Selecionamos 20 excelentes obras publicadas pela Nemo entre 2015 e 2019, desde reportagens e adaptações em quadrinhos, passando por biografias e autobiografias, obras infanto-juvenis e muito mais, trazendo grandes nomes como Jane Austen, Ugo Bertotti, Gauthier, Gilbert Hernandez, entre outros. Confira as capas, sinopses e detalhes de cada volume:

O Mundo de Aisha –
A Revolução Silenciosa das Mulheres do Iêmen
Obrigadas a se casarem ainda meninas. Escravizadas, violentadas, por vezes assassinadas. Cobertas com o véu negro – o niqab – as mulheres do Iêmen parecem fantasmas. Contudo, pouco a pouco, com delicadeza, coragem e determinação, elas travam uma batalha corajosa por sua emancipação. Uma revolução silenciosa está em marcha para fazer valer seus direitos e sua liberdade. Aisha, Sabiha, Hamedda, Houssen e tantas outras: aqui estão algumas de suas histórias. Uma extraordinária reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti inspirada pelas imagens e pelas entrevistas da fotojornalista Agnes Montanari.
Autor: Ugo Bertotti
Editora original: Coconino Press
Estrutura: capa cartonada com 144 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2015

O Muro
O Muro é uma história poética, forte e pungente, desfiada por um desenho frio como o toque de um bisturi, que arrasta o leitor pelos caminhos obscuros de uma adolescência problemática ao som do punk rock. Estamos em 1988. Numa monótona cidadezinha do interior belga, Rosie, uma menina de 13 anos, se vê entregue à própria sorte: sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa, e seu pai vive mergulhado no trabalho. Roída por uma rotina morna e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida.
Autores: Céline Fraipont e Pierre Bailly
Editora original: Casterman
Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: março/2015

Vírus Tropical
Vírus Tropical é uma saga familiar divertida e descolada, repleta de personagens cômicas e alopradas: um pai sacerdote que dá missas clandestinas em casa, uma mãe que lê o futuro nos dominós, uma irmã mais velha depravada, outra totalmente beata… No meio dessa trupe, a caçula Paola tenta encontrar seu espaço e sua identidade. Com um traço fino, expressivo e cheio de detalhes, Powerpaola nos mergulha no âmago dessa singular família colombiana. Dividido em capítulos curtos e temáticos, e escrito num estilo ritmado e com muitos diálogos, Vírus Tropical consegue emocionar e entreter associando o melodrama ao humor.
Autora: Powerpaola
Editora original: La Editorial Común
Estrutura: capa cartonada com 160 páginas
Data de lançamento: agosto/2015

Orgulho & Preconceito
Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Jane Austen se referia a Orgulho e Preconceito (1813), o primeiro romance que escreveu, como seu “filho querido” – e gerações de leitores lhe têm dado um cantinho em seus corações desde então. A atração irresistível que ela retrata, entre a vivaz e independente Elizabeth Bennet e o austero e solene Sr. Darcy, se insere entre as maiores, mais românticas e mais engraçadas histórias de amor já contadas.
Autora: Jane Austen
Adaptação: Ian Edginton e Robert Deas
Editora original: Self Made Hero
Estrutura: capa cartonada com 144 páginas
Data de lançamento: janeiro/2016

Placas Tectônicas
Aos 35 anos, Margaux Motin narra os erros e acertos que abalaram sua existência em páginas repletas de humor e realidade. Uma separação e um novo amor mudam radicalmente sua vida de mulher com trinta e poucos anos de idade; uma época em que decisões abruptas podem levar a consequências desastrosas.
Autora: Margaux Motin
Editora original: Delcourt
Estrutura: capa cartonada com 256 páginas
Data de lançamento: março/2016

Entre Umas e Outras
Nesta inebriante graphic novel autobiográfica, Julia Wertz (criadora da cultuada HQ The Fart Party) documenta o ano em que decidiu ir embora de São Francisco, sua cidade natal, para ganhar as ruas desconhecidas de Nova York. Mas não se engane: esta não é aquela história manjada de redenção da jovem que supera todas as adversidades ou bobagens desse tipo. É um livro pra lá de engraçado – às vezes incisivo, é verdade –, repleto de ilustrações divertidas, de um humor ácido e de muita autodepreciação. De quadrinho em quadrinho, Wertz passa por quatro apartamentos toscos, sete empregos sofríveis, problemas familiares, viagens fracassadas e uma infinidade de garrafas de uísque.
Autora: Julia Wertz
Editora original: Koyama Press
Estrutura: capa cartonada com 208 páginas
Data de lançamento: abril/2016

Craftando
Craftando mostra a difícil tarefa de sobreviver no Mundo da Superfície, lidar com monstros e construir uma mina. Nosso protagonista é um garoto que mora sozinho no universo de Minecraft, mas que agora precisa deixar o conforto de sua casa se quiser sobreviver aos perigos que acompanham o anoitecer. Alex Diochon utiliza todos os elementos de uma grande aventura e cria imagens cheias de impacto em seu primeiro trabalho publicado no Brasil. Espadas, magia, zumbis, passagens secretas e humor.
Autor: Alex Diochon
Editora original: Jungle
Estrutura: capa cartonada com 80 páginas
Data de lançamento: julho/2016

O Enterro das Minhas Ex
Algo não vai bem na vida de Charlotte. Na escola, ela se sente diferente das garotas de sua idade, e mesmo com o passar dos anos a incompreensão sobre si mesma persiste. Em sua cabeça, amor e amizade se confundem. Nesta delicada e comovente narrativa gráfica, Charlotte relembra seus relacionamentos com outras garotas, desde as paixonites da infância até o início da vida adulta. Com suas vivências, ela passa a se compreender melhor e desbravar um mundo desconhecido, cheio de intolerância, arrogância e rejeição, mas também repleto de liberdade.
Autora: Anne-Charlotte Gauthier
Editora original: Six pieds sous terre
Estrutura: capa cartonada com 160 páginas
Data de lançamento: agosto/2016

A Gigantesca Barba do Mal
Na ilha de Aqui tudo é meticulosamente organizado e certinho. As ruas são asseadas, a grama é bem aparada e os homens são rigorosamente barbeados. Dave não foge à regra. Tem um emprego que lhe permite pôr em prática todo o seu senso de organização, bem como distrair a mente de pensamentos indesejáveis, e encontra paz numa rotina totalmente ordeira. Num dia fatídico, porém, Dave se vê como a raiz de um gigantesco problema: uma barba que irrompe de seus poros e desafia a lógica e a ciência. Logo ela se tornará uma questão de segurança pública e irá abalar as estruturas de Aqui, figurativa e literalmente. Uma fábula arrojada, que faz lembrar Roald Dahl e convida a refletir sobre algumas das questões humanas deste século.
Autor: Stephen Collins
Editora original: Picador USA
Estrutura: capa cartonada com 240 páginas
Data de lançamento: outubro/2016

Desconstruindo Una
West Yorkshire, 1977. Um assassino em série está aterrorizando o condado inglês, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso – mesmo tendo interrogado o assassino (sem o saber) nada menos que nove vezes. Enquanto a história se desenvolve ao seu redor, Una, então com 12 anos, vivencia uma série de atos violentos, pelos quais se culpa. Por meio de um entrelace de imagem e texto, Desconstruindo Una examina o significado de se crescer em meio a uma cultura na qual a violência masculina não é punida ou questionada. Com uma retrospectiva de sua vida, Una explora sua experiência e se pergunta se algo realmente mudou, desafiando a cultura que exige que as vítimas de violência paguem por ela.
Autora: Una
Editora original: Arsenal Pulp
Estrutura: capa cartonada com 208 páginas
Data de lançamento: novembro/2016

Frida Kahlo – Para que preciso de pés
quando tenho asas para voar?
1937, México. Frida Kahlo, artista genial e mulher livre, recebe em sua casa Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa, forçado ao exílio após a ascensão ao poder de seu adversário Stalin. Até 1940, o político, a bela mexicana e seu marido, o grande pintor Diego Rivera, viverão uma aventura extraordinária, entre paixão e fúria, arte e política, risos e lágrimas. Três destinos que se cruzam para contar quatro anos de uma história que marcou profundamente o século XX.
Autores: Jean-Luc Cornette e Flore Balthazar
Editora original: Delcourt
Estrutura: capa cartonada com 128 páginas
Data de lançamento: novembro/2016

Deslocamento –
Um Diário de Viagem
Artista, jovem e solteira, Lucy Knisley nunca imaginou que iria escapar do inverno frio de Nova York a bordo de um navio de cruzeiro para o Caribe. Mas quando seus avós idosos planejam uma fuga tropical, Lucy decide acompanhá-los, e nada sai como ela esperava. Durante os sete dias do cruzeiro, Lucy descobre mais sobre si mesma e sua família do que aprendeu durante uma vida inteira. Lidando com a decadência física e mental dos avós que tanto adora, ela é obrigada a confrontar seus próprios medos, anseios e expectativas, navegando pelas delicadas nuances que compõem as relações duradouras, a velhice, o amor e o cuidado. Guiada pelo diário do avô, Lucy desvenda suas próprias raízes, e suas férias acabam se transformando em uma viagem de autodescobrimento. Deslocamento é uma revelação tocante do amor e da compaixão capazes de conectar gerações em circunstâncias inesperadas; cheia de humor, sensibilidade e graça.
Autora: Lucy Knisley
Editora original: Fantagraphics
Estrutura: capa cartonada com 144 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2017

Lennon
Na intimidade do edifício Dakota, John Lennon faz confidências à sua terapeuta. Da infância até a noite de sua morte, John recorda os momentos mais importantes de sua existência e nos apresenta os motivos de suas escolhas – artísticas, políticas e românticas – com a simplicidade e a honestidade que são a marca daqueles com um destino extraordinário. Nesta graphic novel baseada no romance homônimo de David Foenkinos, o ex-líder dos Beatles nos entrega as chaves de seu universo; sem falso pudor, sem tentar agradar, e, em certos momentos, com humor ácido e sinceridade exemplar. Lá pelas páginas finais, John e o leitor já se tornaram amigos íntimos.
Autores: David Foenkinos, Eric Corbeyran e Horne Perreard
Editora original: Hachette Livre
Estrutura: capa cartonada com 152 páginas
Data de lançamento: março/2017

Rosalie Lightning –
Memórias Gráficas
Rosalie Lightning é o belíssimo memorial do cartunista Tom Hart, já indicado ao Prêmio Eisner 2017, sobre a morte prematura de sua pequena filha Rosalie. As ilustrações comoventes atingem em cheio qualquer leitor e nos conduzem na jornada da família de Hart após sua perda. Com a expressão gráfica que representa como ele e sua esposa buscaram sentido na esteira da morte de Rosalie, o autor explora os temas do luto, da desesperança, do renascimento e, por fim, da redescoberta da esperança. Hart retrata com criatividade o conforto que encontra na natureza, na filosofia, nas grandes obras literárias e na arte de todas as mídias neste tributo expressivamente sincero e amável a sua garotinha. Rosalie Lightning é uma obra-prima gráfica que registra como o amor de um pai nunca há de morrer.
Autor: Tom Hart
Editora original: St. Martin’s Press
Estrutura: capa cartonada com 272 páginas
Data de lançamento: setembro/2017

O Melhor que Podíamos Fazer –
Memórias Gráficas
Esta é uma história de busca por um futuro melhor e de saudosismo pelo passado. Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade. O Melhor que Podíamos Fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor, enquanto recordam o passado de privações.
Autora: Thi Bui
Editora original: Abrams ComicArts
Estrutura: capa cartonada com 336 páginas
Data de lançamento: setembro/2017

Os Diários de Amora –
O Zoológico Petrificado
Amora sonha em ser escritora, e seu assunto favorito são as pessoas, principalmente os adultos – ela adora observá-los para tentar adivinhar seus segredos, como Michel… Todos os domingos ela observa o homem se embrenhar na floresta, desaparecendo por todo o dia. O que ele faz durante todo esse tempo? E por que parece tão triste quando retorna? Acompanhe Amora até o coração da floresta em sua primeira investigação.
Autoras: Joris Chamblain e Aurélie Neyret
Editora original: Soleil
Estrutura: capa cartonada com 80 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2018

Justin
Quando o professor de Educação Física pede para a turma formar uma equipe de meninas e uma de meninos, Justine permanece no meio. Ela sente que não pertence ao gênero que lhe foi atribuído, mas está convencida de que todo mundo sabe disso, exceto seus pais. Ao longo de sua vida como criança, adolescente e jovem adulta, muitas vezes maltratada e incompreendida, Justine, por fim, compromete-se a viver como quem ele sempre foi, isto é, Justin.
Autora: Anne-Charlotte Gauthier
Editora original: Delcourt
Estrutura: capa cartonada com 104 páginas
Data de lançamento: março/2018

Os Gigantes da Montanha
Uma companhia teatral decadente chega a uma vila mágica povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Sua história convida os leitores para uma reflexão fundamental: qual o lugar da arte num mundo cada vez mais pragmático e dominado por “gigantes” insensíveis à poesia e ao poder da imaginação? Com idealização e roteirização de Inês Peixoto para o universo das HQs, criado a partir da montagem do Grupo Galpão (dirigida por Gabriel Villela), Os Gigantes da Montanha ganha vida pelo olhar encantado dos artistas Carlos Avelino e Bruno Costa, trazendo para a linguagem dos quadrinhos a magia dessa obra inacabada do dramaturgo italiano Luigi Pirandello.
Autor: Luigi Pirandello
Adaptação: Inês Peixoto, Gabriel Villela, Carlos Avelino e Bruno Costa
Estrutura: capa cartonada com 104 páginas
Data de lançamento: abril/2019

O Dia de Julio
Tudo começa no ano 1900, com o choro de um recém-nascido, e termina cem páginas depois, no ano 2000, com os últimos suspiros de um homem de 100 anos. O Dia de Julio (originalmente serializado em Love and Rockets Vol. 2, mas nunca completado até agora), é a última graphic novel de Gilbert Hernandez, uma obra-prima narrativa elíptica e emocional que traça uma vida – de fato, um século em uma vida humana – em uma série de vinhetas cuidadosamente trabalhadas, sempre surpreendentes e cativantes. Há esperança e alegria, há perseguição e luto, há guerra (muita guerra – trata-se, afinal, do século XX), há amor, há corações partidos. Esta é uma história singular e autônoma que contribui para sedimentar a posição de Hernandez como um dos mais importantes e originais quadrinistas deste século, ou de qualquer outro.
Autor: Gilbert Hernandez
Editora original: Fantagraphics
Estrutura: capa cartonada com 112 páginas
Data de lançamento: maio/2019

Duplo Eu
Navie estava doente. Tinha obesidade mórbida e sofria todos os dias com um sorriso no rosto. Aceitar-se é sempre difícil, mas, para Navie, amar a si mesma era como amar um reflexo de seu sofrimento. Ela tinha um duplo, carregava o peso de uma segunda pessoa de quem ela tentou fugir, tentou amar e finalmente matar. Mas como você se mata sem morrer? Este é um testemunho raro e forte de uma luta que por vezes travamos com nós mesmos. Se você já teve medo do olhar dos outros, se já comeu para se sentir melhor, se faz qualquer coisa para que gostem de você, se já se calou ainda que quisesse gritar, se já se enganou dizendo que está tudo bem ainda que por dentro o Titanic estivesse afundando, se já se viu no espelho e desprezou o que via, se já se tratou como burra, idiota, se ama sexo e piadas embaraçosas, se nunca encarou seu reflexo e disse: eu te amo… Este livro é para você. Excesso de peso envolve todo mundo, que seja no corpo ou no coração.
Autoras: Navie (Virginie Mosser) e Audrey Lainé
Editora original: Delcourt
Estrutura: capa cartonada com 144 páginas
Data de lançamento: julho/2019