
Lançada pelo selo Geektopia da editora Novo Século, Primavera em Tchernóbil é uma graphic novel escrita e ilustrada pelo quadrinista francês Emmanuel Lepage, publicada originalmente na França em 2012 e posteriormente em vários outros idiomas. Em 2019, foi traduzida para o inglês pela IDW Publishing, base da nossa versão brasileira. Apesar de ter muitos trabalhos e prêmios em seu currículo, esta é a primeira obra de Lepage publicada no Brasil.
Primavera em Tchernóbil é o resultado de uma visita que o autor fez duas décadas depois do acidente nuclear na Ucrânia ocorrido em 26 de abril de 1986. Nesta data, o núcleo do reator da usina de Tchernóbil (ou Chernobil) começa a derreter, desencadeando um dos maiores desastres da História. Enquanto o mundo dormia, uma nuvem carregada de radiação viajou por milhares de quilômetros em todas as direções, contaminando cinco milhões de inocentes. À época, Emmanuel Lepage tinha apenas 19 anos. Mais de 20 anos depois, em abril de 2008, um grupo de ativistas e artistas visita Tchernóbil a fim de documentar a vida dos sobreviventes da tragédia, que vivem nas terras contaminadas.
Enviado para representar paisagens brutais de desastre e a loucura do homem, Emmanuel Lepage se surpreende com a inesperada beleza que encontra naquele inóspito lugar. O mundo seguiu seu curso, mas muitas pessoas ficaram para trás. Descubra o que aconteceu com elas neste documentário em quadrinhos sobre tragédia e morte, pessoas e terra. E sobre o que resta depois de um desastre. Capa dura com 168 páginas.
