Túneis, de Rutu Modan

A WMF Martins Fontes lança no fim do mês Túneis (Tunnels), obra escrita e ilustrada pela premiada quadrinista israelense Rutu Modan, a mesma autora de A Propriedade (confira detalhes no final desta nota). O material foi publicado em 2021 no Canadá e Estados Unidos pela Drawn & Quarterly.

Este é um quadrinho ousado e divertido, que envolve um grupo de personagens inusitado em torno de um objetivo em comum: achar a Arca da Aliança, um dos objetos sagrados mais cobiçados do mundo.

Palestinos e israelenses cavam lado a lado, na esperança de encontrar o artefato que se acreditam ser um canal para Deus. Mas eles não conseguem confiar um no outro: as desconfianças, o preconceito e as falhas de comunicação levam à formação de alianças pelas costas.

Rutu Modan, a mais importante quadrinista de Israel, acredita, porém, que é possível, sim, haver outra aliança: “Sou testemunha de que essas coisas acontecem, agora mesmo, em pequena escala – mínima, mas ainda assim real. Sou testemunha de que isso é possível e de que vale a pena batalhar por isso. Penso, por exemplo, nos meus alunos em Jerusalém, jovens israelenses e palestinos muito talentosos, cheios de ideias e sonhos. Dedico esta edição de Túneis a eles e a todos que vivem e têm suas raízes nesta terra, e que preferem criar e construir em vez de destruir e aniquilar. Sairemos vitoriosos, e nossa vitória será absoluta” (do posfácio escrito à edição brasileira).

Uma sátira fascinante, elogiada por The New York Times, The Guardian e Forbes. O confito Israel x Palestina numa história que envolve humor, drama e suspense. Capa cartonada com 288 páginas.

Confira também os detalhes de A Propriedade (The Property), obra publicada no Brasil em 2015 pela WMF Martins Fontes, lançada pela primeira vez em 2013 na América do Norte também pela Drawn & Quarterly. O material ganhou o Eisner de melhor romance gráfico e o prêmio especial do júri do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França, além de ter sido considerado o melhor livro do ano pelo festival Lucca Comics & Games.

Depois da morte do filho, Regina Segal leva a neta, Mica, a Varsóvia para recuperar uma propriedade da família, perdida durante a Segunda Guerra Mundial. À medida que elas vão conhecendo a moderna Varsóvia, Regina é obrigada a enfrentar as difíceis memórias de seu passado e Mica começa a se perguntar se as razões da viagem não seriam diferentes do que a avó a levara a crer.

Rutu Modan nos põe em contato com um mundo povoado por velhos rabugentos, funcionários públicos espertalhões e mulheres teimosas – um mundo cujo realismo se expressa ora no comportamento absurdo das pessoas, ora nas complexas consequências de seus sacrifícios. A sagacidade de Modan reflete perfeitamente no estilo claro e linear de seus traços, ao passo que um colorido sutil, quase pastel, complementa as nuances verossímeis de sua caracterização.

Profundo e penetrante, elegante e sutil, A Propriedade é um triunfo gráfico e narrativo que consolida a inserção de Modan no rol dos maiores quadrinistas da atualidade. Uma história de família, segredos e amor. Capa cartonada com 224 páginas.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo