O Perfuraneve: O Expresso do Amanhã

Em 2015, a Editora Aleph trouxe ao Brasil O Perfuraneve, obra escrita por Jacques Lob (1932-1990) e Benjamin Legrand, ilustrada por Jean-Marc Rochette. Publicada pela primeira vez na França em 1982, a história foi continuada posteriormente em outros dois volumes em 1999 e 2000, respectivamente. Adaptada para os cinemas em 2013 com direção de Bong Joon-ho com o título O Expresso do Amanhã, trouxe Chris Evans, Tilda Swinton, John Hurt, Ed Harris e outros no elenco. Em 2020, ganhou um seriado exibido na plataforma Netflix, com Jennifer Connelly, Daveed Diggs, Sean Bean e outros.

O inverno chegou e pode durar para sempre! Após uma hecatombe nuclear que alterou o clima da Terra e a afundou em uma eterna Era do Gelo, a humanidade não tinha chance nenhuma de sobreviver. Exceto por um pequeno grupo que encontrou refúgio em um trem de tecnologia revolucionária, o Perfuraneve. A locomotiva representa a salvação da humanidade e confina, em seus mil e um vagões, toda a esperança de vida no planeta. A convivência se torna o grande desafio para os últimos representantes da espécie, que rapidamente se adaptam e organizam a vida no novo habitat. Nesse momento, os velhos mecanismos que levaram o planeta à destruição voltam à ativa, incluindo a divisão de classes: os passageiros são divididos em “castas”, cada uma em um vagão, ficando os pobres no fundo e os ricos na frente. O trem também é cenário de racismo, religião e alienação.

Considerada uma das melhores HQ de ficção científica, O Perfuraneve teve seu primeiro volume publicado em 1984 e, após a morte de Lob, Benjamin Legrand deu continuidade ao trabalho e publicou os dois volumes seguintes: O Explorador (1999) e A Travessia (2000). A edição brasileira traz o texto integral, unindo os três volumes.

A HQ funciona como um verdadeiro tubo de ensaio em que os autores analisam toda a humanidade, testando suas capacidades de organização, justiça e relacionamento, e a passagem do protagonista, vagão por vagão, é uma pintura fiel da sociedade estratificada. Com um enredo instigante e violento, repleto de ação e escárnio, O Perfuraneve é fundamental para quem aprecia grandes histórias. Capa cartonada com 280 páginas.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo