
A Veneta lança este mês Anarcoma, obra com tema LGBTQIA+ escrita e ilustrada pelo quadrinista espanhol Nazario Luque Vera, artista vencedor do prêmio Pablo Ruíz Picasso e da Medalha de Ouro ao Mérito de Belas-Artes do Ministério da Cultura da Espanha.
O material, considerado pela revista Rockdelux como um dos cinco melhores quadrinhos espanhóis de todos os tempos, foi publicado pela primeira vez nos anos 1980 na revista Rambla, passando em seguida para a famosa El Vibora. Em 2017, ganhou compilação pela Ediciones La Cúpula, base da edição brasileira.

Metade Humphrey Bogart, metade Lauren Bacall, Anarcoma percorre o submundo de uma cidade perturbadora e barulhenta, assombrada por gangues mafiosas, pelos fanáticos cavaleiros da Ordem de São Reprimônio, por paramilitares homofóbicos, pela misteriosa Metamorfosina e suas Piranhas Caolhas, por cientistas loucos e pelo robótico XM2, uma máquina com licença para matar de prazer.
Um marco dos quadrinhos eróticos, que à época de seu lançamento foi sabiamente catalogado pelas autoridades como “prejudicial à juventude”.
Nazario, um nome fundamental da intensa história do underground e da contracultura queer espanhola, recoloriu as imagens e revisou o texto desta edição definitiva de um clássico das HQs, traduzida por Marcello Quintanilha! Desaconselhável para menores de 18 anos. Capa dura com 160 páginas.
