
O selo Seguinte da Companhia das Letras programa para junho A Queda do Patriarcado, obra produzida pelas norueguesas Marta Breen (roteiro) e Jenny Jordahl (roteiro e arte), as mesmas autoras de Mulheres na Luta. O material, já traduzido para várias línguas, foi publicado originalmente em 2021 na Noruega pela Cappelen Damm, propriedade da Egmont.
Desde a Antiguidade, nossa sociedade se organiza de forma patriarcal – ou seja, o homem tem mais poder, ganha mais dinheiro e desfruta de mais privilégios. Aristóteles, Rousseau, Darwin, Freud… foram tantas as figuras célebres que reforçaram a desigualdade de gênero que fica até difícil eleger o maior machista de todos os tempos. Mas qual a origem desse sistema? Como ele se manteve? Quais estratégias já foram usadas para combatê-lo? E o que aconteceu com as mulheres que tentaram destruí-lo?
Com linguagem acessível e ilustrações bem-humoradas, as autoras revelam as formas que o machismo tomou ao longo dos séculos, o significado de conceitos como “olhar masculino” e “slut-shaming”, e a importância das feministas – de ontem e de hoje – para derrubar, de uma vez por todas, o patriarcado.
Confira também Mulheres na Luta, outra obra da dupla Marta Breen e Jenny Jordahl, publicada no Brasil em 2019 pela Seguinte:

Mulheres na Luta
O movimento feminista em quadrinhos, para jovens e adultos. Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade. Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres – pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras -, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito – e tudo o que ainda precisamos conquistar.
Estrutura: capa dura com 128 páginas
Data de lançamento: fevereiro/2019
