O Despertar: 10º volume de Sandman 30 Anos

A Panini Comics acaba de lançar Sandman – O Despertar, décimo volume da coleção comemorativa de 30 anos da premiada Sandman, série do selo Vertigo – hoje Black Label – lançada entre 1989 e 1996 pela DC Comics. Agora com novas capas, essa é a quarta vez que a obra é publicada no Brasil: entre 1989 e 1998, pela Editora Globo, em 75 edições; entre 2005 e 2008, em 10 volumes em capa dura, pela Conrad; e pela Panini, entre 2010 e 2013, nas primeiras quatro das cinco edições definitivas, cujo quinto volume, Noites Sem Fim, traz, além do arco principal, Os Caçadores de Sonhos de Yoshitaka Amano.

Uma das histórias mais populares e aclamadas pela crítica de todos os tempos, a obra-prima premiada de Neil Gaiman, Sandman, definiu o padrão da fantasia lírica e adulta na era moderna dos quadrinhos. Ilustrada por uma seleção exemplar de alguns dos artistas mais habilidosos do meio, a série é uma rica mistura de mitologias modernas e ancestrais na qual ficção contemporânea, drama histórico e lendas são costurados com perfeição.

Coleção prevista para 14 encadernados, este volume é o último que reúne a série principal, compilando os 75 números, um anual e algumas histórias curtas. Após esses 10 volumes, ficam faltando o Prelúdio, material produzido recentemente, publicado originalmente entre 2013 e 2015, com fatos que antecederam a série principal; Noites Sem Fim, especial ilustrado por sete artistas diferentes, comemorando 15 anos da primeira publicação de Sandman; e as duas versões de Os Caçadores de Sonhos – a versão em prosa de Yoshitaka Amano, e a versão em quadrinhos de P. Craig Russell. A adaptação de Amano saiu três vezes no Brasil: em 2001, pela Conrad, em capa cartão; em 2014 pela Panini, em capa dura; e no quinto volume da Edição Definitiva de Sandman. Já a versão de P. Craig Russell foi lançada somente uma vez pela Panini em 2011.

Confira, em ordem decrescente, as capas, detalhes e sinopses oficiais de cada volume lançado:

Volume 10: O Despertar

O último encadernado a publicar as edições regulares de Sandman traz as repercussões dos atos e escolhas de Morfeus ao longo das nove edições anteriores. Enquanto a jornada de um Perpétuo encerra-se, outra começa para o Senhor dos Sonhos e a família dele. Será uma longa cerimônia na qual amigos e pessoas amadas, parentes e rivais, amantes e inimigos imortais se juntam para prestar homenagens e lamentar a partida de quem nos deixou.

Autores: Neil Gaiman, Michael Zulli, Jon J. Muth, Charles Vess, Daniel Vozzo, Digital Chameleon
Introdução: Mikail Gilmore
Conteúdo: Sandman (1989) #70 a 75
Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: junho/2021

Volume 9: Entes Queridos

Elas têm muitos nomes: Eríneas. Eumênides. Dirae. As Bondosas. No encadernado Entes Queridos, as Fúrias são agentes de vingança. Implacáveis, inexoráveis, irrefreáveis! Elas não descansarão até que os crimes que pretendem punir estejam vingados… com sangue.

Autores: Neil Gaiman, Marc Hempel, Glyn Dillon, Charles Vess, Teddy Kristiansen, Kevin Nowlan, D’Israeli, Dean Ormston, Richard Case, Daniel Vozzo
Introdução: Frank McConnell
Posfácio: Neil Gaiman
Conteúdo: Sandman (1989) #57 a 69 e Vertigo Jam (1993) #1
Estrutura: capa cartonada com 352 páginas
Data de lançamento: março/2021

Volume 8: Fim dos Mundos

Em Fim dos Mundos, andarilhos do tempo, dos mitos e da imaginação buscam abrigo da fúria de uma tempestade da realidade nos agradáveis salões de uma misteriosa taverna. Enquanto esperam a tormenta passar, os viajantes compartilham histórias dos lugares por onde andaram, do que viram… e das coisas que sonharam!

Autores: Neil Gaiman, Bryan Talbot, Alec Stevens, John Watkiss, Michael Zulli, Michael Allred, Shea Anton Pensa, Gary Amaro, Mark Buckingham, Dick Giordano, Vince Locke, Tony Harris, Daniel Vozzo
Introdução: Stephen King
Prefácio: Joe Hill
Conteúdo: Sandman (1989) #51 a 56
Estrutura: capa cartonada com 168 páginas
Data de lançamento: dezembro/2020

Volume 7: Vidas Breves

Séculos atrás, um dos Perpétuos abriu mão de seus deveres e deixou seu reino, para nunca mais ser encontrado. Agora, em uma missão para encontrar seu irmão desaparecido, Delírio e Sonho se deparam com humanos imortais e diversas deidades à medida que tentam localizar o pródigo Destruição. Mas enquanto suas aventuras levam Sonho a um trágico confronto final com seu filho, Orpheus, o ser eterno aprende o verdadeiro significado de destino e consequências.

Autores: Neil Gaiman, Jill Thompson, Dick Giordano, Vince Locke, Daniel Vozzo
Prefácio: Neil Gaiman
Posfácio: Peter Straub
Conteúdo: Sandman (1989) #41 a 49
Estrutura: capa cartonada com 256 páginas
Data de lançamento: setembro/2020

Volume 6: Fábulas e Reflexões

Em Fábulas e Reflexões, acompanhe o Senhor do Sonhar em uma jornada através do tempo e espaço enquanto toca as vidas de nove distintos sonhadores. Nesses contos assombrosos, reis e espiões, imperadores e atores, corvos e lobisomens compartilham suas histórias secretas – sonhos de vida e amor, poder e trevas.

Autores: Neil Gaiman, Stan Woch, Bryan Talbot, Shawn McManus, Duncan Eagleson, John Watkiss, Jill Thompson, P. Craig Russell, Kent Williams, Dick Giordano, Vince Locke, Mark Buckingham, Daniel Vozzo, Sherilyn Van Valkenburgh, Digital Chameleon
Prefácio: Gene Wolfe
Introdução: Clive Barker
Conteúdo: Sandman (1989) #29 a 31, #38 a 40, #50, Sandman Special (1991) #1 e Vertigo Preview (1992) #1
Estrutura: capa cartonada com 264 páginas
Data de lançamento: junho/2020

Volume 5: Um Jogo de Você

Em Um Jogo de Você, paisagens imaginadas na infância se tornam um campo de batalha para uma disputa mortífera de força de vontade. Enquanto a fronteira que separa o mundo desperto do Sonhar ganha rachaduras, um grupo de jovens é arrastado pelas fissuras até um canto esquecido do Sonhar – um lugar que é tanto assustadoramente familiar como perturbadoramente maligno.

Autores: Neil Gaiman, Shawn McManus, Colleen Doran, Stan Woch, Bryan Talbot, Dick Giordano, George Pratt, Daniel Vozzo
Prefácio: Samuel R. Delany
Introdução: Orlando Jones
Conteúdo: Sandman (1989) #32 a 37
Estrutura: capa cartonada com 192 páginas
Data de lançamento: abril/2020

Volume 4: Estação das Brumas

Dez mil anos atrás, o Rei dos Sonhos condenou uma mulher que o amava ao sofrimento eterno. Em Estação das Brumas, sua família imortal – os Perpétuos – tentam convencê-lo de que ele cometeu uma injustiça. Para reparar o dano, é necessária uma nova jornada ao Inferno para resgatar o amor que baniu. Mas Lúcifer, o Senhor do Inferno, jurou destruí-lo… e pretende levar o plano a cabo com toda sua peculiar astúcia.

Autores: Neil Gaiman, Mike Dringenberg, Kelley Jones, Matt Wagner, Malcolm Jones III, P. Craig Russell, George Pratt, Dick Giordano, Steve Oliff, Daniel Vozzo
Prefácio: Harlan Ellison
Introdução: Patton Oswalt
Conteúdo: Sandman (1989) #21 a 28
Estrutura: capa cartonada com 224 páginas
Data de lançamento: dezembro/2019

Volume 3: Terra dos Sonhos

Terra dos Sonhos traz as histórias Calíope, Um Sonho de Mil Gatos, Fachada e a aclamada Sonho de uma Noite de Verão – única história em quadrinhos a vencer o World Fantasy Award como Melhor Ficção Curta. A edição também inclui o roteiro original de Calíope com anotações do roteirista e do desenhista.

Autores: Neil Gaiman, Kelley Jones, Charles Vess, Colleen Doran, Malcolm Jones III, Daniel Vozzo, Steve Oliff
Prefácio: Steve Erickson
Introdução: Paul Dini
Conteúdo: Sandman (1989) #17 a 20
Estrutura: capa cartonada com 160 páginas
Data de lançamento: outubro/2019

Volume 2: Casa de Bonecas

Casa de Bonecas conta a história da jovem Rose Walker enquanto ela descobre a natureza singular de sua identidade. A jornada de Rose é acompanhada com interesse pelo Rei dos Sonhos, para quem ela se torna um intrigante mistério e uma mortífera ameaça.

Autores: Neil Gaiman, Mike Dringenberg, Chris Bachalo, Michael Zulli, Malcolm Jones III, Steve Parkhouse, Zylonol Studio
Introdução: Kelly Sue DeConnick
Conteúdo: Sandman (1989) #9 a 16
Estrutura: capa cartonada com 232 páginas
Data de lançamento: junho/2019

Volume 1: Prelúdios & Noturnos

A seminal série de Neil Gaiman comemora seu trigésimo aniversário com uma nova edição de Sandman – Vol.1: Prelúdios & Noturnos! Sandman é comumente distinguida como a melhor série do selo Vertigo e uma das maiores obras do mundo dos quadrinhos. Gaiman criou uma história inesquecível sobre as forças que existem além da vida e da morte ao conectar mitologias antigas, folclore e contos de fadas com sua perspectiva única numa narrativa sem igual. Em Prelúdios & Noturnos, um ocultista que busca aprisionar a morte para barganhar a vida eterna acaba capturando seu irmão mais novo, Sonho, em seu lugar. Após um cárcere de 70 anos, Sonho, também conhecido como Morfeus, parte numa jornada para recuperar seus objetos de poder. Em sua jornada, ele encontrará Lúcifer, John Constantine e um homem insano e poderoso. Este livro também inclui a história “O Som de Suas Asas”, que apresenta a personagem Morte.

Autores: Neil Gaiman, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Daniel Vozzo
Introdução: Patrick Rothfuss
Conteúdo: Sandman (1989) #1 a 8
Estrutura: capa cartonada com 244 páginas
Data de lançamento: março/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: