
A Nemo programa para o início de março A Infância do Brasil, edição ampliada do material escrito e ilustrado pelo quadrinista paranaense José Aguiar. A obra, publicada pela primeira vez em 2017 pela Avec, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2018, vencedora dos prêmios LeBlanc e Minuano de Literatura, e do Troféu HQMix na categoria Adaptação para outras linguagens.
Ao longo dos séculos, as crianças brasileiras sempre precisaram enfrentar violentos obstáculos sociais desde o nascimento. Em uma colonização masculina a partir do século XVI, o ato de nascer era marcado por uma violência tanto sobre a criança quanto sobre a mãe. Ainda no Período Colonial, a posse dos menores era disputada por colonizadores e jesuítas. Crianças abandonadas sempre estiveram nas ruas das principais cidades. Até o final do século XIX, a escravidão tornava as crianças negras objetos pessoais, um problema que afetava, obviamente, também adultos negros. A desigualdade socioeconômica se acentuou com a urbanização crescente no século XX, um problema que continua a assolar o país atualmente.
Foi diante desse contexto de mais de 500 anos que o quadrinista José Aguiar criou imagens impactantes para uma narrativa ilustrada da infância no Brasil. Nas palavras da premiada historiadora Mary Del Priore, a junção dos ricos traços de José Aguiar com essa base histórica torna a obra A Infância do Brasil “simplesmente espetacular”. Esta edição ampliada traz de volta ao mercado uma obra de grande valor artístico, histórico e cultural. Capa cartonada com 128 páginas.
