
A Panini Comics lança este mês O Inescrito – Edição de Luxo – Livro Um, edição que reúne as primeiras 12 edições do título publicado entre 2009 e 2013 nos Estados Unidos pelo selo Vertigo (aqui, DC Black Label) da DC Comics. A série foi indicada a três prêmios Eisner.
A série teve 54 números, mais os especiais #31.1 a #35.1, totalizando 59 edições. Além disso, em 2013, ganhou a graphic novel Tommy Taylor e O Navio que Afundou Duas Vezes (The Unwritten: Tommy Taylor and the Ship That Sank Twice) e, entre 2014 e 2015, o segundo volume da série, O Inescrito – Apocalipse (The Unwritten: Apocalypse), com mais 12 edições. Somando tudo, portanto, a obra completa conta com 72 edições, todas já coletadas no Brasil entre 2012 e 2015 em 13 encadernados simples: dez volumes da série principal, um da graphic novel e dois de O Inescrito – Apocalipse.
Nos Estados Unidos, além dos encadernados/TPBs, o material teve somente a primeira Deluxe Edition, com a segunda anunciada em 2017, mas nunca lançada. Em 2023, também chegou a ganhar um compedium, reunindo metade da série (até a edição #30 e a graphic novel), mas que, por enquanto, também não teve um volume 2. Tecnicamente, portanto, se a Panini Brasil seguir com a coleção, ela provavelmente criará as versões brasileiras das edições de luxo.
Criação de Mike Carey e Peter Gross, este volume conta com os roteiros de Carey e arte de Gross, além da participação de Jimmy Broxton, Kurt Huggins, Zelda Devon, Chris Chuckry e Jeanne McGee na arte-final e nas cores. As capas das edições originais são de Yuko Shimizu, também responsável pela ilustra que estampa este volume (The Unwritten #2).
Tom Taylor passou a vida inteira refém do legado literário de seu pai, Wilson Taylor, que se tornou o autor mais popular no planeta com a extremamente bem-sucedida série de treze volumes contando as aventuras do garoto-mago Tommy Taylor… ao mesmo tempo que destruiu o futuro do próprio filho.
No dia em que o décimo terceiro livro foi publicado, Wilson desapareceu, deixando o jovem Tom sozinho sob a sombra de seu homônimo mais famoso.
Reúne The Unwritten (2009) #1 a 12. Capa dura com 320 páginas.
