
A Devir, sob o selo Tsuru, lança em fevereiro Showa – Uma História do Japão – 1939-1944, segundo volume do mangá escrito e ilustrado por Shigeru Mizuki (1922-2015), o mesmo autor de Hitler, Marcha para a Morte! e NonNonBa. Publicada originalmente entre 1988 e 1989 pela Kodansha, a obra gerou oito volumes no Japão. Nos Estados Unidos, o material foi publicado entre 2013 e 2015 pela Drawn & Quarterly em quatro edições, assim como está prevista a coleção brasileira.
Showa – Uma História do Japão: 1939-1944 é o segundo volume do retrato histórico meticulosamente pesquisado por Shigeru Mizuki do Japão do século XX. Esta edição mostra a devastadora segunda Guerra Sino-Japonesa, o ataque a Pearl Harbor e o início da Guerra do Pacífico contra os Aliados.

Quando a Era Showa começou, o próprio Mizuki tinha apenas alguns anos de idade, então suas primeiras memórias coincidem com os primeiros eventos do período. Mizuki traz a história para o reino do pessoal, tornando-a palatável e, de fato, atraente, tanto para o público jovem quanto para os leitores mais maduros.
Ao descrever a militarização que levou à Segunda Guerra Mundial, a posição de Mizuki em relação à guerra é ponderada e muitas vezes francamente crítica – o seu retrato do Massacre de Nanjing pinta claramente o incidente (um tema controverso no Japão) como uma atrocidade.
Em Showa, Mizuki usa seu belo traço, que vai do estilizado ao fotorrealismo, para mostrar como os desenvolvimentos tecnológicos e as mudanças econômicas do país tiveram um papel importante na definição da política externa do Japão no início do século XX. Capa cartonada com 548 páginas.
