
A Pipoca & Nanquim lança em dezembro o segundo volume de Blueberry – Edição Definitiva, série em quatro volumes que reúne de forma integral a clássica saga escrita por Jean-Michel Charlier (1924-1989) e ilustrada por Jean Giraud (1938-2012), o aclamado Moebius, o mais influente nome dos quadrinhos franceses. O material é publicado e republicado originalmente há décadas pela franco-belga Dargaud.
Neste segundo volume da série, quando todos pensavam que os esforços de Blueberry haviam sido suficientes para impedir um massacre e assegurar a paz entre brancos e indígenas, eis que o destino o coloca sob as ordens do general McAllister, um oficial autoritário que vê o extermínio dos povos nativos dos EUA como algo glorioso. Também conhecido “Cabeça-Amarela”, o general sonha com fama e renome, e fará de tudo para alcançá-los, mesmo que isso signifique uma chacina de milhares de inocentes.
Vítima desse mesmo autoritarismo, Blueberry é transferido para ser xerife na cidade de Palomito, e cai nas tramoias de um vigarista chamado Luckner, cujas histórias sobre uma fabulosa mina de ouro parecem boas demais para ser verdade…

Depois, mais uma vez a carreira militar coloca o tenente em risco, quando ele recebe uma missão de extrema importância, que é recuperar o tesouro dos confederados que se encontra em algum lugar do México. Para tanto, precisa “apenas” fingir ser um criminoso, entrar no país clandestinamente e efetuar o resgate sem qualquer apoio oficial, contando única e exclusivamente com a ajuda de seus velhos parceiros, Jimmy Mc Clure e Red Neck!
Este segundo volume da saga reúne as edições integrais francesas 4 e 5, que trazem seis álbuns: General Cabeça-Amarela, A Mina do Alemão Perdido, O Espectro das Balas de Ouro, Chihuahua Pearl, O Homem que Valia 500.000 Dólares e Balada para um Caixão, todos, até então, inéditos no Brasil.
No início de cada etapa de um integral francês, entra um vasto conteúdo extra que conta os bastidores da concepção do personagem e dos seus inesquecíveis coadjuvantes, além da contextualização da época e a maneira como seus criadores se envolveram com a obra. Capa dura com 388 páginas.
