De Yoshihiro Tatsumi: Vida à Deriva

A editora Veneta programa para outubro Vida à Deriva, obra escrita e ilustrada por Yoshihiro Tatsumi (1935-2015), vencedora dos prêmios Osamu Tezuka, Angoulême e Eisner. Além de seus inúmeros trabalhos, o autor é bastante lembrado por ter criado, em 1957, o termo gekigá, utilizado para definir o movimento dos mangás alternativos para adultos.

Um dos autores fundamentais na história dos mangás, Yoshihiro Tatsumi oferece neste livro um testemunho extraordinário do mundo editorial e do Japão na segunda metade do século XX. Ao mesmo tempo uma autobiografia, um romance social e um documento histórico, Vida à Deriva é uma obra-prima capaz de emocionar tanto os fãs de mangás quanto aqueles que nunca os leram.

Yoshihiro Tatsumi nasceu em Osaka, em 10 de junho de 1935. Sua família passou por grandes dificuldades no período da Segunda Guerra Mundial e no pós-guerra. Assim, foi com certo desespero que ele mergulhou nos mundos fantásticos dos mangás de Osamu Tezuka e Noburo Oshiro. Aos 15 anos, começou a publicar seus quadrinhos em jornais e revistas. Aos 19, publicou seu primeiro livro. Recebeu o incentivo dos mestres Tezuka e Oshiro, mas começou a apontar a necessidade de fazer evoluir os mangás para que se tornassem uma linguagem artística plena, capaz da fantasia e de contar aventuras de heróis fantásticos, mas também capaz de retratar a vida real e o cotidiano dos trabalhadores. Ele inventa um novo termo para definir esse novo tipo de mangá: gekigá. E torna-se o líder de um movimento que reunia toda uma nova geração de quadrinistas japoneses e que revolucionaria os mangás a partir dos anos 1950, influenciando inclusive o próprio mestre Osamu Tezuka.

Nos anos 60, fez parte do grupo fundador da legendária revista Garo, junto com Yoshiharo Tsuge (O Homem Sem Talento), Sanpei Shirato e Shigeru Mizuki. Em 1972, a Associação Japonesa dos Cartunistas institui uma premiação anual, e Tatsumi é o ganhador da primeira edição. A partir do início dos anos 2000, o autor é descoberto pela crítica ocidental e passa a receber todos os principais prêmios dos quadrinhos mundiais: Angoulême, Eisner, Ignatz, Harvey… A aclamação atinge seu auge com Vida à Deriva, um verdadeiro acontecimento no mundo dos quadrinhos. Tatsumi é comparado a Robert Crumb e ao escritor Haruki Murakami. O livro inspira inclusive um filme, Tatsumi, lançado no festival de Cannes e indicado ao Oscar. Tatsumi morreu em março de 2015, vítima de um câncer, deixando uma legião de adoradores e aprendizes.

Vida à Deriva é um épico de mais de 900 páginas dividido em dois volumes, que podem ser adquiridos separadamente ou juntos em uma caixa especial. Capa dura com 464 páginas no volume 1 e 456 páginas no volume 2.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo