O Eternauta: Segunda Parte, de Oesterheld e Solano López

A Pipoca & Nanquim lança no final de julho O Eternauta – Segunda Parte, edição remasterizada com a sequência de um dos maiores clássicos das HQs mundiais, produzida pelos argentinos Héctor G. Oesterheld (1919-1977/78) e Francisco Solano López (1928-2011), a mesma dupla criativa original. O material foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2013 pela Martins Fontes.

Surgido na Argentina no final da década de 1950, e adaptado recentemente como uma série de sucesso da Netflix, O Eternauta é um clássico de primeira grandeza na cronologia global dos quadrinhos, que inspira ainda hoje milhares de leitores, fãs e estudiosos com sua narrativa de ficção científica madura e inconfundivelmente latino-americana.

Lançada 15 anos depois da conclusão da obra original, esta sequência reuniu pela última vez a brilhante dupla formada pelo desenhista Francisco Solano López e pelo roteirista Héctor Germán Oesterheld, que na época havia entrado na clandestinidade por conta de sua militância contra a ditadura militar argentina, o que o levou a intensificar ainda mais o subtexto político da HQ.

A trama se inicia exatamente onde o primeiro O Eternauta termina, com o próprio Oesterheld, como personagem, apavorado pela história que lhe fora relatada por um misterioso viajante da eternidade chamado Juan Salvo. Ele faz um alerta ao Juan do presente e seus companheiros sobre a tragédia que os aguarda, mas o grupo acaba preso em uma dobra espaço-temporal que os transporta para um futuro remoto, no qual o mundo virou ruínas e a sociedade, reduzida a um estado primal, agora é dominada por um ditador de outro mundo.

Meses antes da publicação do último capítulo, Oesterheld desapareceu por definitivo nas mãos do governo militar, nos deixando O Eternauta – Segunda Parte como seu clamor final por uma ideia de resistência coletiva e construção de um futuro melhor.

Publicada pela primeira vez entre 1976 e 1978 na revista Skorpio, esta é a emocionante continuação da obra definitiva das HQs argentinas! Paratextos assinados pelo escritor portenho Juan Mattio e pelo desenhista José Muñoz completam a edição. Capa dura e slipcase com 220 páginas.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo