Após campanhas bem-sucedidas no Catarse, a Saicã trouxe ao Brasil dois títulos publicados originalmente na Itália pela Sergio Bonelli Editore: Bella & Bronco, com roteiros de Gino D’Antonio (1927-2006), cujas primeiras oito histórias (de um total de 16) foram publicadas no Brasil entre 1990 e 1991 pela Editora Globo, agora finalmente em versão completa em quatro volumes; e Adam Wild, maxissérie com roteiros do elogiado Gianfranco Manfredi, com seis volumes até o momento (até a 19 italiana de um total de 26). Confira os detalhes (agradecimentos especiais ao blog Blueberry, Uma Lenda do Oeste que nos cedeu algumas imagens):

Bella & Bronco – Vol.1
Os Trapaceiros
Arte: Gino D´Antonio
Bronco entra no salão de Bella Madigan no meio de uma confusão com o envolvimento de Hasselmann, que investiga uma importante carga roubada durante a Guerra Civil. A partir desse encontro, e após um fato extremo, os dois protagonistas tornam-se parceiros e também passam a seguir a pista do carregamento. Após uma louca corrida cheia de aventura, eles são acusados de um crime e são presos por Hasselmann, que, no entanto, tem planos para eles…
Caça ao Ladrão
Arte: Renato Polese
Bella e Bronco, perseguindo o ladrão e seu saque, chegam a Atlanta, onde descobrem a verdadeira identidade do mesmo e suas intenções. Entre locomotivas, a guerra e Apaches, a situação continua fervendo…
Águas do Sul
Arte: Alessandro Chiarolla
A caça ao carregamento continua e chega ao fim. Acaba em uma baía no Porto de Charleston, depois que Bella, junto com apoio de um amigo, consegue momentaneamente recuperar a carga. Entretanto, a caçada e aventura continuam…
Terra Selvagem
Arte: Renato Polese
A perseguição agora envolve, também, a intenção de evitar que outra carga passe dos sulistas para os Apaches. Em uma trama no meio da Guerra Civil e dos índios, a aventura segue de forma, literalmente, explosiva…
Conteúdo: Bella & Bronco (1984) #1 a 4 (1984)
Capa: Gino D’Antonio (Bella & Bronco #3)
Estrutura: capa cartonada com 288 páginas
Data de lançamento: maio/2022

Bella & Bronco – Vol.2
Clamores de Batalha
Arte: Renato Polese
Entre fugir de um forte, agora em estado de abandono, ou fugir com uma tropa que pensa mais em beber do que se defender, ou ainda recuar para um antigo abrigo, Bella e Bronco conseguem se reencontrar com o inimigo que certamente não está indo bem desta vez, tendo em vista que os Apaches pensam dele agora….
Areias Ardentes
Arte: Renato Polese
Na prática, a serviço do Exército do Norte, Bella e Bronco acabam se envolvendo na Guerra Civil e passam a outra aventura. Escapando das emboscadas de um espião sulista e conhecendo um oficial com atitudes nada comuns. Mas, finalmente, decidem avançar para o oeste, fora da briga da guerra…
Diligência Infernal
Arte: Alessandro Chiarolla
Depois de abandonar as confusões entre Norte e Sul, Bella e Bronco tentam chegar ao fatídico Oeste. Mas, obviamente, o caminho não é tão simples, especialmente se eles tiverem que dividir a viagem com dois ex-presidiários e com uma senhora estranha. Fugindo de armadilhas, chegarão a São Francisco, onde poderão desfrutar de, pelo menos, uma semana de merecido descanso…
Face Falsa
Arte: Renato Polese
Mais tranquilos, em São Francisco, Bella e Bronco tentam desfrutar de um bom hotel, bons jantares em ótimos restaurantes, roupas bonitas e charutos caros. Entretanto, se envolvem com um suspeito de um crime que afirma ser inocente. Bronco decide ajudá-lo e, então, a tranquilidade logo vai embora…
Conteúdo: Bella & Bronco (1984) #5 a 8 (1984/1985)
Capa: Gino D’Antonio (Bella & Bronco #7)
Estrutura: capa cartonada com 288 páginas
Data de lançamento: maio/2022

Bella & Bronco – Vol.3
Panamá
Arte: Renato Polese
No rastro do ouro do padre Pierre, Bella e Bronco vão ao Panamá, onde, em uma espécie de caça ao tesouro, seguem os movimentos de Pitágoras. Com a ajuda de um capitão de navio siciliano, a selva panamenha não terá segredos para eles, que acabarão encontrando o ladrão. É uma pena, para ele, que tenha se achado como um verdadeiro Napoleão antes dos tempo…
Perigo Amarelo
Arte: Gaspare e Gaetano Cassaro
Em Chinatown, São Francisco, eles encontram os terríveis inimigos: Caranguejo Negro e os Lanternas Vermelhos. O chefe destes últimos tem uma filha, caprichosa, que se apaixona por Bronco e o sequestra para satisfazer seus desejos. Ele não é a favor, mas mesmo assim, o pai dela decide, dada as qualidades de Bronco, usá-lo para silenciar a gangue rival. Só que entre várias traições, jogos duplos e reviravoltas dignas de um carnaval chinês, ambas as gangues terminarão mal…
O Homem da Sierra
Arte: Giovanni Freghieri
Bella e Bronco têm todo o interesse em deixar São Francisco, tendo os chineses por trás deles. Graças a Hasselmann, que lhes oferece uma missão, eles se mudam para a Sierra, no rastro de um ex-oficial do norte acusado de traição. Entre garimpeiros e a vida no campo, eles terão uma ideia diferente do oficial e tentarão ajudá-lo…
Traição
Arte: Renato Polese
Bella e Bronco querem provar a inocência do capitão Rafelson e, para isso, partem na trilha do tenente Hooligan, agora capitão e comandante da prisão de Raversburg, destinada a prisioneiros de guerra e onde está o único sobrevivente do desastre de Harris Ford. Para conhecê-lo, Bronco será preso e lá receberá a confissão de sua traição. Com a ajuda de Bella e da recente invenção do Popoff, ele poderá escapar da prisão…
Conteúdo: Bella & Bronco (1984) #9 a 12 (1985)
Capa: Gino D’Antonio (Bella & Bronco #11)
Estrutura: capa cartonada com 288 páginas
Data de lançamento: novembro/2022

Bella & Bronco – Vol.4
Fuga no Pântano
Arte: Renato Polese
Bella e Bronco, em fuga pelos pântanos, não podem escapar de seus perseguidores e desta vez é Bella quem acaba em Raversburg. Felizmente, Popoff ainda está por aí e, com a ajuda de uma ideia da Capitã Raquel, ele consegue colocar fogo na prisão. Será um tribunal estabelecido pelo general Custer a demonstrar a inépcia de Hooligan e sua traição, levando-o para trás das grades e exonerando o capitão Rafelson…
Sinfonia Mortal
Arte: Alessandro Chiarolla
Bella e Bronco querem se mudar para alguma cidade do Leste, mas ao tentar, ainda se deparam com alguns confrontos Norte-Sul, pois o front também se mudou. Um grupo de sulistas é literalmente destruído por tiros de uma metralhadora Gatling, que acaba nas mãos deles. Bella pretende usá-la como meio de investimento. Prince reaparece e também uma gangue de assassinos a soldo dos nortistas. Acabará que ninguém mais poderá usá-la…
Truques e Trapaças
Arte: Giovanni Freghieri
Decididos a voltar para São Francisco, Bella e Bronco se deparam com um velho Comanche, ex-chefe da tribo, agora despejado graças aos truques de mágico de um jovem índio. A princípio eles o alimentam, depois decidem ajudá-lo, mexendo no cilindro e na varinha do novo jovem cacique, praticamente dando-lhe olho por olho e salvando a tribo das garras dos índios canibais, já encontrados durante a jornada de aproximação ao acampamento…
Mesilla
Arte: Renato Polese
Bella e Bronco decidem deixar os Estados Unidos e embarcar em Monterrey no México. Lá eles conhecem um americano que oferece a Bronco o papel de xerife em Mesilla, uma pequena e remota cidade. Por que todos os empresários são americanos e não mexicanos? Simplesmente porque os americanos tomaram o país com armas e junto com Bella e Bronco eles querem eliminar os rebeldes que, por sua vez, conseguiram derrubar o xerife anterior. Infelizmente para os “invasores”, Bella e Bronco entendem a situação e ajudam a restabelecer o equilíbrio certo no país. Então, agora eles podem embarcar para outro lado…
Conteúdo: Bella & Bronco (1984) #13 a 16 (1985)
Capa: Gino D’Antonio (Bella & Bronco #16)
Estrutura: capa cartonada com 288 páginas
Data de lançamento: novembro/2022

Adam Wild – Vol.1
Os Escravos de Zanzibar
Arte: Alessandro Nespolino
Oficialmente, o tráfico de escravos foi abolido em Zanzibar, mas o tráfico ilegal de pessoas ainda continua. Adam Wild está lá para acabar com isso. Muitas pessoas estão planejando matá-lo… mas planejar é mais fácil do que realmente conseguir matar! E deixar Adam com raiva não é uma atitude sábia!
O Ataque dos Elefantes
Arte: Darko Perovic
Entre os caçadores de marfim que abatem elefantes, Frankie Frost, um americano, se destaca por sua crueldade. Mas ele precisa de marfim apenas como uma mercadoria que pode negociar no mercado de escravos em troca de tribos inteiras. O destino final desses homens, mulheres e crianças arrebatados de suas terras é o Circo Barnum, onde serão apresentados dentro dos “zoológicos humanos”. Adam Wild está no encalço de Frost e está determinado a pôr fim às negociações sujas do americano!
Os Diários Secretos de Livingstone
Arte: Vladimir “Laci” Krstic
O grande explorador, David Livingstone, libertou Ujiji, uma vila às margens do Lago Tanganika, dos traficantes de escravos antes de se estabelecer lá e usar o local como base para suas expedições. Vinte anos depois, Adam e seu amigo, Narciso, chegam lá e encontram os diários secretos e cheios de mistérios de Livingstone. Enquanto examinam os papéis, os traficantes de escravos voltam para Ujiji para reivindicar a propriedade da aldeia. E eles vêm em grande número: um exército, disposto a fazer qualquer coisa… e em breve, Adam Wild terá que sobreviver a um cerco mortal!
O Elo Perdido
Arte: Vladimir “Laci” Krstic
No mercado de escravos, você pode encontrar uma criatura estranha: metade humana, metade macaco. Ele é um hominídeo primitivo que sobreviveu à evolução da espécie? Ele está sendo vendido por dois ex-escravos que, depois de serem libertados por Livingstone, se tornaram traficantes de escravos. Dois compradores se apresentam, sem o conhecimento um do outro. O primeiro é Frankie Frost, um homem que adquire criaturas exóticas e as vende para os circos; o outro é Adam Wild, que quer erradicar a escravidão, opondo-se ao tráfico de todo tipo de criatura e lutando contra os comerciantes.
Conteúdo: Adam Wild (2014) #1 a 4 (2014/2015)
Capa: Darko Perovic (Adam Wild #1)
Estrutura: capa cartonada com 400 páginas
Data de lançamento: março/2021

Adam Wild – Vol.2
A Terceira Lua
Arte: Antonio Lucchi
No Congo, os pacíficos povos indígenas são subjugados por uma poderosa tribo canibal, financiada pelos colonos belgas. Temendo um incidente de escala internacional, os belgas parecem mudar de ideia; mas o dano está feito e, aparentemente, nada pode impedir a brutalidade implacável dos devoradores de homens … isto é, até que eles se cruzem com Adam Wild!
O Pesadelo da Girafa
Arte: Paolo Raffaelli
Ao visitar um grande caçador, que também é um de seus amigos, Adam encontra o homem em um estado febril e delirante. De acordo com o caçador, ele está sendo assombrado por uma girafa enfeitiçada. Isso e verdadeiro ou falso? E quem é o misterioso árabe que cuida da saúde mental do caçador? Ele realmente quer curar o amigo de Adam ou o curador é o verdadeiro motivo da loucura do homem? E a filha jovem e atraente do caçador, que recentemente veio cuidar de seu pai, ela o está ajudando ou apenas interferindo? Em breve, Adam se defrontará com um problema ainda mais difícil, quando os pesadelos de seu amigo aparentemente começarem a assombrá-lo também.
Fora do Paraíso
Arte: Zoran Tucic
Adam reencontra Amina, que liderou uma tribo de escravos libertos até a cratera de Ngorongoro, um paraíso natural que, segundo alguns pesquisadores, pode ser o verdadeiro Jardim do Éden ancestral. Estranhas descobertas arqueológicas parecem ser um testemunho dessa teoria. A quem pertencem os ossos femininos encontrados na caverna? É humano o crânio gigante enterrado na entrada do túnel? O tempo para pesquisas científicas é escasso: as disputas amadurecem até mesmo no paraíso, esquemas são tramados e planos de assassinato estão sendo traçados. Não demorará muito para que Adam descubra que este Paraíso esconde um verdadeiro Inferno.
Conteúdo: Adam Wild (2014) #5 a 7 (2015)
Capa: Darko Perovic (Adam Wild #5)
Estrutura: capa cartonada com 300 páginas
Data de lançamento: junho/2021

Adam Wild – Vol.3
O Senhor das Hienas
Arte: Stevan Subic
Makibu, amigo de Adam, quer se vingar de Osso, o feiticeiro que o vendeu como escravo quando menino. Mas aquele homem se tornou mais poderoso do que antes, acumulando marfim. A cerca de sua aldeia e sua própria cabana são feitas de presas de marfim e Osso não está disposto a dá-las a ninguém. Para ele, o marfim é sagrado. Ele reuniu à sua volta numerosos seguidores e está se preparando para travar uma guerra contra os ingleses que lutam por ele.
Os Jovens Leões
Arte: Massimo Cipriani
As obras da ferrovia britânica pararam na região de Tsavo, após a greve dos trabalhadores indianos. Os ferozes leões comedores de homens atacam os campos ao longo da ferrovia, devorando os trabalhadores durante a noite. Mas eles não são seus leões comuns, tanto que algumas pessoas pensam que são criaturas de Satanás. Lady Winter é forçada a pedir ajuda a Adam, mas nosso herói estará pronto para ajudar seu mais odiado inimigo?
As Noites de Mombaça
Arte: Giorgio Sommacal
Adam e Amina passam uma noite agitada na Victoria Tavern, uma casa noturna de Mombaça frequentada principalmente por marinheiros britânicos. Eles começam a noite rindo da atuação de uma dupla de quadrinhos e terminam em uma briga selvagem, causada por um oficial britânico arrogante. Ainda não satisfeito com o golpe que recebeu, o homem desafia Adam para um duelo formal. Mas alguém está se escondendo no escuro, pronto para tirar vantagem da situação. Apesar de todas as regras estabelecidas, Frankie Frost, o inimigo jurado de Adam, está determinado a transformar esta farsa em uma tragédia!
Conteúdo: Adam Wild (2014) #8 a 10 (2015)
Capa: Darko Perovic (Adam Wild #8)
Estrutura: capa cartonada com 300 páginas
Data de lançamento: dezembro/2021

Adam Wild – Vol.4
Os Demônios do Kilimanjaro
Arte: Damjan Stanic e Matteo Bussola
O Conde Narciso tem uma missão a cumprir: carregar uma cruz até o cume do Kilimanjaro. Antes dele, um pequeno grupo de exploradores alemães tentou chegar ao topo, mas todos os vestígios deles foram perdidos. As lendas locais falam de demônios mortais que protegeriam a montanha de invasões, emergindo das brumas e golpeando impiedosamente os incautos alpinistas brancos. É realmente uma lenda? Lá em cima aonde nem os animais se atrevem a ir, alguém espreita.
A Arca
Arte: Paolo Raffaelli
Uma viagem para Londres, em um cargueiro que transporta animais até o zoológico da capital do império. Uma navegação tempestuosa, marcada pela fuga de feras famintas a bordo do navio e um ataque de piratas somalis! Esta não é exatamente uma viagem de prazer para Adam, Amina e Narciso…
Na Selva Metropolitana
Arte: Darko Perovic
Há algo podre na Royal Geographical Society of London. Alguém trabalha nas sombras para desacreditar Adam. Lady Gertrude Winter prefere fazê-lo abertamente e em público. Amina corre o risco de se envolver em um escândalo. Os Manning, uma família de psicopatas, estão ocupados planejando suas conspirações e maquinações. A capital do Império realmente parece uma selva escura e impenetrável, onde todos lutam contra todos.
Conteúdo: Adam Wild (2014) #11 a 13 (2015)
Capa: Darko Perovic (Adam Wild #11)
Estrutura: capa cartonada com 300 páginas
Data de lançamento: dezembro/2021

Adam Wild – Vol.5
Incêndio no Zoológico
Arte: Darko Perovic, Marcello Mangiantini e Luca Casalanguida
Um espécime raro de tigre branco é libertado de sua jaula no Zoológico de Londres. Um assassino provocador aproveita o caos para se livrar de seus pretendentes. É difícil para Adam e Amina distinguir entre amigos e inimigos, pois, a cada dia e noite, uma nova armadilha os espera na capital britânica. Enquanto isso, Narciso estuda os papéis de uma exploração tão lendária quanto misteriosa…
Homens e Javalis
Arte: Paolo Raffaelli
Adam faz uma visita ao seu mentor, que se retirou para interior da Inglaterra para prosseguir com suas pesquisas. Mas a Royal Geographical Society o sobrecarregou com uma tarefa difícil: escolher seu próximo presidente. Qual dos três candidatos é o mais digno do cargo? Adam é solicitado a expressar sua opinião. Mas o exame dos candidatos é muito menos fácil e silencioso do que ele pensava antes, e as inimizades na Sociedade explodirão em grande escala durante uma festa de caça ao javali.
Lagos
Arte: Pedro Mauro
De volta à África, Adam, Amina e Narciso desembarcam em Lagos, ou “Liverpool da África Ocidental”. Um grande porto e uma cidade cheia de aventureiros, contrabandistas, gângsteres negros vestidos na última moda londrina, prostitutas brasileiras à espera de marinheiros e duros conflitos coloniais com o povo do interior nigeriano. Um profeta fanático ataca plantações com suas tropas e sitia a cidade. Mas por trás de sua pregação inflamada, uma mistura de islamismo banal e tradições tribais locais, esse homem busca uma vingança pessoal: qual?
Conteúdo: Adam Wild (2014) #14 a 16 (2015/2016)
Capa: Darko Perovic (Adam Wild #14)
Estrutura: capa cartonada com 300 páginas
Data de lançamento: março/2023

Adam Wild – Vol.6
A Suprema Catástrofe
Arte: Pedro Mauro
O apocalipse está atingindo Lagos. O exército britânico parece incapaz de enfrentar a emergência. Barricados dentro da mansão do chefe do crime local, Prince e os defensores de Lagos estão prontos para vender caro suas vidas. Adam luta como um leão, como se estivesse sozinho contra o mundo. Mas ele não está sozinho: Narciso, Amina e a tripulação do Capitão Scratch estão lutando ao seu lado. E Prince não tem intenção de ser destronado por um profeta louco, que pretende celebrar com sangue, à frente de suas tropas, o “Dia da Suprema Catástrofe”.
A Corrida dos Avestruzes
Arte: Massimo Cipriani
Na Cidade do Cabo, Adam e Amina são forçados a se separar. A Rainha Vitória deu a eles duas missões diferentes. Adam terá que investigar uma organização que está conspirando para financiar os Boers em sua guerra contra os britânicos. Amina, por sua vez, tentará apurar as intenções de um chefe tribal que ainda não escolheu de que lado ficará… Adam vai até a fazenda de um colono inglês, que trabalha com a inteligência da Coroa, enquanto uma corrida de avestruzes está em andamento. Narciso decide entrar na corrida como jóquei. Durante a corrida, porém, alguém prepara um atentado contra a vida do Libertador de Escravos.
Uma Má Escolha
Arte: Massimo Cipriani
Lutando lado a lado, Adam Wild e Lady Winter frustram uma conspiração. A mulher interpreta esse sucesso como uma forma de se reconciliar com seu ex-amante, mas Adam está preocupado com Amina, de quem ele não tem notícias há algum tempo. Para a princesa Bantu, a missão acabou sendo muito mais arriscada do que parecia a princípio e muito mais imprevisível. Para Adam, agora é hora de escolher não apenas qual caminho seguir, mas também a qual das duas mulheres será leal.
Conteúdo: Adam Wild (2014) #17 a 19 (2016)
Capa: Darko Perovic (Adam Wild #17)
Estrutura: capa cartonada com 300 páginas
Data de lançamento: março/2023
