Publicado na Itália pela Sergio Bonelli Editore, Zagor foi criado por Guido Nolitta (o próprio Sergio Bonelli) e pelo desenhista Gallieno Ferri em 1961. No Brasil, ganhou título próprio em 1978 pela editora Vecchi (1978/1983), passando depois pelas editoras RGE/Globo (1985/1988), Record (1989/1995) e Mythos (a partir de 1999).
Após ter seu título periódico interrompido em 2018 (Zagor #181) e o esporádico paralisado desde o ano passado (Zagor Especial #71), o Espírito da Machadinha está de volta em três publicações, agora no formato original italiano: Zagor Nova Série, Zagor Classic e Zagor Origens.
Zagor Nova Série traz as aventuras inéditas de Zagor publicadas a partir da edição italiana #634, dando sequência ao material que já vinha sendo lançado por aqui. Já Zagor Classic traz as primeiras aventuras do personagem em ordem cronológica, desde o número 1 de 1965. Por fim, Zagor Origens, totalmente em cores, compila a minissérie em seis partes publicada em 2019 na Itália que reconta a origem do personagem. Os novos títulos, Nova Série e Classic, estão em períodos de testes e poderão ter continuidade dependendo da recepção dos leitores. Confira os detalhes, capas e sinopses de cada lançamento:

Zagor Origens Vol.1 (de 2)
Um trapper chamado Mike Wilding e sua esposa Betty criam em sua cabana um filho chamado Patrick. Eles são uma família feliz, até que, numa noite trágica, os pesadelos do ex-oficial Wilding se materializam sob a forma de um bando de índios abenakis liderados por um sinistro pregador branco, Salomon Kinsky. Sobre os túmulos dos pais, o menino Pat Wilding jura vingança e parte na companhia do caçador, andarilho e meio filósofo Wandering Fitzy, que o salvou na noite do ataque. O jovem Pat Wilding cresceu: é um adolescente que vagueia pela floresta com o pai adotivo, Wandering Fitzy. Mas ele não esqueceu o nome do homem que matou seus pais, contra quem jurou vingança: Salomon Kinsky. Para enfrentá-lo, Pat encontrou quem o ensinou a fazer acrobacias nos galhos das árvores, a cavalgar, a atirar e a usar a machadinha.
Autores: Moreno Burattini, Valerio Piccioni, Maurizio Di Vincenzo, Walter Trono, Giuseppe Candita e outros
Conteúdo: Zagor Le Origini #1 a 3 (2019)
Estrutura: capa cartonada com 188 páginas em cores
Data de lançamento: abril/2021

Zagor Nova Série #1
FÚRIA CEGA
Dois antigos adversários do Espírito da Machadinha, por ele derrotados em momentos diversos, juntam as forças para realizar seus projetos criminosos e se vingar do Rei de Darkwood. Um estava trancado numa prisão e fugiu graças à ajuda do segundo, que Zagor acreditava estar morto. Ambos são extremamente perigosos, mesmo se enfrentados de forma isolada, e agora agem em dupla e ainda por cima são ajudados por dois grupos de guerreiros índios, praticamente condenando à morte o nosso herói.
Autores: Moreno Burattini, Nando e Denisio Esposito, Antonio Zamberletti
Conteúdo: Zagor #634 a 636-1 (2018)
Estrutura: capa cartonada com 244 páginas
Data de lançamento: janeiro/2021

Zagor Nova Série #2
OS VIGILANTES / LÁGRIMAS NEGRAS
Ashtonville está nas mãos do banqueiro Langley e de seus implacáveis vigilantes. Mas, liderados por Zagor, alguns corajosos cidadãos ousam se opor aos abusos, extorsões e violência! A eles também se juntam Rita Duff, uma jovem que o Espírito da Machadinha conheceu numa aventura do passado, seu irmão Elias, que tem o dom de falar com os animais, além de Parrish, um pistoleiro que já foi empregado de Langley e que mudou de vida. Quando Rita é sequestrada e mantida refém em um fortim dos vigilantes, para Parrish, também é o dia da remição. Na segunda aventura, um xamã misterioso lança o seu sortilégio mortal. Quem é esse feiticeiro índio que veio de terras distantes e que consegue matar a distância? Como Zagor poderá escapar da maldição das lágrimas negras com que o xamã atinge as vítimas? E como poderá o Espírito da Machadinha deter essa loucura?
Autores: Moreno Burattini, Antonio Zamberletti, Luigi Mignacco, Gaspare e Gaetano Cassaro, Marcello Mangiantini
Conteúdo: Zagor #636-2, 637 e 641 (2018)
Estrutura: capa cartonada com 236 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2021

Zagor Nova Série #3
O SUPLÍCIO DE RAMATH
Dois misteriosos orientais profanam o local, em Darkwood, onde jazem os restos mortais da bruxa Dharma e de seus thugs: esse é o prelúdio de uma série de acontecimentos sinistros que começam com uma invasão de cobras na cabana do pântano, seguido de figuras monstruosas que rastejam pelo convés da Golden Baby e do sumiço de Ramath. Zagor, Chico e a tripulação da baleeira sobem o rio Pequot e adentram pântanos sombrios em busca do amigo faquir, cuja única pista é uma referência que, telepaticamente, ele fez a Zagor sobre o local em que se encontra aprisionado. É uma luta contra o tempo em que, para salvar o amigo, Zagor não se furta a encarar uma bruxa e seus demônios na dimensão do espírito.
Autores: Jacopo Rauch, Gianni Sedioli, Marco Verni
Conteúdo: Zagor #638 a 640
Estrutura: capa cartonada com 284 páginas
Data de lançamento: abril/2021

Zagor Classic #1
A Floresta das Emboscadas
Pleasant Point, um pequeno grupo de cabanas na entrada da Fronteira. É aqui que um barqueiro mexicano barrigudo chamado Chico tem um desentendimento com James Regan, um renegado mancomunado com os belicosos índios delawares, chefiados pelo feroz chefe Kanoxen. Os companheiros de Chico são mortos pelos peles-vermelhas, mas o mexicano se salva graças a um homem corajoso e indômito, que usa um traje pitoresco e que se tornará seu amigo inseparável: Zagor, o Senhor de Darkwood! Nesta edição, a primeiríssima HQ de Zagor, publicada pela primeira vez em junho de 1961, criada pelo roteirista Guido Nolitta e pelo desenhista Gallieno Ferri. Esta coleção apresenta as aventuras de Zagor na mesma ordem em que foram publicadas originalmente na Itália, desde o nº 1.
Autores: Guido Nolitta e Gallieno Ferri
Estrutura: capa cartonada com 108 páginas
Data de lançamento: julho/2020

Zagor Classic #2
O Totem Desaparecido
Após o confronto final com Kanoxene e os seus delawares, Zagor e Chico se veem às voltas com um mistério: dois fugitivos da justiça estão atrás de um lendário totem ornado com pedras preciosas e sobre o qual paira uma terrível maldição, uma morte misteriosa que atinge a quem tenta roubá-lo. Os patifes conseguem se apoderar do totem dos pés pretos, que o veneram de forma religiosa, e Chico, considerado cúmplice do roubo, é capturado e torturado. Zagor deverá tentar salvar o amigo, capturar os ladrões e restituir o totem.
Autores: Guido Nolitta e Gallieno Ferri
Estrutura: capa cartonada com 108 páginas
Data de lançamento: agosto/2020

Zagor Classic #3
O Homem Voador
Uma nova ameaça surge em Darkwood, desta feita vinda do interior da floresta, de uma cidade aérea habitada por uma tribo de índios pigmeus, os fantasmagóricos homens-morcegos. O chefe desses índios é o grande Marcus, um ex-acrobata dotado de excepcionais faculdades hipnóticas e que consegue voar graças a asas especiais feitas de lona. E agora, por culpa dele, o medo reina na floresta! Tempos depois, Zagor e Chico sobem um curso d’água de canoa e quase são atropelados por um gigantesco barco fluvial, o Estrela do Rio. Ao subir a bordo para pedir explicações sobre o quase acidente, descobrem que a embarcação é usada para fins ilícitos.
Autores: Guido Nolitta e Gallieno Ferri
Estrutura: capa cartonada com 108 páginas
Data de lançamento: setembro/2020

Zagor Classic #4
Luta no Rio / O Vale Proibido
Zagor e Chico sobem um curso d’água de canoa e quase são atropelados por um gigantesco barco fluvial, o Estrela do Rio. Ao subir a bordo para pedir explicações sobre o quase acidente, descobrem que a embarcação funciona como um cassino em que os jogadores são roubados numa roleta viciada. E Chico ainda deve enfrentar um canguru pugilista! Tempos depois, os dois amigos encontram um garimpeiro baleado, sem sentidos, e o levam para a cabana do pântano. Após o ferido se recuperar e partir, Zagor desconfia de que o homem esconde algo ilícito e sai em seu rastro em busca de explicações.
Autores: Guido Nolitta e Gallieno Ferri
Estrutura: capa cartonada com 108 páginas
Data de lançamento: outubro/2020

Zagor Classic #5
O Índio Branco
Zagor e Chico estão à procura de um velho garimpeiro chamado Boston Joe, sem saber que o patife Martin, o Ruivo, também está no rastro do mesmo garimpeiro para que esse revele o esconderijo de uma quantia em ouro, e o encontra antes do Espírito da Machadinha, ferindo-o de morte. Moribundo, o pobre coitado suplica a Zagor que localize o seu jovem neto, raptado anos antes pelos índios. As buscas dos nossos heróis, entre tráfico de armas e extermínio de bisontes, os leva à aldeia de Corvo Amarelo, dos belicosos índios fox.
Autores: Guido Nolitta e Gallieno Ferri
Estrutura: capa cartonada com 108 páginas
Data de lançamento: novembro/2020

Zagor Classic #6
Zagor Contra Zagor
Olaf Botegosky é um trabalhador braçal que se parece muito com Zagor. O patife Kleber, vendo uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil, se alia a Botegosky, que toma o lugar de Zagor, e comete diversos assaltos na região, fazendo a culpa recair no Espírito da Machadinha. A situação parece não ter saída, a não ser que possa ocorrer um confronto de Zagor contra Zagor! Não menos dramática é a luta que Zagor deve encarar na aventura seguinte, quando o adversário é um urso feroz que obedece às ordens de um cigano sombrio chamado Sarosi!
Autor: Gallieno Ferri
Estrutura: capa cartonada com 100 páginas
Data de lançamento: janeiro/2021

Zagor Classic #7
O Domador de Ursos
Zagor e Chico encontram o corpo sem vida de um amigo, e tudo leva a crer que ele teria sido atacado por um urso feroz, mas o sumiço do ouro da vítima faz os dois parceiros desconfiarem do cigano Paulo Sarosi e seus animais amestrados. Para descobrir a verdade, Chico se disfarça de marajá esbanjador para atrair o criminoso. Tempos depois, Zagor é informado do sumiço misterioso de jovens guerreiros de várias tribos de Darkwood, e Chico também desaparece. A investigação conduz o Espírito da Machadinha a uma trama de trabalho escravo conduzido por patifes sem escrúpulos.
Autor: Gallieno Ferri
Estrutura: capa cartonada com 100 páginas
Data de lançamento: abril/2021