
A Panini Comics lança este mês Batman – Gotham 1889 – Edição de Luxo, publicação que reúne as duas clássicas aventuras do Homem-Morcego, Gotham 1889 e Mestre do Futuro, publicadas originalmente sob o selo Elseworlds nos anos 1990 pela DC Comics. A edição ainda traz outras duas aventuras que revisitam a Gotham City do século XIX: uma publicada originalmente em meio ao evento Crise Final e a outra durante o evento Convergência.
Gotham 1889 tem roteiro de Brian Augustyn, arte de Mike Mignola, arte-final de P. Craig Russell e cores de David Hornung. Publicada nos EUA em 1990, a história foi lançada três vezes no Brasil: estreou no mesmo ano, pela Editora Abril, em edição especial; republicada em 2009, no terceiro volume de Batman 70 Anos, pela Panini; e, por fim, ganhou especial em capa dura em 2018 pela Panini, edição que também trouxe a segunda parte da história, Mestre do Futuro.

Mestre do Futuro também tem roteiro de Augustyn, aqui com arte de Eduardo Barreto (1954-2011), acompanhado pelas cores de Steve Oliff. Publicada nos EUA em 1992, a história foi lançada duas vezes no Brasil: estreou no mesmo ano, pela Editora Abril, em edição especial; e foi republicada em 2018, em capa dura, na já citada edição pela Panini.
Já a história A Noite do Morcego, publicada nos EUA em 2008 no especial Countdown Presents: The Search for Ray Palmer: Gotham by Gaslight conta também com roteiro de Augustyn, mas com arte do brasileiro Greg Tocchini, auxiliado pela arte-final de Jesse Delperdang, Derek Fridolfs e Paul Neary, com as cores de outro brasileiro, Rod Reis. A história saiu uma vez no Brasil em 2009, no sétimo número da série Prelúdio para a Crise Final, pela Panini.

Por fim, a história O Retorno do Trovão, em duas partes, publicada nos EUA em 2015 nos dois números da minissérie Convergence: Shazam!, tem roteiro de Jeff Parker, arte de Evan Shaner e cores de Jordie Bellaire. A história saiu uma vez no Brasil em 2016, no especial Convergência – Shazam!, Homem-Borracha e os Combatentes da Liberdade, pela Panini. A capa é de Mignola (A Tale of the Batman: Gotham by Gaslight), com novas cores de Dave Stewart (a colorização original foi de Elizabeth Chadwick).
Como seria a Gotham City do século XIX? Em uma era repleta de mistérios e superstições, como o povo de Gotham reagiria a uma estranha criatura da noite, um vigilante trajado de morcego, temido tanto por criminosos quanto pelos inocentes?

Parte desse povo viveria aterrorizada. Outra, tocaria sua vida tranquilamente. Somente um homem ignoraria a situação… um homem com um único e obsessivo interesse. Seu nome? Ninguém sabe com certeza. A maioria o conhece simplesmente como Jack. Jack, o Estripador.
Batman – Gotham 1889 – Edição de Luxo traz o clássico conflito entre o Homem-Morcego da Era Vitoriana e o Açougueiro de Whitechapel, ao lado de sua aclamada sequência, na qual o Cavaleiro das Trevas encontra um enlouquecido visionário determinado a impedir que Gotham City adentre o século 20.
Além das duas histórias extras, completam a edição uma introdução de Bryan Augustyn escrita em 2020, na ocasião desta republicação nos EUA, além de extras com artes promocionais dos quadrinhos e da adaptação animada produzida em 2018.
Reúne A Tale of the Batman: Gotham by Gaslight (1990), Batman: Master of the Future (1992), Countdown Presents: The Search for Ray Palmer: Gotham by Gaslight (2008) e Convergence: Shazam! (2015) #1-2. Capa dura com 200 páginas.
