De Thomas Ott: A Floresta

A Darkside Books lança em agosto A Floresta, obra escrita e ilustrada pelo quadrinista suíço Thomas Ott (Cinema Panopticum). Publicada originalmente na Europa no ano passado, o trabalho foi lançado no início deste ano nos Estados Unidos pela Fantagraphics.

Depois de anos dedicados à ilustração, Thomas Ott faz seu retorno magistral à ficção com A Floresta, um conto arrebatador que diz tudo que precisamos ouvir sem nenhuma palavra.

O artista é um grande narrador visual acostumado à publicação de histórias curtas, e domina o universo das sombras em um preto e branco único e fantasmagórico, em que a ausência intencional de balões e recordatórios cria em nossa mente vozes capazes de manifestar no silêncio o verdadeiro espanto diante do horror.

Em A Floresta, acompanhamos um jovem em uma cerimônia fúnebre que sai rumo ao desconhecido em uma jornada iniciática e se depara com situações absurdas e delicadas. Segundo Daphne Bétard, a graphic novel apresenta “a pura força das imagens esculpidas para expressar as angústias da infância, o fim da inocência, a perda de entes queridos, a busca de si e a força das memórias”.

Ott utiliza a técnica do carte à gratter, em que faz primeiro o desenho em uma folha, copia-o sobre o papel de riscar e, em seguida, talha o papel escuro com um estilete, criando esse efeito das pequenas linhas sobre a superfície. Um trabalho extremamente minucioso em que o artista praticamente não tem margem para erros. O resultado é uma obra de arte precisa, hipnotizante, repleta de detalhes e camadas, na qual o leitor sempre encontra algo novo a cada releitura.

Um dos relatos mais íntimos de Thomas Ott, A Floresta é uma história que aborda angústia e o peso da existência, mas que também propaga feixes de luz por entre os arbustos que florescem em todos nós. Capa dura com 64 páginas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: