Shamisen: Canções do Mundo Flutuante

A editora Pipoca & Nanquim programa para maio Shamisen – Canções do Mundo Flutuante, obra nacional produzida por Guilherme Petreca e pelo diretor e roteirista cinematográfico Tiago Minamisawa.

Traçando paralelos com a realidade e inserindo elementos do folclore e da mitologia nipônica, a HQ narra a história de Haru, uma musicista cega que sobrevive por meio de suas canções e talento para tocar o shamisen, um instrumento de corda com uma história tão peculiar quanto sua melodia. A protagonista foi inspirada na artista Haru Kobayashi (1900-2005), consagrada como uma das mais influentes gozes, mulheres cegas que ganhavam a vida com apresentações musicais.

Com páginas ilustradas em um estilo influenciado pelo ukiyo-e e seu maior expoente, Katsushika Hokusai, a obra tem como objetivo ser uma leitura leve, prazerosa e reflexiva em tempos conturbados, e também apresentar ao público brasileiro aspectos históricos pouco comentados, mas que exercem forte influência na cultura oriental até os dias de hoje, como a tradicional música Min’yō. A obra conta ainda com uma galeria de extras com textos complementares que aprofundam os principais temas apresentados no quadrinho. Capa dura com 164 páginas.

Confira outros trabalhos de Guilherme Petreca:

Ogiva

O mundo não é mais nosso! Monstros que se alimentam de humanos chegaram misteriosamente e dominaram tudo. Uma década depois da invasão, as poucas pessoas que restaram lutam para sobreviver em uma terra devastada. Entre elas está Pilar, uma mulher que assumiu a responsabilidade de cuidar de Sara, uma garota órfã, e acompanhá-la em uma longa e perigosa jornada até seu único familiar vivo.

Editora: Pipoca & Nanquim
Autores: Bruno Zago e Guilherme Petreca
Estrutura: capa dura com 220 páginas
Data de lançamento: dezembro/2020

Ye

Piratas, bruxas, malandros e monstros: o menino Ye enfrenta os grandes perigos do mundo em sua jornada de autodescoberta. Este novo livro de Guilherme Petreca, uma das principais revelações da nova narrativa fantástica brasileira, é uma história de aventura e magia para adultos e crianças.

Editora: Veneta
Autor: Guilherme Petreca
Estrutura: capa cartonada com 176 páginas
Data de lançamento: abril/2016

Carnaval de Meus Demônios

Carnaval de Meus Demônios é a primeira grande narrativa sequencial gráfica de Guilherme Petreca, novo talento da ilustração que debutou no trabalho independente Galho Seco. Diabretes anunciam outro carnaval: sutil e animalesco serpenteiam na procissão de demônios apresentadas pelo autor nesta obra marcada pelo tom profético, carregado de simbolismos. Uma narrativa visual intrigante, que sem se apoiar em nenhum texto escrito, explora o festivo e caótico numa imersão em metáforas e alegorias. A arte de Guilherme Petreca merece um tópico à parte. Seu traço superelaborado salta aos olhos, mas o charme da composição gráfica é a narrativa fluida, que dá quase um movimento de animação às páginas que se sucedem. Se folheado rapidamente, o livro é praticamente uma obra audiovisual pronta.

Editora: Balão Editorial
Autor: Guilherme Petreca
Estrutura: capa cartonada com 68 páginas
Data de lançamento: dezembro/2015

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo