
A Darkside lançou nas livrarias Morro da Favela, obra nacional escrita e ilustrada pelo premiado quadrinista André Diniz. Publicado pela primeira vez em 2011 pela Barba Negra em parceria com a Leya Brasil, o material foi vencedor do prêmio HQMix nas categorias “Melhor Edição Especial Nacional” e “Melhor Roteirista Nacional”, e depois disso ganhou o mundo, com edições publicadas na Inglaterra, França, Portugal, Polônia e Peru.
Morro da Favela é uma narrativa necessária para se entender o dia a dia das comunidades do Rio de Janeiro. Essa HQ é contada do ponto de vista de um morador que buscou na fotografia sua identidade e acabou produzindo um registro que entrou para a história da cultura brasileira.
Ao investigar as origens da comunidade em que nasceu, o fotógrafo Maurício Hora, morador do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, pesquisou a história do local e descobriu que ela era a primeira favela brasileira, surgida em 1897, ao ser ocupada por soldados que haviam combatido na Guerra de Canudos, na Bahia.

Nascido em 1968, Maurício foi criado pelos avós paternos até aos 6 anos, pois o pai, um dos primeiros traficantes da cidade, passou algumas temporadas na prisão e a mãe não tinha como sustentá-lo junto com seus irmãos. Ele cresceu sem ter autorização para brincar fora de casa. Na adolescência, quando começou a trabalhar como ourives, foi pago com uma câmera fotográfica por um dos serviços que fez. Isso mudou sua vida, tornando-o um observador atento do cotidiano da favela, seja em sua crueza, seja em sua beleza.
Uma galeria de fotos feitas por Maurício Hora, biografado e protagonista da obra, completa esta edição especial, que chega com uma nova cara e em grande estilo. Esta é a versão definitiva desse clássico do quadrinho nacional, sucesso dentro e fora do país, e um sincero retrato da vida nas favelas cariocas. Capa dura com 176 páginas.
