Clássicos X-Men Omnibus

A Panini Comics lança este mês Clássicos X-Men Omnibus, edição da linha Marvel Omnibus que reúne as histórias backup e trechos do título Classic X-Men publicados originalmente entre 1986 e 1990 nos Estados Unidos pela Marvel Comics. Boa parte do material é inédita no Brasil.

Com roteiros de Chris Claremont, Mary Jo Duffy, Ann Nocenti, Tom Orzechowski, Daryl Edelman e Fabian Nicieza, a arte é de John Bolton, com Dave Cockrum, James Fry, Jim Sherman, Tom Morgan, John Romita Sr., Bob Layton, Chuck Patton, Kieron Dwyer, June Brigman, Mark Bright, Rick Leonardi, Kyle Baker, Jim Lee, Jim Fern, Mike Collins, Dave Ross, Sam Grainger, Jack Abel, Mike Esposito, Josef Rubinstein, Bob Layton, Dan Green, Terry Austin, Roy Richardson, Bob McLeod e Hilary Barta, acompanhados pelas cores de Glynis Oliver, Petra Scotese, Nel Yomtov, Elaine Lee, Michelle Wrightson, Paul Becton, Evelyn Stein, Michael Higgins, Chris Scheele, Mike Rockwitz, Gregory Wright e Bob Sharen.

Já os trechos extraídos do material clássico têm roteiros de Claremont, Len Wein, Bill Mantlo e John Byrne, com arte de Cockrum e Byrne, acompanhados por Bob McLeod, Sam Grainger, Frank Chiaramonte, Bob Layton, Dan Green, Terry Austin e Ricardo Villamonte, com as cores de Phil Rachelson, Petra Scotese, Don Warfield, Janice Cohen, Michele Wolfman, Bonnie Wilford, Andy Yanchus, Mary Titus, Glynis Oliver e Françoise Mouly. A capa é de Arthur Adams (Classic X-Men #1), com novas cores de Peter Steigerwald.

Em 1986, a Marvel lançou nos EUA Classic X-Men, uma série que reimprimiu a era dos “Novos e Diferentes X-Men”, mas com uma reviravolta! Novas histórias de apoio deram corpo aos contos da década de 1970 e se aprofundaram na vida dos personagens, e páginas inéditas de histórias foram inseridas nas reimpressões, expandindo momentos-chave e plantando as sementes para histórias futuras!

Agora, todo esse material recriado é reunido pela primeira vez em um só volume, com comparações e artigos de texto explicando o que foi alterado ou adicionado e por quê! É uma obra perfeita e indispensável para a sua coleção de Fabulosos X-Men!

Amizades são forjadas, aliados são lamentados e vidas são transformadas nestes raros contos de algumas das HQs mais cultuadas de todos os tempos!

Reúne material de Classic X-Men (1986) #1 a 44 e de Marvel Fanfare (1982) #60. Capa dura e sobrecapa com 1040 páginas.

Classic X-Men #44: último número
com as histórias de apoio

Algumas informações:

Entre 1983 e 1984, a Marvel lançou X-Men Classics, minissérie em três edições que republicou as edições originais #57 a 63 do título X-Men, com páginas adicionais e formato diferenciado. Este foi o embrião de X-Men Classic, novo título criado em 1986 para republicar o material da nova fase dos mutantes iniciada com Giant-Size X-Men #1 e sequenciadas entre Uncanny X-Men #94 e #206 (com exceção das edições #106, #110 e #141-142, essas duas últimas que compreendem a saga Dias de um Futuro Esquecido).

A publicação durou 110 edições, sendo os primeiros 45 números sob o título Classic X-Men e, das edições #46 a 110, alterada para X-Men Classic. A grande novidade, no entanto, eram as histórias de apoio incluídas nas primeiras 44 edições, também sob o comando de Chris Claremont, que complementaram o material clássico. Essas aventuras foram coletadas pela Marvel em 2017, em edição omnibus que serviu de base para esta edição brasileira.

No Brasil, a parte inicial do material foi publicada entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, em formatinho, pela Editora Abril, em seus títulos de linha e nas duas minisséries X-Men Classic. Outras foram publicadas entre 2004 e 2023, em formato americano, como complemento de edições dos X-Men pela Panini. As demais histórias são inéditas em terras tupiniquins. Para maiores detalhes, sugerimos uma visita ao excelente Guia dos Quadrinhos.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo