Cartilagem, por Eloar Guazzelli

A Darkside Books lança em novembro Cartilagem, história em quadrinhos que reúne o roteiro original assinado pelos cineastas catarinenses Marko Martinz, Renato Turnes e Vander Colombo, com arte do experiente ilustrador, quadrinista e animador Eloar Guazzelli.

No final do século XIX, na Ilha de Santa Catarina, Isabel tem uma gravidez difícil e envolta em mistérios. Nem mesmo seu companheiro, o pescador Miguel, lida muito bem com a situação, e apenas a parteira Joana parece compreendê-la. Após um parto complicado, nascem dois meninos siameses, Marcos e Mateus.

Diante da cruel ignorância da população local e de boa parte de sua família de sangue, os irmãos xifópagos passam a ser tratados como aberrações, criaturas malignas perseguidas e condenadas a viver nas sombras da pequena vila. Um lugar cercado de personagens que retratam um Brasil rude e vil diante das diferenças.

A edição inclui posfácio da doutora em cinema e educação Karen Christine Rechia, que aborda a dicotomia entre ciência e superstição presente no quadrinho e afirma que “a monstruosidade podia ser vista como prova do pecado, mas também como um elemento divino. Em sua raiz latina, monstrum, que vem de monere, diz respeito a um sinal, uma mensagem, uma advertência de que algo bom ou ruim iria ocorrer”.

Assim como os romances Frankenstein, de Mary Shelley, e O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, e o filme O Homem Elefante, de David Lynch, Cartilagem é uma história poderosa sobre como a ignorância, o preconceito e as superstições ante o que foge às supostas normas da sociedade acabam assumindo a forma do verdadeiro monstro.

Uma história de época que carrega dores universais. Capa dura com 192 páginas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: