Alien: A História Ilustrada

Encomendada no final dos anos 1970 às lendas dos quadrinhos Archie Goodwin e Walt Simonson pela Heavy Metal Communications, a editora que publica a revista Heavy Metal – versão norte-americana da francesa Métal Hurlant –, Alien – A História Ilustrada (Alien: The Illustrated Story), adaptação de Alien – O 8º Passageiro, de Ridley Scott, ainda se encontrava inédita por aqui.

Considerada a primeira HQ da história a entrar na lista dos best-sellers do New York Times, essa obra-prima de 40 anos foi restaurada e relançada nos EUA pela Titan Books em 2012, e finalmente chegou ao Brasil pela Excelsior Book One.

Lançada primeiramente em teasers curtos na revista Heavy Metal e depois em edição completa simultaneamente com o filme em 1979, essa adaptação fez história por ter sido produzida antes mesmo da estreia nos cinemas, onde os autores utilizaram versões do roteiro de Dan O’Bannon, slides, fotos e cortes preliminares da produção. Portanto, não será surpresa se o leitor encontrar algumas situações diferentes na HQ do que foi visto na telona.

Em Alien – A História Ilustrada, a tenente Ripley, interpretada nos cinemas por Sigourney Weaver, combate uma ameaça alienígena e se eterniza como a precursora máxima das heroínas dos filmes de ação.

A história se passa a bordo da nave espacial Nostromo, que recebe estranhos sinais vindos de uma lua distante e acaba à mercê de um organismo cujo único instinto é matar para sobreviver.

A edição brasileira é em capa dura com 68 páginas. Também disponível no formato digital.

Sobre os autores:

Archie Goodwin foi escritor e ilustrador norte-americano de quadrinhos. Ficou muito conhecido como editor na Warren, onde foi chefe de redação e editor de títulos famosos como Creepy e Eerie; e na Marvel, onde criou o selo Epic Comics e cuidou da adaptação para os quadrinhos da série Star Wars. Em 1992, Goodwin venceu o Prêmio Eisner e foi indicado na categoria de Melhor Editor pelo mesmo prêmio em 1993. Em 1998 ele entrou para o Eisner Hall of Fame.

Walter Simonson é escritor e ilustrador norte-americano de quadrinhos. Mais conhecido por sua aclamada passagem no personagem Thor, da Marvel Comics, entre 1983 e 1987. Também foi responsável pela série em quadrinhos Star Slammers. Além disso, trabalhou em outros títulos da Marvel, como X-Factor e Quarteto Fantástico; em publicações da DC Comics, incluindo Detective Comics, Manhunter, Metal Men e Orion; e em propriedades licenciadas como Star Wars, Alien, Battlestar Galactica e Robocop vs. Terminator.

Algumas observações:

Mas por qual motivo Alien – A História Ilustrada ainda estava inédita no Brasil? Provavelmente por ter sido concebida antes mesmo da existência da Dark Horse, editora criada quase uma década depois desta HQ, ou seja, antes que a DH adquirisse a licença para produção dos quadrinhos da franquia Alien. Entre 1988 e 2020, a editora produziu uma extensa linha de quadrinhos, no entanto, esta HQ nunca pôde ser citada ou republicada pela editora. E agora, com a aquisição da 20th Century Fox pela Disney, todo o material produzido pela Dark Horse passou para as mãos da Marvel (da qual a Disney também é proprietária), onde poderá tanto republicar como também produzir material inédito. E é provável que nem a Marvel possa republicar esta história.

O primeiro material da franquia produzido pela Dark Horse, a minissérie Aliens, hoje chamada de Aliens: Outbreak, foi publicada no Brasil em 1990/91 pela Editora Abril, com roteiro de Mark Verheiden e arte de Mark A. Nelson, em preto e branco. Este era o material que o leitor brasileiro acreditava ser o primeiro até então.

Esta HQ se passa 10 anos após os eventos ocorridos no segundo filme, Aliens – O Resgate, de 1986. Foi um dos primeiros sucessos da Dark Horse que, até aquele momento, tinha apenas dois anos de vida. A HQ foi reimpressa inúmeras vezes para atender à demanda nos Estados Unidos. Esse é só mais um exemplo do potencial da franquia Alien lá fora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: