Duas obras de Joe Sacco

Em 2010 e 2016, o selo Quadrinhos na Cia. da Companhia das Letras lançou no Brasil duas importantes obras do jornalista e quadrinista Joe Sacco: Notas sobre Gaza e Reportagens. Nascido em Malta, em 1960, Joe Sacco viveu grande parte de sua infância na Austrália e, desde sua adolescência, vive nos Estados Unidos. A partir do fim dos anos 1980, o autor passou a dedicar-se a viajar pelo mundo, passando para o papel suas experiências nas áreas de conflito as quais visitou, sendo premiado e reconhecido internacionalmente pela combinação de suas duas profissões. Confira as capas, sinopses e detalhes dos dois volumes:

Notas sobre Gaza

Uma década depois de ter surpreendido o mundo com seus relatos em quadrinhos sobre o conflito entre israelenses e palestinos – que lhe valeram um American Book Award em 1996 -, Joe Sacco volta à Faixa de Gaza para realizar seu projeto mais ambicioso até aqui: resgatar do esquecimento quase completo dois episódios ocorridos quase cinquenta anos antes. Em novembro de 1956, nas cidades de Khan Younis e Rafah, centenas de civis foram mortos pelo exército israelense em uma incursão militar que tinha tudo para ser uma operação rotineira de captura de guerrilheiros palestinos. Segundo um dos poucos relatórios da ONU disponíveis, os soldados teriam simplesmente entrado em pânico ao deparar com uma multidão em fuga. Já de acordo com o primeiro-ministro israelense, as tropas teriam entrado em confronto com rebeldes armados, muito embora não tenha ocorrido uma única baixa entre suas fileiras. Em Notas sobre Gaza, Joe Sacco mergulha nos escombros de um conflito que parece não ter fim para reconstituir alguns dos eventos mais importantes para a escalada de violência em que se transformou a relação entre israelenses e palestinos.

Editora original: Metropolitan Books
Estrutura: capa cartonada com 432 páginas
Data de lançamento: outubro/2010

Reportagens

Na última década, Joe Sacco tem se voltado cada vez mais aos quadrinhos curtos para nos mandar seus relatos dos conflitos ao redor do globo. Reunidas pela primeira vez, essas reportagens mostram por que Sacco é um dos principais correspondentes de guerra dos nossos tempos. São histórias de refugiados africanos em Malta, de contrabandistas palestinos, de criminosos de guerra e de suas vítimas. E ainda de uma incursão com o exército americano no Iraque, em que ele vê de perto a miséria e o absurdo da guerra. Um de seus trabalhos mais maduros, Reportagens traz Sacco nas linhas de frente dos conflitos, relatando com sensibilidade e crueza os horrores – e as esperanças – da humanidade.

Editora original: St. Martin’s Press
Estrutura: capa cartonada com 200 páginas
Data de lançamento: agosto/2016

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo