
O selo Quadrinhos na Cia. da Companhia das Letras programa para julho Coração das Trevas, o clássico de Joseph Conrad (1857-1924) adaptado para os quadrinhos pelo premiado cartunista norte-americano Peter Kuper.
O artista é conhecido no Brasil pelas tiras Spy vs. Spy da revista MAD, além de obras como O Sistema (1998/Abril, publicada originalmente nos EUA pelo selo Vertigo da DC Comics), A Metamorfose (2004/Conrad, adaptando a obra original de Franz Kafka), Desista! e Outras Histórias de Franz Kafka (2008/Conrad), Pau e Pedra (2016/Quadrinhos na Cia.) e Ruínas (2016/Jupati Books). O material foi publicado nos EUA em 2019 pela W. W. Norton & Company.

Clássico moderno absoluto, Coração das Trevas arrebatou gerações de leitores desde sua publicação no final do século XIX, numa série de três capítulos na Blackwood’s Magazine, e em livro em 1902. Na trama – que inspirou uma das obras-primas do cinema: Apocalypse Now, de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola – o inglês Charles Marlow desembarca no Congo Belga para transportar marfim num barco a vapor. À medida que se embrenha rio adentro, a atmosfera lhe parece cada vez mais estranha e hostil.
Ao encarar o desafio de adaptar a história de Marlow para os quadrinhos, o premiado Peter Kuper alcançou um equilíbrio assombroso ao preservar elementos centrais do enredo de Conrad ao mesmo tempo em que destaca as armadilhas da visão colonialista.

Imagens inesquecíveis ganham vida no traço hábil de Kuper. Um personagem como Kurtz – comerciante de marfim cuja envergadura parece quase mítica, e a quem Marlow tem de resgatar – surge especialmente insondável e fascinante. O resultado é uma adaptação capaz de comover os entusiastas de Conrad e de guiar quem acaba de imergir nas profundezas desta narrativa extraordinária.
Nesta poderosa adaptação tanto o admirador de Joseph Conrad quanto aquele que acaba de chegar à sua obra terão a chance de adentrar num universo guiado pela obsessão e a loucura de homens instalados no coração de um dos maiores clássicos da literatura do século XX. Capa cartonada com 160 páginas.