Uluru: Crônicas do Tempo e do Espaço & O Pescador de Memórias

A Quadriculando está lançando nas livrarias duas novas publicações: a graphic novel portuguesa Uluru – Crônicas do Tempo e do Espaço (que já está à venda) e o álbum luso-brasileiro O Pescador de Memórias (em pré-venda). Confira os detalhes:

Uluru – Crônicas do Tempo e do Espaço

Uluru é um projeto claramente ambicioso e muito bem estruturado. Mas, mais do que isso, é uma boa história, que nos leva à ficção científica pós-apocalíptica cruzada com reflexões sobre genética, robótica e inteligência artificial. Uma mistura que funciona bem, num mundo futuro novo primitivista onde uma humanidade renascida tem de aprender a existir, com o apoio de robôs benévolos que os guiam equilibrando o saber do passado com o inesperado desta terra futura.

O jovem Uluru foge de casa e da supervisão das duas entidades cibernéticas que o educaram e atravessa a Austrália em busca de outros humanos como ele, procurando superar o longo luto e o sentimento de perda que carrega. Esta história em quadrinhos é auto-conclusiva, mas abre as portas, no epílogo, para uma segunda parte.

Criação e roteiro: Marco Fraga da Silva
Arte: Matthieu Pereira
Cores: Sofia Pereira
Data de lançamento: abril/2023
Estrutura: capa cartonada com 160 páginas

O Pescador de Memórias

O Pescador de Memórias, com roteiro do português Miguel Peres e desenhos da brasileira Majory Yokomizo, foi editado originalmente em 2021 no Reino Unido pela Blue Fox Comics e mais tarde em Portugal pela Kingpin Books. Desde seu lançamento, a HQ venceu em 2022 o prêmio de ‘Melhor Argumento de Autor Português’ no Vinhetas d’Ouro e foi indicado para ‘Melhor Argumento’ e ‘Melhor Publicação Nacional’ nos XIX Troféus Central Comics.

O idoso Lethe, o protagonista da história, sofre de Alzheimer e está perdendo as suas próprias memórias, de uma hora para outra, sem que consiga evitar. Mesmo assim, ainda se aventura a tentar pescar as memórias que nadam nesse imenso mar do esquecimento. Mas essa é uma tarefa que vai sendo cada vez mais difícil. E se pensarmos que todos nós somos o resultado das memórias e vivências passadas, é fácil de perceber como Lethe se encontra à deriva da sua própria vida e autoconhecimento. Miguel Peres aborda com sensibilidade – mas sem se tornar piegas – a questão da doença de Alzheimer. Já em termos visuais, a experiência em O Pescador de Memórias é bastante agradável por conta da paleta de cores suaves que nos faz imergir neste universo visual. A forma como as cores são aplicadas por Majory Yokomizo, em aquarela, dão toda a harmonia e sensibilidade que o argumento pedia.

Roteiro: Miguel Peres
Arte: Majory Yokomizo
Data de lançamento: setembro/2023
Estrutura: capa cartonada com 68 páginas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo