Showa: Uma História do Japão, de Shigeru Mizuki

A Devir, sob o selo Tsuru, lança em março Showa – Uma História do Japão – 1926-1939, primeiro volume do mangá escrito e ilustrado por Shigeru Mizuki (1922-2015), o mesmo autor de Hitler, Marcha para a Morte! e NonNonBa. Publicada originalmente entre 1988 e 1989 pela Kodansha, a obra gerou oito volumes no Japão. Nos Estados Unidos, o material foi publicado entre 2013 e 2015 pela Drawn & Quarterly em quatro edições, assim como está prevista a coleção brasileira.

Showa – Uma História do Japão – 1926-1939 é o primeiro volume do retrato histórico meticulosamente pesquisado por Shigeru Mizuki do Japão do século XX. Este volume trata do período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, uma época de elevado desemprego e outras dificuldades econômicas causadas pela Grande Depressão.

Quando a Era Showa começou, o próprio Mizuki tinha apenas alguns anos de idade, então suas primeiras memórias coincidem com os primeiros eventos do período. Mizuki traz a história para o reino do pessoal, tornando-a palatável e, de fato, atraente, tanto para o público jovem quanto para os leitores mais maduros.

Ao descrever a militarização que levou à Segunda Guerra Mundial, a posição de Mizuki em relação à guerra é ponderada e muitas vezes francamente crítica – o seu retrato do Massacre de Nanjing pinta claramente o incidente (um tema controverso no Japão) como uma atrocidade.

Showa – 1926-1939 de Mizuki é uma história lindamente contada que acompanha como os desenvolvimentos tecnológicos e a mudança na estabilidade económica do país tiveram um papel na definição da política externa do Japão no início do século XX. Capa cartonada com 528 páginas.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo