A editora Todavia está lançando Guarda Lunar, mais uma obra do cartunista escocês Tom Gauld. A editora já havia trazido Golias, do mesmo autor, ambas publicadas nos Estados Unidos pela editora Drawn & Quarterly. O artista é reconhecido pelos traços mais marcantes de seu trabalho: o humor seco, a economia na ação, o clima melancólico que revela a graça, a tristeza e o absurdo da vida cotidiana. Confira as sinopses e capas dos dois títulos:

Guarda Lunar – Nas rondas do solitário policial da Lua, pouco acontece: um cachorro foge, um robô dá defeito, um morador volta para a Terra. Num futuro em que a colonização do espaço tornou-se aparentemente banal, o guarda circula pelo vasto cenário vazio numa sucessão de dias que se confundem. Ao mesmo tempo divertido e melancólico, o livro captura verdades essenciais sobre quem somos. Ao combinar passado, presente e futuro, o autor cria um mundo de ficção científica quase igual ao nosso – um ajuste nas lentes que revelarão ao leitor uma realidade tão próxima quanto surpreendente. Capa cartonada com 100 páginas.

Golias – Golias de Gate não é lá um grande soldado. Se dependesse dele, preferia pegar as tarefas do administrativo a participar de combates. Isso muda quando o rei dos filisteus o envia para desafiar os israelitas. Em sua versão da história bíblica, Tom Gauld vê Golias não como o guerreiro ao qual nos acostumamos, mas como um burocrata de fala mansa e hábitos tranquilos. A narrativa mitológica se transforma num retrato sutil desse personagem que, na derrota para Davi, sempre simbolizou a primazia da inteligência sobre a força bruta. Capa cartonada com 100 páginas.
