
A Pipoca & Nanquim lança no fim do mês o terceiro volume de Blueberry – Edição Definitiva, série em quatro volumes que reúne de forma integral a clássica saga escrita por Jean-Michel Charlier (1924-1989) e ilustrada por Jean Giraud (1938-2012), o aclamado Moebius, o mais influente nome dos quadrinhos franceses. O material é publicado e republicado originalmente há décadas pela franco-belga Dargaud.
No terceiro capítulo da saga, encontramos Blueberry expulso da cavalaria e encarcerado na intransponível Prisão Militar de Francisville, após ter sido falsamente acusado de tentar se apoderar do tesouro confederado. Como nosso ardiloso anti-herói fará para escapar dessa situação e livrar-se de sua nomeação como inimigo público? Fugindo de chavões e lugares-comuns, as respostas para essas e outras perguntas são tão inventivas e impressionantes, que só poderiam mesmo ter saído da mente criativa de Charlier, cujos roteiros, cada vez mais ousados e repletos de reviravoltas, alcançam a plena maturidade temática e artística.

Blueberry – Edição Definitiva – Volume 3 traz também o chamado “ciclo dos índios”, uma das fases mais elogiadas pelos fãs do personagem, na qual o ex-tenente, agora procurado em todo o país, junta-se a uma tribo de navajos e, aderindo aos costumes indígenas, adota o nome de Tsi-Na-Pah (“Nariz-Quebrado”). Neste momento, Giraud, já totalmente consumido por seu duplo místico “Moebius”, encontra-se no auge do traço dinâmico, das cores quentes e dos leiautes engenhosos que consolidariam seu nome como um dos maiores artistas do século 20.
Este terceiro volume da saga compila as edições integrais francesas 6 e 7 que reúnem os álbuns: O Fora da Lei, Angel Face, Nariz-Quebrado, A Longa Marcha, A Tribo Fantasma, A Última Cartada e O Fim da Trilha, além de vários textos de apoio, dissecando cada uma das histórias, e diversos outros materiais extras, como rascunhos, capas e até trechos dos roteiros originais.
A coleção perfeita, tanto para os amantes do faroeste quanto para os não iniciados que queiram mergulhar de cabeça no universo vasto e apaixonante de Charlier e Giraud! Capa dura com 388 páginas.
