
A Piu lança este mês nas livrarias Frankenstein, obra produzida pela artista espanhola Sandra Hernández, que adapta para os quadrinhos o clássico de Mary Shelley (1797-1851).
Direcionado ao público infantojuvenil, o material foi publicado originalmente em 2023 na Espanha pela Bang Ediciones, tanto em francês quanto em espanhol, através do selo ClasiComix, linha que já conta com outras adaptações como Dr. Jekyll & Mr. Hyde, A Ilha do Tesouro (ambos de Robert Louis Stevenson), Drácula (de Bram Stoker), Sherlock Holmes (de Arthur Conan Doyle) e Orlando (de Virginia Woolf).


Frankenstein, uma jovem estudante de medicina, é fascinada pelos segredos do universo. Depois de vários experimentos, consegue dar vida a uma criatura composta por cadáveres dissecados. Ao finalizar sua terrível criação, foge do laboratório. A criatura, rejeitada por sua criadora e por toda a humanidade, sente o ódio e a sede de vingança nascerem dentro dela.
A obra de Mary Shelley coincide com o crescente materialismo científico do início do século XIX, que fomentava a ideia de que o homem alcançaria finalmente a divindade, como revela o subtítulo escolhido pela autora: “Frankenstein ou O Prometeu Moderno”.
Sandra Hernández nos faz ver facetas que passavam despercebidas neste clássico, embora talvez algumas delas sejam as mais relevantes: o mistério da vida, a condição humana e suas vicissitudes. Tudo isso acompanhado de uma suntuosa adaptação visual. Capa dura com 92 páginas.
