De Rafa Campos: Kriança Índia

A editora Universo Guará acaba de lançar nas livrarias Kriança Índia, obra nacional escrita por Rafa Campos e ilustrada por ele mesmo e Álvaro Maia. Campos (Rafael Campos Rocha) é o mesmo autor de Deus, Essa Gostosa (Quadrinhos na Cia, 2012), Magda (Quadrinhos na Cia, 2016) e Deus aos Domingos (Veneta, 2018). Criado em 2018, o material foi lançado primeiramente de maneira independente e depois em formato digital em quatro edições pela própria Guará.

O quadrinista, que também foi roteirista de Tainá e os Guardiões da Floresta, série animada do canal Nickelodeon inspirada na trilogia de filmes, havia feito extensas pesquisas para os roteiros de Tainá e, após o fim do contrato com a produtora, resolveu trabalhar o material que não pôde utilizar na série, agora com referências místicas, xamanismo animal e violência. Como curiosidade, segundo o autor, Kriança com “K” é uma referência a Krazy Kat, criação do cartunista norte-americano George Herriman.

Kriança Índia conta as aventuras de uma criança indígena que assassina friamente os invasores da Floresta Amazônica. Impiedosa e sanguinária, com sexo, idade e etnia indefinidos, esse fantasma de carne e osso é uma máquina de matar, que não vai descansar enquanto não tiver varrido de sua floresta todos os exploradores inescrupulosos da Amazônia. Capa dura com 160 páginas.

Confira também os outros trabalhos de Rafa Campos disponíveis nas livrarias:

Deus, Essa Gostosa

Todo mundo conhece Deus, aquele respeitável senhor de toga, dado a criar mundos e fundos, maestro do coro celestial de querubins. Barba longa, olhar severo, o dedo em riste. Ou não. Deus aqui assume a forma que, segundo consta, é sua preferida: a de uma mulher negra, proprietária de um sex shop, ligada nos movimentos mais exóticos (e esotéricos) do assim chamado amor carnal. Em Deus, Essa Gostosa, primeira graphic novel do artista plástico e quadrinista Rafael Campos Rocha, o leitor acompanhará sete dias na vida dessa Criadora incomum, fã de futebol e cerveja, amiga de Karl Marx e do Diabo em pessoa. Todavia, por trás da aparente vontade de blasfemar as Escrituras, encontra-se uma leitura sofisticada das relações entre religião e arte, Igreja e sexo, corpo e alma, culpa e pecado. O humor fino que percorre este gênesis invertido ganha contornos épicos no traço enganosamente simples do autor. Para Deus, uma semana de acontecimentos discretos e corriqueiros pode desembocar na criação de um Universo (ou mais). Surgida numa lista de e-mails e distribuída apenas entre amigos, Deus, Essa Gostosa migrou para as páginas da Ilustríssima, suplemento cultural da Folha de S. Paulo. Desde então, ganhou tantos fãs quanto causou incômodo, provando que nem Deus – onisciente, onipotente e “frívola” – pode ser unânime.

Editora: Companhia das Letras/Quadrinhos na Cia.
Estrutura: capa cartonada com 88 páginas
Data de lançamento: junho/2012

Magda

Um ser ancestral se esconde na Terra, um predador de milhares de anos que pode ter sido responsável por extinções do passado. Agora ele se apossou de Magda, numa relação de simbiose que acaba por criar um dos seres mais poderosos do planeta. E Magda está com fome. A partir dessa premissa, Rafa Campos Rocha criou um álbum de aventura e ficção científica que bebe na obra de clássicos como Moebius, Robert E. Howard e Milton Caniff. A isso, o quadrinista combina sua imaginação fértil e levemente doentia. O resultado é um álbum tão inesperado quanto violento, tão sensível quanto brutal. Numa jornada de autoconhecimento, o monstro encontrará em Magda sua melhor – e mais perigosa – aliada.

Editora: Companhia das Letras/Quadrinhos na Cia.
Estrutura: capa cartonada com 144 páginas
Data de lançamento: agosto/2016

Deus aos Domingos

Deus, a criação de Rafael Campos Rocha, tornou-se uma das personagens mais cultuadas da HQ brasileira Contemporânea. Publicada no caderno Ilustríssima (da Folha de S. Paulo), na revista Piauí e também na Vice, Deus arrebanhou legião de fãs fiéis. E também provoca polêmica, muita polêmica, porque Deus é uma mulher, negra, que gosta de dar risada e gosta de sexo.

Editora: Veneta
Estrutura: capa cartonada com 96 páginas
Data de lançamento: março/2018

Deixe um comentário