Em 2020, a editora Faria e Silva lançou duas obras sobre Porto Alegre, escritas e ilustradas pelo premiado quadrinista gaúcho Eloar Guazzelli. Confira as capas, sinopses e detalhes das duas edições:

Porto Alegre –
Guia Inútil de Lugares Improváveis
Porto Alegre é a obra-mestra de Guazzelli, um dos mais representativos artistas e ilustradores brasileiros. É um exercício de linguagem, onde ele explora os limites dos quadrinhos para ir além: subverte a narrativa tradicional, a sequência linear, ao poetizar a trajetória de uma viagem familiar e quase lisérgica rumo a um ritual de despedida de sua mãe. A forte a presença dos filhos nesta viagem – e a pureza destes – serve para aplacar a dor da perda, nesse sequenciamento inevitável das gerações e resgatar, do fluxo insano de pensamento sombrio, este narrador protagonista, trazendo para um lado mais suave e cotidiano da vida, que delineia esse road comic inigualável, imerso numa estética diversa, plural e harmônica.
Estrutura: capa cartonada com 100 páginas
Data de lançamento: maio/2020

A Casa Azul:
Porto Alegre – Segunda Parte
Nesta sequência da viagem à Porto Alegre, a ruptura ao linear permanece até sua conclusão, mas esta trajetória percorrida, leve e descontraída como uma viagem de férias, sugere movimentos psicológicos complexos desencadeados pelas emoções vindas por meio deste rito de passagem, dentro um carro sempre de passagem. A força e o impacto dos desenhos de Guazzelli estão em sua máxima potência. O que ele consegue fazer em A Casa Azul é subversivo e inovador – o fio narrativo em nenhum momento se perde, pois em nenhum momento se enxerga. É como se andássemos num trem sem trilho, num caminho sem chão e sentíssemos o trajeto a cada página, a cada cortina, a cada costura invisível. Trabalho de gênio em pleno jogo.
Estrutura: capa cartonada com 112 páginas
Data de lançamento: maio/2020
