Batman: Gotham 1889 em edição de luxo

A Panini Comics lança este mês Batman – Gotham 1889 – Edição de Luxo, publicação que reúne as duas clássicas aventuras do Homem-Morcego, Gotham 1889 e Mestre do Futuro, publicadas originalmente sob o selo Elseworlds nos anos 1990 pela DC Comics. A edição ainda traz outras duas aventuras que revisitam a Gotham City do século XIX: uma publicada originalmente em meio ao evento Crise Final e a outra durante o evento Convergência.

Gotham 1889 tem roteiro de Brian Augustyn, arte de Mike Mignola, arte-final de P. Craig Russell e cores de David Hornung. Publicada nos EUA em 1990, a história foi lançada três vezes no Brasil: estreou no mesmo ano, pela Editora Abril, em edição especial; republicada em 2009, no terceiro volume de Batman 70 Anos, pela Panini; e, por fim, ganhou especial em capa dura em 2018 pela Panini, edição que também trouxe a segunda parte da história, Mestre do Futuro.

Batman: Mestre do Futuro

Mestre do Futuro também tem roteiro de Augustyn, aqui com arte de Eduardo Barreto (1954-2011), acompanhado pelas cores de Steve Oliff. Publicada nos EUA em 1992, a história foi lançada duas vezes no Brasil: estreou no mesmo ano, pela Editora Abril, em edição especial; e foi republicada em 2018, em capa dura, na já citada edição pela Panini.

Já a história A Noite do Morcego, publicada nos EUA em 2008 no especial Countdown Presents: The Search for Ray Palmer: Gotham by Gaslight conta também com roteiro de Augustyn, mas com arte do brasileiro Greg Tocchini, auxiliado pela arte-final de Jesse Delperdang, Derek Fridolfs e Paul Neary, com as cores de outro brasileiro, Rod Reis. A história saiu uma vez no Brasil em 2009, no sétimo número da série Prelúdio para a Crise Final, pela Panini.

A Noite do Morcego

Por fim, a história O Retorno do Trovão, em duas partes, publicada nos EUA em 2015 nos dois números da minissérie Convergence: Shazam!, tem roteiro de Jeff Parker, arte de Evan Shaner e cores de Jordie Bellaire. A história saiu uma vez no Brasil em 2016, no especial Convergência – Shazam!, Homem-Borracha e os Combatentes da Liberdade, pela Panini. A capa é de Mignola (A Tale of the Batman: Gotham by Gaslight), com novas cores de Dave Stewart (a colorização original foi de Elizabeth Chadwick).

Como seria a Gotham City do século XIX? Em uma era repleta de mistérios e superstições, como o povo de Gotham reagiria a uma estranha criatura da noite, um vigilante trajado de morcego, temido tanto por criminosos quanto pelos inocentes?

O Retorno do Trovão

Parte desse povo viveria aterrorizada. Outra, tocaria sua vida tranquilamente. Somente um homem ignoraria a situação… um homem com um único e obsessivo interesse. Seu nome? Ninguém sabe com certeza. A maioria o conhece simplesmente como Jack. Jack, o Estripador.

Batman – Gotham 1889 – Edição de Luxo traz o clássico conflito entre o Homem-Morcego da Era Vitoriana e o Açougueiro de Whitechapel, ao lado de sua aclamada sequência, na qual o Cavaleiro das Trevas encontra um enlouquecido visionário determinado a impedir que Gotham City adentre o século 20.

Além das duas histórias extras, completam a edição uma introdução de Bryan Augustyn escrita em 2020, na ocasião desta republicação nos EUA, além de extras com artes promocionais dos quadrinhos e da adaptação animada produzida em 2018.

Reúne A Tale of the Batman: Gotham by Gaslight (1990), Batman: Master of the Future (1992), Countdown Presents: The Search for Ray Palmer: Gotham by Gaslight (2008) e Convergence: Shazam! (2015) #1-2. Capa dura com 200 páginas.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo