Authority Omnibus

A Panini Comics lança em agosto Authority Omnibus, edição que reúne o material da equipe criada em 1999 por Warren Ellis e Bryan Hitch para a Wilstorm de Jim Lee, à época já incorporada à DC Comics (antes, a editora era uma divisão da Image Comics).

Estreando no Brasil em 2001 pela Pandora Books, a equipe passou depois pelas editoras Devir e Ediouro/Pixel Media, até chegar às mãos da Panini, que republicou todas as histórias do título principal em quatro encadernados em capa cartonada entre 2016 e 2017. A minissérie de Jenny Sparks havia sido publicada somente uma vez pela Devir em 2006. Já o especial Planetary/The Authority, foi publicado tanto pela Pixel quanto pela Panini.

Este compilado de quase 1000 páginas traz roteiros de Warren Ellis, Mark Millar, Doselle Young, Tom Peyer, Joe Casey e Paul Jenkins, com arte de Bryan Hitch, Frank Quitely, Chris Weston, John McCrea, Dustin Nguyen, Arthur Adams, Gary Erskyne, Phil Jimenez, Georges Jeanty, Paul Neary, Trevor Scott, Garry Leach, Sal Regla, Derek Fridolfs, Richard Friend, Jason Martin, Tim Townsend, Cully Hamner, Ray Snyder, Mark Irwin, James Hodgkins, Andy Lanning e Karl Story, acompanhados pelas cores de Laura Martin, Chris Garcia, David Baron, Michael Garcia, Eric Guerrero, Wendy Broome, Ian Hannin e Brian Stelfreeze.

Authority é considerado um dos títulos mais inovadores dos quadrinhos modernos. Esses poderosos superseres enfrentam incontáveis ameaças à Terra, protegendo a humanidade com sua fria versão de justiça. Eles precisarão encarar uma invasão alienígena oriunda de uma Terra alternativa, um terrorista internacional que reduz a escombros as mais importantes cidades do globo e uma inteligência extraterrestre que se autoproclama Deus!

Reúne The Authority (1999) #1 a 29, The Authority Annual (2000), Jenny Sparks: The Secret History of the Authority (2000) #1 a 5, Planetary/The Authority: Ruling the World (2000), Wildstorm Summer Special (2001) I, II e Wildstorm: A Celebration of 25 Years (2017) V. Capa dura com 984 páginas.

Algumas informações:

The Authority

AUTHORITY NOS EUA

Direto das páginas de Stormwatch, da Image Comics, o Authority estreou nos EUA em 1999, pela Wildstorm, já sob as asas da DC Comics. A primeira série durou 29 números e um anual, além de uma minissérie e um especial, publicados até 2002.

Em 2003, a Wildstorm traz o Volume 2, com roteiros de Robbie Morrison (escritor escocês, co-criador de Nikolai Dante para a 2000AD), título com 15 números (0 + 14) publicados até 2004. A arte ficou a cargo de Dwayne Turner, com Tan Eng Huat e Whilce Portacio.

Entre 2004 e 2005, é a vez de The Authority Revolution, minissérie em 12 edições, com roteiros de Ed Brubaker e arte de Dustin Nguyen.

O Ano Perdido: inédito no Brasil

No final de 2006, entra Grant Morrison – com arte de Gene Ha – para o Volume 3, mas por conta de outros projetos para a DC Comics, o escritor abandona o título no segundo número, em 2007, edição lançada meses depois da estreia (considerado o Volume 3.1).

O título foi completado em 2010, graças a Keith Giffen (com o auxílio de J.M. DeMatteis), que concluiu o trabalho de Morrison com dez edições em The Authority – The Lost Year (considerado o Volume 3.2). Darick Robertson, Jonathan Wayshak, Brian Stelfreeze, Joel Gomez, David Williams, Kelsey Shannon, J.J. Kirby, Michael Lopez, Brandon Badeaux, Jerry Ordway e Kevin Nowlan ficaram responsáveis pela arte.

Voltando no tempo, em 2007/2008, é a vez de The Authority Prime (considerado o Volume 3.3), minissérie em seis edições, com Christos Gage nos roteiros, com arte de Darick Robertson (Transmetropolitan,The Boys).

O Volume 4 estreou ainda em 2008, com Dan Abnett e Andy Lanning nas primeiras dezessete edições (com arte de Simon Coleby, com o auxílio de Drew Johnson e Brandon Badeaux), assumindo depois Marc Bernardin e Adam Freeman nas edições #18 a 21 (com arte de Al Barrionuevo), com Tom Taylor nas edições #22 a 29 (com Barrionuevo, Mike S. Miller e Kevin West), finalizando o título em 2011.

Exceto pelas três primeiras histórias do Volume 2, todo o material subsequente é inédito por aqui.

Choque de Realidades: início do Volume 2

AUTHORITY NO BRASIL

No Brasil, The Authority estreou em 2001, em formato um pouco maior que o formatinho, pela Pandora Books, em minissérie em duas edições, com as edições originais #1 a 4. No ano seguinte, a editora lançou uma edição encadernada de encalhe do material: The Authority – Círculo do Medo.

Em 2002, a mesma editora tentou uma revista periódica, desta vez em formato americano, que durou quatro números, com as edições originais #5 a 8 (trazendo também, na mesma publicação, os números #1 a 4 de Planetary). No ano seguinte, a exemplo da publicação anterior, a editora lançou uma edição encadernada de encalhe do material: The Authority – Naves Dimensionais.

Em 2005, a Devir assume o título, agora em encadernados, começando com Authority – Sem Perdão, que republicou as oito histórias lançadas anteriormente pela Pandora. Na sequência, a editora traz Authority – Sob Nova Direção, que trouxe as edições originais #9 a 16. Em 2006, a Devir também traz Jenny Sparks – A História Secreta do Authority, que reuniu a minissérie de forma completa.

Authority/Planetary: pela Pixel e pela Panini

Ainda em 2006, entra a Ediouro/Pixel Media, que lança em formato revista a edição Authority – Terra Infernal, com as edições originais #17 a 20. Na sequência, a editora pulou a edição #21 e trouxe a minissérie Authority – Transferência de Poder, em duas partes, com as edições originais #22 a 29, encerrando o Volume 1 do título.

Ainda em 2007, a Pixel lançou em formato revista o especial Authority Apresenta: Kev + A Noite do Demônio, que trouxe em seu conteúdo o anual e o especial Authority: The Kev. Essas edições da Pixel, quatro revistas no total, foram reunidas em 2008 em dois encadernados de encalhe: Authority – Terra Infernal e Outras Histórias (com Terra Infernal e o especial Kev + A Noite do Demônio) e Authority – Transferência de Poder (reunindo a minissérie em edição única).

Em 2008, a Pixel lançou o especial Planetary/Authority – Dominando o Mundo, em formato graphic novel. Ainda em 2008, a Pixel fez o que nenhuma editora (até este momento) fez: iniciou o Volume 2 de Authority com a minissérie Choque de Realidades, trazendo no número #1 as edições originais #0 a 2. Infelizmente, a editora interrompeu a publicação, ficando somente na primeira edição.

Em 2009, a Panini decidiu estrear a equipe com o crossover The Authority vs. Lobo – Infeliz Natal!, lançado em edição para bancas. Em 2010, a sequência do primeiro encontro com o czarniano: The Authority/Lobo – Massacre de Férias!. Em 2014, republicou Planetary/Authority – Dominando o Mundo, desta vez em edição em capa dura, trazendo também no mesmo volume o crossover Planetary/JLA – Terra Oculta.

Por fim, em 2017, a Panini publicou quatro encadernados com as 29 histórias do Volume 1, incluindo o anual e duas histórias curtas (que estão neste omnibus).

O Homem de Aço e o Authority

Portanto, resumidamente falando, Authority Omnibus traz todo o material do título principal, já republicado pela Panini, adicionado à minissérie da Jenny Sparks que, até então, só tinha sido lançada no Brasil pela Devir. Como plus, tem uma historinha inédita publicada em 2017 nos EUA em um especial de 25 anos da Wildstorm.

Lembrando então que, todo o material subsequente, a não ser pela edição incompleta da Pixel, Choques de Realidades, é inédito no Brasil.

Ah, e é bem capaz de a Panini anunciar em breve Superman and The Authority, crossover em quatro edições finalizado recentemente lá fora, com roteiros de Grant Morrison e arte de Mikel Janin (Update: a Panini acabou publicando o crossover dentro da revista do Homem de Aço, nas edições #5/63 a 7/65 do título Superman).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: