) #1 a 6 e The League of Extraordinary Gentlemen Volume Two (2002) #1 a 6
Editora original: America’s Best Comics/Wildstorm
Estrutura: capa dura com 528 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2019

A Liga Extraordinária – Dossiê Negro

Inglaterra dos anos 1950: um ninho de espiões e traições da Guerra Fria. Dois integrantes do antigo “Grupo Murray” estão procurando um livro confidencial que detalha todos os fatos relacionados à Liga Extraordinária, um tomo lendário conhecido como o Dossiê Negro. Em um século XX pouco familiar, terão eles a chance de triunfar… ou até mesmo de fugir com vida? Em 1898, a Inteligência Militar da Grã-Bretanha vitoriana convocou uma liga de indivíduos extraordinários, incluindo o velho explorador Allan Quatermain e o monstruoso Edward Hyde, para combater ameaças como a Invasão Marciana ocorrida naquela época. Esse grupo, entretanto, foi apenas um de muitos a servir secretamente ao Império através dos séculos. Existem rumores de que os registros dessas diversas equipes foram reunidos em um só arquivo, o mítico Dossiê Negro, guardado a sete chaves no inexpugnável quartel-general do MI-5 em Vauxhall Cross. Agora, em 1958, castigada pela guerra contra a Alemanha de Herr Hynkel e ainda sob os efeitos do governo totalitário do “Ingsoc” eleito no fim da guerra, a Inglaterra não está preparada para lidar com os fantasmas do seu passado sigiloso, indivíduos aparentemente ligados ao “Grupo Murray” de sessenta anos atrás. Mas, mesmo que esses operativos consigam resgatar o dossiê e os segredos explosivos de seus antigos superiores, eles terão de sair do país com os agentes mais mortíferos dos serviços de espionagem no seu encalço. Fugidos de pensões vulgares, passando por escolas públicas decadentes e espaçoportos agitados da década de 1950, e indo até os confins da eternidade, será que eles sobreviverão à essa fabulosa e letal perseguição?

Conteúdo: The League of Extraordinary Gentlemen: The Black Dossier (2007)
Editora original: America’s Best Comics/Wildstorm
Estrutura: capa dura com 208 páginas
Data de lançamento: novembro/2016

A Liga Extraordinária – Século Integral

O século XIX, findando com um floreio de Moriarty e marcianos, deixou a divisão da Inteligência Militar sob o comando de Mina Murray em estado de petição de miséria. Embora ela e seu amante Allan Quatermain tivessem alcançado a juventude eterna, e recrutado novos talentos como o transexual imortal Orlando, o caçador de fantasmas Thomas Carnacki e o ladrão de casaca A. J. Raffles para substituírem seus colegas desaparecidos ou mortos, seu antigo aliado Capitão Nemo retirou-se para degradar-se num brutal isolamento em sua ilha pirata no Pacífico. Agora estamos nos primórdios de um novo e insólito século, e surgem forças com o intuito de destruir o grupo Murray, a nação e, com certeza, o mundo, mesmo demorando cem anos para essa ameaça apocalíptica desastrosamente se concretizar. Dos salões misteriosos e cais assombrados por atrocidades do ano 1910, passando pelos submundos psicodélicos, místicos e criminosos de 1969 até chegar às ruas financeira e culturalmente desoladas de 2009, os restos esfacelados da srta. Murray e sua Liga têm de enfrentar não só a mão oculta do seu adversário imortal, como também o colapso psicológico e ético correspondente a essa nova era. E, claro, uma porção de coisas pode acontecer em um Século!

Conteúdo: The League of Extraordinary Gentlemen Century: 1910 (2009), The League of Extraordinary Gentlemen Century: 1969 (2011) e The League of Extraordinary Gentlemen Century: 2009 (2012)
Editora original: Top Shelf
Estrutura: capa dura com 304 páginas
Data de lançamento: dezembro/2015

A Liga Extraordinária – A Tempestade

Depois de uma jornada épica de vinte anos através de toda a cultura da humanidade – o maior dos “universos” imagináveis – Alan Moore e Kevin O’Neill colocam um ponto final tanto nas aventuras da Liga Extraordinária quanto em suas fabulosas carreiras como quadrinistas, com este espetacular quarto e último volume: A Tempestade. Amarrando todas as tramas construídas nos três volumes anteriores, no Dossiê Negro e na trilogia Nemo, com um laço engenhoso e deslumbrante, a dupla de autores mais premiada e mal-humorada do mundo usam a saída mais corajosa de suas carreiras, estilisticamente falando, para representar as glórias da mídia que eles estão deixando, para demonstrar a empolgação que os atraiu aos quadrinhos lá atrás e para analisar, criticamente e com bom humor, as razões que os levaram a parar. A história começa simultaneamente na central da Inteligência Britânica tomada pelo pânico, na cidade africana perdida de Kor e na protegida cidade de “Nós” na devastada Terra do ano 2996, e a narrativa densa, ainda que furiosamente cadenciada, se lança como uma locomotiva expressa através do globo fictício, desde a Ilha Lincoln até o inimaginável e cintilante futuro da ficção científica. Com um elenco que inclui muitas das figuras mais icônicas da literatura e da cultura pop e uma sequência de eventos inevitáveis, essa é a história que acaba com todas as histórias.

Conteúdo: The League of Extraordinary Gentlemen: The Tempest (2018) #1 a 6
Editora original: Top Shelf
Estrutura: capa dura com 256 páginas
Data de lançamento: março/2020

A Liga Extraordinária Apresenta:
Nemo – Coração de Gelo

A Liga Extraordinária está de volta… Bem… mais ou menos… Estamos em 1925. Quinze anos se passaram desde que Janni Dakkar fugiu de seu pai, apenas para aceitar seu destino como a nova “Nemo”, capitã do lendário Nautilus. Entediada com sua vida de intermináveis saques e destruição, Janni parte numa grandiosa expedição para superar a grande falha de seu pai: a exploração da gélida Antártida. No seu encalço, entretanto, está um trio de inventores contratado por uma figura influente no mundo empresarial, que deseja recuperar os tesouros roubados de uma rainha africana. É uma corrida mortal até o fim do mundo – uma terra desconhecida repleta de terrores, onde o tempo se perde e as montanhas enlouquecem. Escrita por Alan Moore e ilustrada por Kevin O’Neill, Nemo – Coração de Gelo levará você numa aventura inesquecível pelos reinos do horror e do suspense, prestando homenagem a grandes mestres da literatura fantástica, como Júlio Verne, Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft.

Conteúdo: Nemo: Heart of Ice (2013)
Editora original: Top Shelf
Estrutura: capa dura com 64 páginas
Data de lançamento: abril/2015

A Liga Extraordinária Apresenta:
Nemo – As Rosas de Berlim

Dezesseis anos atrás, a famosa pirata científica Janni Nemo se aventurou nos recônditos gelados da Antártida para resolver um importante legado de seu pai em meio à uma tempestade de loucura e quase perdeu seu Nautilus e a própria vida. Agora é 1941 e, com sua filha Hira casada com Armand Robur, o filho do famoso terrorista aeronauta, Janni criou uma aliança estratégica muito vantajosa, mas ainda tem contato restrito com o poderio militar do insano ditador germano-tomaniano Adenoid Hynkel. Porém, ao descobrir que seus entes queridos tornaram-se reféns numa assustadora Berlim, a rainha-pirata não tem outra escolha senão intervir diretamente, viajando até o coração da metrópole bestial. Contudo, dentro daquela alienada cidade estão à sua espera monstros, criminosos e lendas, incluindo os remanescentes dos notórios “Heróis do Crepúsculo”, a contraparte teutônica da Liga Extraordinária de Mina Murray. No entanto, está à espreita um perigo muito, muito maior. Alan Moore e Kevin O’Neill causam um sonoro alvoroço no século XX com esta nova aventura passada num lugar assombrado por um totalitarismo sombrio e pesadelos mecânicos. Culturas entram em conflito e vidas são perdidas nos becos negros e sangrentos onde florescem As Rosas de Berlim!

Conteúdo: Nemo: The Roses of Berlim (2014)
Editora original: Top Shelf
Estrutura: capa dura com 64 páginas
Data de lançamento: outubro/2018

A Liga Extraordinária Apresenta:
Nemo – Rio de Espíritos

Num mundo onde todas as ficções já escritas se encaixam num rico mosaico, o ano é 1975. Janni Dakkar, a rainha pirata da Ilha Lincoln e líder da lendária família Nemo, está com 80 anos e começa a demonstrar um tênue apego à realidade. Perseguindo as sombras de seu passado – ou da sua imaginação – ela embarca naquela que pode ser sua derradeira viagem pela vastidão da Amazônia, uma última tentativa para dar um repouso aos espectros encharcados de sangue da velhice. Com adversários e aliados novos e velhos, acompanhamos o envelhecimento de uma predadora em sua jornada obcecada através do cenário cultural de um estranho novo continente, das ruínas da cidade de Yu-Atlanchi ao fabuloso platô da terra de Maple White. Enquanto os fios de sua narrativa sombria se conectam numa teia inescapável, a Capitã Nemo comanda o Nautilus numa empreitada desesperada atrás de horrores que todos imaginavam estar mortos há décadas. Através do espetáculo exótico de uma América do Sul imaginada, Alan Moore & Kevin O’Neill conduzem a trilogia de Nemo até uma conclusão memorável nas águas revoltas de um Rio de Espíritos!

Conteúdo: Nemo: River of Ghosts (2015)
Editora original: Top Shelf
Estrutura: capa dura com 64 páginas
Data de lançamento: março/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: