Tarzan: O Senhor da Selva

A Pipoca & Nanquim programa para março Tarzan – O Senhor da Selva, encadernado que reúne a fase completa produzida pela dupla Roy Thomas e John Buscema (1927-2002) para a Marvel Comics de um dos maiores personagens da literatura, agora com arte remasterizada e cores digitalizadas pela primeira vez no mundo, em uma edição exclusiva brasileira. Acompanham os artistas nomes como David Kraft, Tony DeZuñiga, Rudy Mesina, Alfredo Alcala, Klaus Janson, Steve Gan, Marie Severin, Sam Kato, George Roussos e Phil Rache.

Em 1976, embalada pelo enorme sucesso do título Conan, o Bárbaro, a Marvel Comics foi procurada pela Edgar Rice Burroughs Inc. (órgão que cuida do espólio do famoso autor) para ser a nova casa editorial de seus personagens nos quadrinhos. Eletrizados com a possibilidade de adaptar os clássicos e lançar novas aventuras de alguns dos heróis mais famosos dos livros, os lendários editores Stan Lee e Archie Goodwin incumbiram a não menos lendária dupla criativa formada por Thomas e Buscema da tarefa de conduzir as histórias do Lorde Greystoke, o Homem-Macaco conhecido como Tarzan.

Assim, em 1977, chegava às bancas dos Estados Unidos o título Tarzan, o Senhor da Selva, que adaptava para a nona arte um dos romances mais conhecidos de Burroughs: As Joias de Opar. Aclamado pela crítica e por leitores de todas as partes do mundo, esse primoroso material acabou perdido no tempo e, salvo por uma edição em preto e branco publicada na França no início dos anos 2000, nunca mais havia sido disponibilizado aos fãs.

Agora, numa iniciativa inédita, em parceria com a editora Dark Horse e a ERB Inc., para comemorar seu centésimo lançamento, a Pipoca & Nanquim reapresenta esse título clássico que compila todas as edições criadas pela dupla, recheada de extras como pin-ups, textos e capas originais da época, biografias dos autores e o fascinante Dicionário da Língua dos Macacos, com arte do próprio John Buscema.

Reúne Tarzan: Lord of the Jungle (1977) #1 a 14 e Tarzan Annual (1977) #1. Capa dura com 308 páginas.

Algumas observações:

Tarzan após Thomas/Buscema

Tarzan #29 (1979): último número pela Marvel

O título do Tarzan na Marvel durou 29 edições e três anuais. David Kraft, responsável pelo roteiro da edição #12 (enquanto Thomas cuidou dos diálogos), assumiu definitivamente os roteiros a partir da edição #15, ficando até a #19. Nas edições #20 e 21, Kraft escreve em parceira com Bill Mantlo, que assume os roteiros até a edição #29 e as duas edições anuais finais.

Na arte, John Buscema fica até a edição #18, passando o bastão para seu irmão mais novo, Sal Buscema, artista que fica até o fim do título. Sal é acompanhado pela arte-final e cores de nomes como Klaus Janson, Bob Hall, Rudy Nebres, Jim Mooney, Pablo Marcos, Ricardo Villamonte, P. Craig Russell, Fran Matera, Joe Sinnott, Bean Sean, George Roussos, Mario Sen, Bob Sharen, Nelson Yomtov e Carl Gafford.

Esse material que sai agora pela Pipoca & Nanquim foi publicado quase em sua totalidade entre 1978/1979, pela Ebal, nas três edições do título Tarzan – O Livro da Selva.

Tarzan antes da Marvel

Tarzan #207 (1972): primeiro número pela DC

Antes de chegar à Marvel, Tarzan passou por quatro editoras, seguindo a mesma numeração. Somente na Casa das Ideias é que o título foi reiniciado:

#1 a 131: Dell (jan/1948 a ago/1962);
#132 a 206: Gold Key
(nov/1962 a fev/1972);
#207 a 258: DC Comics
(abr/1972 a fev/1977);
#1 a 29: Marvel Comics
(jun/1977 a out/1979).

Entre 2010 e 2013, a Devir Livraria publicou três edições de Tarzan que trouxeram as aventuras sob o comando do mestre Joe Kubert produzidas para a DC Comics. O volume 1 (Tarzan – A Origem do Homem-Macaco e Outras Histórias) publicou as histórias de Kubert das edições #207 a 214; o volume 2 (Tarzan – A Volta do Rei das Selvas e Outras Histórias), das edições #215 a 224; e o volume 3 (Tarzan – O Homem-Leão e Outras Histórias), das edições #225 a 235.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: