O Grande Almanaque Disney

A Culturama lança este mês o 12º volume de O Grande Almanaque Disney, uma coletânea de várias histórias Disney estreladas por Pato Donald, Tio Patinhas, Mickey, Pateta, Irmãos Metralha, Maga Patalójika, Superpato e muitos outros. O título é uma homenagem ao saudoso Almanaque Disney, publicação que estreou em 1970 pela Editora Abril e que é considerada um marco nos quadrinhos. Confira, em ordem decrescente, as capas, sinopses e detalhes dos 12 volumes lançados até o momento:

O Grande Almanaque Disney – Vol.12

Os Irmãos Metralha são provavelmente a quadrilha mais famosa do mundo. Com início modesto – apareceram pela primeira vez em 1951, no último quadrinho da história O Vil Metal e os Vilões, de Carl Barks -, eles agradaram tanto que, logo no ano seguinte, o Homem dos Patos promoveu os meliantes a antagonistas principais do Tio Patinhas. Esta edição tem início com a HQ Os Arroubos dos Metralhas, trama produzida especialmente para comemorar os 70 anos dos malfeitores mais carismáticos da Disney. Também nos despedimos da excêntrica parente da Clarabela, a tia Nena, meio maluca, mas de coração adorável, em Das Estrelas aos Estábulos, HQ que marca sua última aparição. Ainda nesta edição, começamos uma nova série, a Área 15 – nome do local que os alunos da Escola de Patópolis, entre eles Luisinho, inauguram para atividades extraclasse com muitos quadrinhos, games, figuras de ação e vídeos. Da interação entre eles surgem questionamentos, conflitos e amadurecimento. E, fechando a edição, temos a HQ As Pequenas Verdades do Natal, na qual Mickey enfrenta novamente Mister Vertigo, o poderoso vilão que usa as fake news para espalhar terror na cidade…

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: outubro/2021

O Grande Almanaque Disney – Vol.11

Criada pelo fantástico Carl Barks, Maga Patalójika estreou em 1961 na aventura do Tio Patinhas O Toque de Midas. Moradora dos arredores do Monte Vesúvio (localizado na cidade de Nápoles, Itália) e rainha dos disfarces, quer se tornar a mais poderosa das feiticeiras. Como? Usando a mítica moedinha Número Um do Tio Patinhas como amuleto. A riqueza de características dessa bruxa lhe permite aparecer nas mais variadas situações e tramas. Daí ela ser tão popular e tão presente, tanto nos quadrinhos, como na televisão, onde foi a grande vilã das duas versões do desenho DuckTales. Essa edição celebra os 60 anos da Maga Patalójika, com a HQ A Fúria dos Elementos, desenhada por Giorgio Cavazzano. Também trazemos um artigo especial, com mais de dez páginas, mostrando o que de melhor e mais importante foi produzido com a bruxa que amamos odiar. Ainda nesta edição, Clarabela e sua excêntrica tia Nena estão de volta em Fotos e Fatos, e Mickey enfrenta novamente o poderoso vilão que usa as fake news para espalhar o terror na cidade em O Pesadelo do Mister Vertigo. Além disso, este almanaque conta com aventuras estreladas por Superpato, Margarida, Donald e muito mais!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: setembro/2021

O Grande Almanaque Disney – Vol.10

Para todos os gostos! A coleção de HQs desta edição de O Grande Almanaque Disney tem a medida certa de ação, mistério, aventura e ficção científica! Começamos com Os Enigmáticos Dias Imperfeitos, uma trama escrita pelo renomado quadrinista Casty, na qual Mickey misteriosamente começa a saltar de uma dimensão a outra! Em seguida, temos Entrevista Defasada, uma história inédita do Zé Carioca, com a participação dos repórteres do jornal A Patada, Donald e Peninha, e que foi desenhada pelo Mestre Disney Carlos Edgard Herrero. A propósito, também há uma entrevista com o próprio Herrero, na qual ele conta como foi voltar a desenhar uma HQ sobre o jornal mais famoso de Patópolis. Em A Identidade Perdida, ao usar um elmo criado por Pardal, os Irmãos Metralha transformam o Tio Patinhas em um esbanjador. Mas, de repente, o ex-muquirana perde completamente a memória! Essa emocionante trama tem a arte de Marco Rota, um dos grandes desenhistas e roteiristas Disney. Em Um Feriado com o Gastão, Donald vai passar uns tempos descansando com seu primo, mas acaba se envolvendo em um intrincado caso de roubo.

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: julho/2021

O Grande Almanaque Disney – Vol.9

O amanhã é ontem! Quando desfruta dos quadrinhos Disney, além de mergulhar num mundo de magia e diversão, você se depara com algumas situações que estão presentes no seu cotidiano, fazendo com que as tramas, além de serem atuais, se tornem um retrato da nossa época. Quer um exemplo? Em Mickey na Rede do Mister Vertigo, aventura que abre esta edição, Mickey enfrenta um poderoso vilão que usa as fake news para espalhar o terror na cidade. Agora responda: eram os deuses astronautas? Essa foi a pergunta que o suíço Erich von Däniken fez em 1968 em seu famoso livro que teorizava a possibilidade de antigas civilizações terrestres terem sido visitadas por alienígenas em algum momento de seu passado. Pois é exatamente essa teoria que Huguinho, Zezinho e Luisinho, junto com o Prof. Ludovico, vão investigar na HQ Os Otecas. Clarabela e sua excêntrica tia Nena, meio maluca, mas de coração adorável, estão de volta em O Bloqueio Criativo. Nesta edição também homenageamos os 71 anos do Colimério, o urso trapalhão e guloso do Universo Disney, com a HQ O Insaciável Comilão. Trazemos ainda um artigo contando tudo sobre esse personagem! A edição conta também com aventuras estreladas por Peninha, Urtigão, Comissário Joca, Mancha Negra e muito mais!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: maio/2021

O Grande Almanaque Disney – Vol.8

Novos mundos, novas civilizações! Os leitores do universo Disney estão acostumados a viajar pelo tempo e espaço, conhecendo lugares distantes através das mais diferentes aventuras! Esta edição não é diferente! Começamos indo até a China feudal em A Sombra do Dragão, uma verdadeira epopeia sobre honra, justiça e guerra, estrelada por Mickey e Bafo e embalada pela arte estupenda de Paolo Mottura. Depois, vamos até a Itália, por volta do ano 1500, em Donaldetto e a Transição de um Gênio, na qual Donald ajuda um desconhecido a recuperar sua memória sem desconfiar que ele é na verdade um dos maiores gênios da história da humanidade! Em Os Diamantes de Pacíficus viajamos para um planeta distante a fim de acompanhar a mais nova aventura da Rainha Regina! Não se lembra de quem é ela? Calma, trazemos um superartigo sobre toda a trajetória da monarca do planeta Pacíficus! Voltamos para o planeta Terra em Ação contra a Coação, para mostrar, junto com Zezinho e Prof. Pardal, como lidar com o bullying nas escolas! Depois, um presente para nossos leitores: O Pequeno Grande Show, uma história inédita do Grilo Falante, desenhada por Al Hubbard. Tudo isso com direito a uma biografia desse gênio dos quadrinhos Disney. Fechando a edição, em Um Presente de Última Hora, Mickey usa a máquina do tempo do Prof. Zapotec para uma missão muito importante: comprar um presente para a Minnie!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2021

O Grande Almanaque Disney – Vol.7

Ecos do passado! A história é feita por governantes e governados, pela guerra e pela paz, e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos, e é assim também no universo Disney. Nesta edição temos personagens e fatos que fazem parte desta história. Começando com A Grande Façanha de Cornélio Patus, na qual descobrimos que Cornélio Patus também foi figura importante na independência americana! Uma curiosidade: esta é uma das primeiras aparições do fundador de Patópolis nos quadrinhos Disney! Outro exemplo é A Excêntrica Tia Nena , HQ que narra um capítulo da vida da Clarabela pouco conhecido. Durante a infância, ela se vê lançada em um mundo extravagante e sofisticado quando vai morar com sua tia excêntrica, meio maluca, mas de coração adorável, a qual ela nunca havia encontrado antes! A trama é uma paródia do filme de 1958, A Mulher do Século! E, finalmente, em As Cores da Ciência, Minnie narra a saga de sua antepassada a bordo do navio Challenger em 1872! O roteiro é baseado em fatos reais ocorridos durante a Expedição Challenger, que se tornou a primeira expedição oceanográfica visando unicamente a pesquisa do fundo do mar.

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: dezembro/2020

O Grande Almanaque Disney – Vol.6

Simplesmente uma publicação de tirar o fôlego! É assim que podemos definir esta edição que tem a medida certa de ação, mistério, aventura e ficção científica. Começa com As Ondas Skertz, uma trama escrita pelo renomado quadrinista Casty, na qual Mickey e Minnie desvendam um mistério na Ilha da Alegria, onde um resort promete acabar com todo o estresse de seus hóspedes. Depois, temos uma aventura produzida por dois dos maiores artistas Disney da atualidade, Marco Gervasio (roteiro) e Giorgio Cavazzano (desenhos). A Superpatolândia conta a história de um magnata que resolve construir em Patópolis um moderno parque tendo o Superpato como tema! Coincidentemente, na mesma época, Donald sofre uma estranha amnésia que o faz esquecer que ele é o Superpato! Como presente para os leitores, a edição traz Pateta Conhece Gilberto, o Sobrinho Prodígio, que é, nada mais, nada menos que a HQ de estreia do menino estudioso. Publicada originalmente nos Estados Unidos em 1954, a história permanecia inédita no Brasil. Além disso, temos um artigo cheio de curiosidades sobre o Gilberto. Fechando a edição, outra trama escrita por Casty. Em A Máquina do Esquecimento, Mickey e Pateta têm que deter o Rei do Esquecimento, um vilão que faz as pessoas se esquecerem de suas habilidades!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: outubro/2020

O Grande Almanaque Disney – Vol.5

2019 marcou os 500 anos da morte do italiano Leonardo da Vinci. O gênio ficou conhecido como um dos maiores expoentes do Renascimento, movimento cultural, intelectual e artístico que representou a transição entre a Idade Média e a Modernidade. Da Vinci ficou famoso por suas pinturas – quem nunca ouviu falar da Mona Lisa ou da Última Ceia? – mas também foi responsável por grandes projetos arquitetônicos e dezenas de invenções. Para lembrar essa importante data, a Disney convocou seus principais artistas para produzirem uma HQ especial, que abre esta edição! Nela, depois de terem vencido um concurso escolar sobre o artista, Huguinho, Zezinho e Luisinho, junto com Donald, chegam à Itália para conhecer as cidades onde da Vinci viveu. Pulamos de um gênio italiano para um outro, só que agora do universo dos quadrinhos Disney: Romano Scarpa. Venerado por legiões de fãs, ele foi o criador de diversos personagens Disney. Neste especial, publicamos uma aventura de Mickey com Amadeu, escrita e desenhada por Scarpa, e que permanecia inédita no Brasil. A edição fecha com uma HQ do renomado quadrinista Casty, onde Mickey reencontra Atomino Bip-Bip, personagem criado por… Romano Scarpa!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: agosto/2020

O Grande Almanaque Disney – Vol.4

Nesta edição temos uma verdadeira jornada através dos grandes artistas e personagens do universo Disney! Começamos pela mais nova aventura do Mickey e Esquálidus, escrita e desenhada pelo renomado quadrinista Casty. Em seguida, nosso destino é a rádio Patinhas FM, onde o Superpato vai investigar uma onda de crimes. Essa história foi desenhada por um verdadeiro especialista no personagem, Marco Gervasio. Depois, vamos direto para o mar do Caribe, onde o mestre Disney Massimo De Vita nos apresenta um antepassado do Mickey que foi um temido pirata! Para não perder o costume, vamos viajar no tempo em uma HQ na qual Donald vai para o ano de 3019, numa trama digna dos melhores clássicos da ficção científica. E, para fechar a edição, uma escala de primeira classe: a publicação de uma história inédita do Donald desenhada por outro mestre, Tony Strobl. Tudo isso com direito a uma biografia desse gênio dos quadrinhos Disney. Boa viagem… quer dizer, boa leitura!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: junho/2020

O Grande Almanaque Disney – Vol.3

As várias faces de um pato! Já parou para pensar que existem vários “Donalds” dentro de um só? O aventureiro, o azarado, o namorado da Margarida, o tio do Huguinho, Zezinho e Luisinho, o repórter da Patada, o Superpato (ops, spoiler)! Independentemente de qual personalidade você mais gosta, todas mantêm a essência do personagem mais humano que a Disney já criou. Pode-se rir numa história e chorar na outra. Ele é aquela “pessoa” comum, que enfrenta problemas sociais, familiares e profissionais, como qualquer um de nós. Para demonstrar isso, abrimos esta edição com duas HQs que mostram bem a essência desse personagem. Uma delas, Donald contra Donald, foi produzida especialmente para comemorar os 85 anos do pato mais famoso de todos os tempos. Outro destaque é uma aventura do Mickey, Pateta e Minnie, ao melhor estilo steampunk, um subgênero da ficção científica ambientado no passado de uma realidade alternativa, que mostra máquinas futuristas, mas com a tecnologia da época dos motores a vapor. Fechando a edição, temos Tio Patinhas e Patacôncio disputando fervorosamente quem extrai mais ouro da última mina do Klondike.

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: março/2020

O Grande Almanaque Disney – Vol.2

“Houston, aqui Base Tranquilidade. A águia pousou.” Essas foram as primeiras palavras transmitidas por Neil Armstrong diretamente do solo lunar, em julho de 1969, há exatos 50 anos! Para celebrar esse que é considerado o maior feito da humanidade, publicamos neste almanaque uma HQ do Mickey escrita e desenhada pelo renomado quadrinista Casty, especialmente produzida para comemorar essa data. Além disso, preparamos uma matéria com 50 fatos que você não sabia sobre a conquista da Lua! Outro cinquentenário que comemoramos nesta edição é o do pato mascarado mais amado de todos os tempos, o Superpato. Na HQ, Superpato, Tudo Começou Assim, o artista italiano Marco Gervasio reapresenta a origem do herói sob uma nova visão. E, por falar em aniversários, há 64 anos era inaugurada em Los Angeles a Disneyland. Por isso, nesta edição temos um artigo com informações e curiosidades sobre a construção do primeiro parque de diversões da Disney e uma HQ na qual Mickey viaja para conhecer esse incrível lugar. Para fechar a edição, uma raridade: duas tiras do Donald de 1956, desenhadas pelo mestre Disney Tony Strobl e que permaneciam inéditas no Brasil até agora. Um verdadeiro tesouro!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: novembro/2019

O Grande Almanaque Disney – Vol.1

Em dezembro de 1970, chegava às bancas o primeiro número do Almanaque Disney, considerado um marco dos quadrinhos no Brasil. Isso porque em suas páginas estrearam Superpato, a série Pateta Faz História, a saga História e Glória da Dinastia Pato, entre outros, além de dar espaço para personagens como Havita, Lobão, Zé Grandão, Tambor, Zorro e muitos outros. Era uma revista completa. Hoje, com muito orgulho, a Culturama apresenta o herdeiro natural dessa revista tão querida pelos colecionadores e leitores: O Grande Almanaque Disney! Bimestralmente traremos, em formato de luxo, um verdadeiro baú com as mais novas sagas Disney. E não é só isso: todas as edições estarão recheadas de textos explicativos, artigos ilustrados e entrevistas. Neste primeiro volume, os grandes mestres Disney da atualidade, Casty, Massimo Bonfatti, Paul Halas, Marco Rota e Francesco Guerrini, apresentam tramas com Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luisinho, Irmãos Metralha, Donald, Prof. Pardal, Lampadinha, Maga Patalójika, João Bafo-de-Onça, Mickey, Minnie, Pateta e muito mais! Bem-vindo a uma nova era! Bem-vindo ao Grande Almanaque Disney!

Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: abril/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: