De Franz Kafka: O Castelo

A L&PM Editores programa para janeiro O Castelo, adaptação em quadrinhos da obra-prima de Franz Kafka (1883-1924) escrita em 1922. Publicada originalmente em 2013 no Reino Unido pela SelfMadeHero, a graphic novel ficou por conta do escritor americano David Zane Mairowitz e do cantor e ilustrador tcheco Jaromír 99 (pseudônimo de Jaromír Svejdík).

A história começa com a chegada do agrimensor K. – fiscal especializado em averiguar demarcações de terras – à aldeia onde fica o castelo. Logo ele se vê obrigado a travar uma negociação absurda com uma hierarquia incompreensível. Assistentes e camareiras, patrões e amantes, todos nesse lugarejo eternamente coberto pela neve reverenciam o castelo com devoção. K. não consegue descobrir o que deve fazer, nem quem é ou onde está a pessoa que o chamou. Em um momento em que o absurdo, a obediência a ordens cegas e fanáticas e a desumanização parecem tomar conta, este livro é mais atual do que nunca. Capa cartonada com 144 páginas.

Em 2016, a L&PM Editores trouxe Crime & Castigo, outro trabalho de David Zane Mairowitz, desta vez ao lado do escritor e ilustrador francês Alain Korkos, adaptando para os quadrinhos a clássica obra de Fiódor Dostoiévski.

Todos conhecem Raskolnikóv, o pobre e torturado estudante que mata uma velha usurária em Crime e Castigo, uma das principais obras do escritor russo Fiódor Dostoievski (1821-1881). Mas poucos imaginam que esse thriller psicológico poderia ser magistralmente ambientado na Rússia de hoje. Aqui, este clássico universal é reimaginado na São Petersburgo da virada do século XX para o século XXI. Se a ambientação e o entorno são diferentes da história original, a perturbação do jovem estudante e seus dilemas morais são os mesmos como é igualmente brutal a violência com que ele age numa realidade opressora. Os autores desta adaptação, numa tacada de mestre, iluminam a fábula de Dostoiévski e a alçam a um novo significado. O resultado é esta graphic novel primorosa, que encantará os leitores do grande russo e os não iniciados no mundo dostoievskiano. Capa cartonada com 128 páginas.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo