Contos Picarescos, Desvio, O Deus Vagamundo, Capucin e outras 12 obras

O selo HQueria da Alta Books programou 16 novas obras, que vão desde HQs europeias, italianas, portuguesas e até mexicanas, trazendo autores como os irmãos Brizzi, Fabrizio Dori, Florence Dupré la Tour, Éric Salch, Grégory Mardon, Zanzim, Augusto Mora e muitos outros. Confira os detalhes:

Contos Picarescos

Foi em 1832 que o grande escritor Honoré de Balzac começou a escrever Les cent contes drolatiques. Uma mudança de estilo, uma quebra de tom, que surgiu como uma homenagem a Rabelais, por quem tinha grande admiração. Por fim, Balzac escreveu apenas trinta. São histórias lépidas e engraçadas, truculentas e satíricas, cujo desenrolar geralmente ocorre em Touraine, no século XV. Gaëtan e Paul Brizzi escolheram quatro desses contos: A Bela Impéria, no qual o leitor se pergunta se um jovem frade conseguirá resistir à beleza encantadora da bela Impéria; O Pecado Venial, no qual a bela Blanche d’Azay-Le-Ridel aprenderá a diferenciar o pecado mortal do pecado venial; O Herdeiro do Diabo, no qual dois irmãos gananciosos aprendem que ser pastor não faz de ninguém um cordeiro; A Condestável, no qual uma condessa utiliza diferentes estratagemas para escapar dos ciúmes do marido e encontrar seu amante.

Autoria: Paul e Gaëtan Brizzi, adaptação livre da obra de Balzac
Publicação original: Les Contes Drolatiques (Futuropolis, 2021, França)
Estrutura: capa cartonada com 128 páginas

Desvio

É verão. Seus pais saíram de férias. Seus amigos também. Sua namorada pediu um tempo. Miguel tem a casa inteira só para ele. Passa o tempo vendo TV, jogando no computador, lendo o Código de Trânsito. O mundo lá fora parece estático em meio ao calor. “Tudo que eu quero é que nada aconteça. Que tudo permaneça como está. O planeta tranquilo. Com sua lei da gravidade, suas leis de trânsito.” Para onde este desvio vai levar? Vencedor dos prêmios Amadora BD, Melhor Obra de Ilustrador Português (2020) e Vinhetas d’Ouro 2020, Obra Revelação da Banda Desenhada Portuguesa (2021). Listado entre os 20 melhores livros de 2020 pelo jornal Expresso, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (Portugal) e com menção honrosa no Prêmio Jorge Magalhães de Argumento para Banda Desenhada (2021).

Autoria: Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho
Publicação original: Desvio (Planeta Tangerina, 2020, Portugal)
Estrutura: capa cartonada com 200 páginas

O Deus Vagamundo

Atualmente um humano imortal, o ex-sátiro de Dionísio na Antiguidade empreende uma jornada em busca de recuperar sua forma original. Uma versão contemporânea e fascinante da mitologia grega. Nessa história onírica, seguindo os passos de um herói semelhante a um sátiro chamado Eustis, ele realiza uma série de encontros com divindades antigas e suas contribuições, que servem como marcos na jornada iniciática de seu deus errante. Em busca de seu status perdido como sátiro, Eustis carrega seu estado de imortalidade por milênios, desfrutando e refletindo a embriaguez diária que é sua razão de ser ― ele foi discípulo de Dionísio, o famoso deus do vinho. E precisou esperar até o século XXI, desprovido de qualquer utopia paradisíaca, e passar por essa sucessão de encontros, para finalmente encontrar um caminho de volta ao seu mundo!

Autoria: Fabrizio Dori
Publicação original: Il dio vagabondo (Oblomov Edizioni, 2018, Itália)
Estrutura: capa cartonada com 160 páginas

Capucin

Quando o jovem Capucin, filho do cavaleiro Galvão, se dá conta de que sua família nobre está arruinada, ele parte à aventura, decidido a se vingar do mundo inteiro. Mas, apesar de seus esforços, a situação só piora… Recrutado à força com milhares de crianças pobres e esfarrapadas, Capucin logo passa a servir os soldados mais vis e os desígnios do infame Boca Dourada. Revisitando com humor os romances de cavalaria, a autora escreve aqui um Oliver Twist medieval e psicodélico.

Autoria: Florence Dupré la Tour
Publicação original: Capucin (Gallimard, 2006-2008, 2023, França)
Estrutura: capa cartonada com 320 páginas

O Ladrão de Livros

Nos anos 50, a cena cultural parisiense é dominada pelo existencialismo de SartreDaniel, um jovem apaixonado por livros e pela poesia, tem um segredo: ele não só ama livros, como também os rouba. Quando lhe pedem que recite um poema de sua autoria no famoso Café Serbier, o centro da nata literária de Paris, Daniel recita um poema italiano como seu. Essa ousadia leva Daniel a um grupo de artistas boêmios, libertários e marginalizados. Uma narrativa eletrizante sobre o desejo por reconhecimento, a linha tênue entre o sucesso e a queda, e os perigos da impostura.

Autoria: Alessandro Tota e Pierre Van Hove
Publicação original: Le Voleur de livres (Futuropolis, 2015, França)
Estrutura: capa cartonada com 176 páginas

Os Miseráveis

Todos nós conhecemos as histórias dos personagens de Os Miseráveis. A vida do pobre Jean Valjean que um dia roubou um pão, ficou preso durante 19 anos e durante toda a vida tentou pagar por seus pecados; a da pequena Cosette, órfã e criada pelo lixo de Thénardier; a do obstinado defensor da justiça, Javert, que é um adorador fervoroso das leis; a de Marius, um jovem intelectual boêmio e amante de Cosette; a de Gavroche, o retrato do menino de rua parisiense. Já sabemos essas histórias, ainda não conhecemos e tampouco poderíamos imaginar esta edição. Engraçada e trágica, esta edição oferece uma visão pessoal e excêntrica de Os Miseráveis. A relevância do tema permanece inegável, por isso é que Éric Salch exagera os traços, acrescenta anacronismos e absurdos para nos fazer rir do drama e do terrível desta tragédia romântica.

Autoria: Éric Salch, baseado na obra de Victor Hugo
Publicação original: Les Misérables (Glénat, 2021, França)
Estrutura: capa cartonada com 192 páginas

No Escuro da Floresta

Nada mais é o mesmo. O mundo como o conhecemos parece ter mudado: não há mais eletricidade ou gasolina, trens e aviões não circulam mais. Os rumores estão circulando, as pessoas estão fugindo. Nell e Eva, de dezessete e dezoito anos, sempre viveram na casa da família, no coração da floresta. Quando a civilização entra em colapso e seus pais desaparecem, as duas irmãs ficam sozinhas, determinadas a sobreviver. Sua paixão pela dança e pela leitura permanece viva até hoje. Mas diante do desconhecido, elas terão que aprender a crescer de forma diferente, a lutar e a confiar na floresta que as cerca, repleta de riquezas inesgotáveis.

Autoria: Lomig, baseado no romance de Jean Hegland
Publicação original: Dans la forêt (Sarbacane, 2019, França)
Estrutura: capa cartonada com 160 páginas

A Amiga Genial – Vol.1

Aquele gesto mudou tudo entre nós. Para sempre. Esta é a história da amizade entre Raffaella Cerullo e Elena Greco. Lila e Lenu. Um vínculo indissociável que começa em 1950, com duas meninas que dão as mãos uma à outra, em um bairro humilde da periferia napolitana, e acompanha toda a existência de ambas. Até que ocorre um misterioso desaparecimento, a última tentativa de fazer com que uma perca os rastros da outra. Uma viagem envolvente pelas imagens do romance que tem cativado leitores de todo o mundo, por meio do olhar e da sensibilidade artística de Mara Cerri, uma das mais renomadas ilustradoras contemporâneas, e da maestria narrativa de Chiara Lagani, dramaturga e intérprete da companhia de teatro Fanny & Alexander. Uma transposição apaixonada que, ao explorar o potencial expressivo da linguagem dos quadrinhos, revela a obra mais icônica de Elena Ferrante sob novos ângulos.

Autoria: Chiara Lagani e Mara Cerri, baseado na obra de Elena Ferrante
Publicação original: L’amica geniale Vol.1 (Coconino Press, 2022, Itália)
Estrutura: capa cartonada com 256 páginas

A Fuga

Seria a grama mais verde em outro lugar? Um homem de quarenta e poucos anos, casado e com dois filhos, leva uma vida bem ajustada, cumprindo a sua rotina diária em uma grande cidade ocidental à beira-mar. Um dia, é atraído pelo horizonte marítimo que surge entre dois edifícios, uma perspectiva esquecida, que o inspira a dar um pequeno passo que se torna um grande salto. O impassível quarentão nunca mais voltará a dar seus pequenos passos…

Autoria: Grégory Mardon
Publicação original: L’échappée (Futuropolis, 2015, França)
Estrutura: capa cartonada com 226 páginas

A Ilha das Mulheres

Quando um Don Juan se vê preso em uma ilha de mulheres… Céleste Bompard é um “Coq en l’air”, um ás da acrobacia. Sua destreza lhe rendeu grande sucesso entre o sexo frágil. Alistado quando a Grande Guerra eclodiu, ele era responsável por transportar as cartas que os soldados no front escreviam para suas esposas. Mas durante uma missão, Celeste é vítima de fogo inimigo e cai em uma ilha misteriosa. Forçado a sobreviver neste lugar visivelmente deserto, ele passa seu tédio lendo as cartas que os soldados enviam para suas esposas. Um dia, enquanto caminhava pela área, ele descobre um Jardim do Éden inteiramente povoado por mulheres! Verdadeiras amazonas, tão belas quanto assustadoras, que rapidamente o capturam para substituir seu atual “criador”. Enquanto ele costumava liderar a dança com as mulheres, Celeste se tornou escravo delas.

Autoria: Zanzim
Publicação original: L’île aux Femmes (Glénat, 2015, 2021, França)
Estrutura: capa cartonada com 100 páginas

A Inversão da Curva dos Sentimentos

A vida de Robinson está em crise: seu negócio vai mal, a namorada o deixou e as pessoas ao redor desaparecem. Ele tenta compensar seu tédio com Amandine, sua amante, mas tudo parece estar fora de ordem. E se no verão europeu, eles pudessem sentir na pele as afloradas emoções do outro? Uma fantasia em cores ácidas e prazeres afiados.

Autoria: Jean-Philippe Peyraud
Publicação original: L’inversion de la courbe des sentiments (Futuropolis, 2016, França)
Estrutura: capa cartonada com 192 páginas

De Volta a Liverpool

Imagine: depois de uma década juntos e outra separados, John, Paul, George e Ringo estão em uma situação difícil. Em 1980, a lenda dos Beatles parece ter caído no esquecimento – até mesmo em Liverpool! Mas e se eles resolvessem fazer um retorno épico? Será que os Beatles conseguiriam ressurgir e reconquistar o mundo? Descubra nesta história criativa uma homenagem inesperada à maior banda de todos os tempos!

Autoria: Hervé Bourhis e Julien Solé
Publicação original: Retour à Liverpool (Futuropolis, 2021, França)
Estrutura: capa cartonada com 100 páginas

Joe, a Pirata –
A Vida Fantástica de Marion Barbara Carstairs

Essa é a história real de uma menina que “já se sentia estranha no útero”. Nascida em 1900 em Londres, esta pirata viveu várias vidas. Seu nome era Marion, escolheu Tuffy, mas se reconheceu como Joe. Forjou sua reputação (como um homem faria) e se tornou uma lenda. Siga o destino de uma mulher rica, de charme incandescente, cheia de confiança inabalável e para quem a vida não passava de uma longa fogueira. Joe, a Pirata é uma história em quadrinhos espirituosa, bárbara e sem tabus.

Autoria: Hubert e Virginie Augustin
Publicação original: Joe la Pirata (Glénat, 2021, França)
Estrutura: capa cartonada com 224 páginas

Os Fantasmas da Minha Cidade

Viridiana San Juan viu fantasmas a vida inteira. Eles a assombram, tiram seu sono e a atormentam com sua terrível presença. Quando sua mãe parte para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, longe da violência do bairro onde vivem, as visões sobrenaturais só pioram. Felizmente, Viridiana não está sozinha. Benito e Nicario, seus amigos inseparáveis, os esquisitos, juntam-se a ela para procurar os espectros e tentar capturá-los em vídeo. Quando os valentões roubam sua câmera, os problemas estão apenas começando para Viridiana e seus amigos. Uma perigosa gangue de delinquentes ameaça a tranquilidade da comunidade, e Nicario, cansado do papel de vítima, decide deixar o trio. Mas Viridiana San Juan não deixará que lhe tirem aquilo que mais ama. Este quadrinho usa uma técnica mista expressiva e consegue retratar paisagens e situações dolorosamente reais. A cidade, suas cores, misérias e lutas diárias são encenadas pela habilidade e pelo aguçado poder de observação de Augusto Mora, que apresenta um de seus melhores trabalhos e consolida sua posição como o quadrinista mexicano mais produtivo de sua geração.

Autoria: Augusto Mora
Publicação original: Los fantasmas de mi ciudad (La Cifra Editorial, 2020, México)
Estrutura: capa cartonada com 124 páginas

Os Mascarados

Aqui não há arranha-céus, mas sim palácios barrocos, um sem-fim de escadas e becos com roupas penduradas secando. E embora os vilões não tenham poderes sobrenaturais, isso não quer dizer que sejam menos perigosos: policiais desonestos, políticos corruptos, pequenos delinquentes ― todos orquestrados pela Camorra. Em Nápoles, os super-heróis usam máscaras dos personagens da commedia dell’arte. E quando não estão lutando contra o crime mascarados, cada um tem a sua ocupação: um vendedor de bonecos de presépios que deseja ser reconhecido, uma atriz fracassada, um campeão de boxe sindicalista… Todos eles têm bons motivos para lutar contra a máfia, mas, ao fazerem justiça com as próprias mãos, não se tornam criminosos também?

Autoria: Cheero Deemartsio e Luca Albanese
Publicação original: Les Grimaciers (Sarbacane, 2023, França)
Estrutura: capa cartonada com 144 páginas

Salão Destino

Ao vagar pela rua, um homem triste e oprimido pela rotina de sua vida monótona na Cidade do México avista uma mulher de cabelos ruivos dançando tango em um salão de baile. Sem nada a perder, ele decide entrar e encontra na dança uma nova forma de se conectar consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Salão Destino é uma obra comovente. Com um traço esplêndido, o autor nos leva pela mão através de uma história de autodescoberta através da cor e da dança.

Autoria: Carlos Vélez
Publicação original: Salón Destino (La Cifra Editorial, 2016, México)
Estrutura: capa cartonada com 48 páginas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo