De Box Brown: André, o Gigante

A editora Mino lança este mês André, o Gigante – Vida e Lenda, biografia escrita e ilustrada pelo quadrinista norte americano Box Brown, o mesmo autor de Tetris (2020) e Cannabis – A Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos (2019). Confira as capas e sinopses das três obras do artista publicadas no Brasil disponíveis nas livrarias:

André, o Gigante – Vida e Lenda

André Roussimoff (1946-1993) era um cara normal a quem foram dadas circunstâncias extraordinárias na vida. Em seu auge, ele pesava 272 kg e quase 2,30 m de altura. Seu tamanho fez dele uma celebridade internacional, mas foi seu trabalho duro obstinado e humanidade franca que o fizeram grande: hoje ele ainda é bem conhecido como o adorável gigante de A Princesa Prometida (The Princess Bride, 1987) e o atleta célebre incansável que dominou a luta livre profissional por uma década. Box Brown traz seus talentos como cartunista e pesquisador (e seu amor por luta livre profissional) para essa fenomenal biografia em quadrinhos. A partir de registros históricos da vida de André, assim como um manancial de histórias de seus colegas em Hollywood e no mundo da luta livre (incluindo Hulk Hogan, Billy Crystal, Robin Wright e Mandy Patinkin), Brown criou em André, o Gigante – Vida e Lenda a primeira biografia substancial do artista.

Estrutura: capa cartonada com 240 páginas
Data de lançamento: agosto/2021

Tetris

É, talvez, o videogame perfeito. Simples e ainda assim viciante, Tetris entrega um irresistível quebra-cabeça infinito que deixa os jogadores vidrados. Jogue-o por tempo suficiente e você verá aquelas brilhantes formas geométricas coloridas em todo lugar. Você as verá nos seus sonhos. Alexey Pajitnov tinha grandes ideias sobre jogos. Em 1984, ele criou o Tetris em seu tempo livre enquanto desenvolvia programas para o governo soviético. Uma vez que Tetris emergiu de trás da Cortina de Ferro, foi um sucesso instantâneo. Nintendo, Atari, Sega – desenvolvedores de jogos grandes e pequenos, todos queriam Tetris. Uma guerra de lances foi deflagrada, seguida por viagens clandestinas a Moscou, acordos de bastidores, inúmeras falhas de comunicação e roubo propriamente dito. Autor best-seller do New York Times, Box Brown desvenda essa história complexa e investiga a fundo o papel que os jogos desempenham, na arte, cultura e na economia. Pela primeira vez e com profundidade inigualável, Tetris conta a verdadeira história do jogo de videogame mais popular do mundo.

Estrutura: capa cartonada com 256 páginas
Data de lançamento: agosto/2020

Cannabis – A Ilegalização da Maconha
nos Estados Unidos

México, 1519. Durante a violenta empreitada colonial espanhola, Hernan Cortés introduz nas Américas o plantio de cânhamo. Em segredo, os nativos começam a consumir a planta. Ao ser levada aos Estados Unidos por imigrantes em busca de trabalho, é compartilhada com trabalhadores negros. Em pouco tempo, a maconha seria denunciada por autoridades como um vício típico de “raças inferiores”. Era o início de toda uma era de desinformação, destinada a criar pânico em relação a uma planta utilizada pela humanidade durante milhares de anos. A cannabis acabaria incluída na Lista I de substâncias controladas, ao lado da heroína. Foi o primeiro passo na chamada “Guerra às Drogas”, que tinha como alvo principal jovens negros, encarcerados aos milhares por pequenos delitos. Com suas raízes em factoides e estudos tendenciosos, essa é a história da relação complexa e carregada de tensões raciais dos Estados Unidos com a maconha.. Uma história que continua até hoje. Box Brown mergulha fundo nessa controvérsia histórica para criar um “argumento em quadrinhos” divertido e extensamente pesquisado sobre o legado da proibição da maconha nos Estados Unidos.

Estrutura: capa cartonada com 256 páginas
Data de lançamento: junho/2019

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo