De Taiyo Matsumoto: Sunny

A Devir, através do selo Tsuru, lançou este mês o segundo volume de Sunny, do premiado Taiyo Matsumoto, o mesmo autor de Tekkon Kinkreet, outro trabalho de sucesso de Matsumoto que já havia sido lançado no Brasil em 2001 pela Conrad com o título Preto & Branco. Sunny foi lançado originalmente no Japão pela Shogakukan e nos EUA pela Viz, em seis edições. Cada volume brasileiro reúne dois originais, portanto, em breve deve ser anunciado um terceiro volume. Confira as sinopses e detalhes de cada volume, incluindo Tekkon Kinkreet, que ganhou uma reedição recentemente:

Sunny – Volume 2

O que é Sunny? Sunny é um carro. Um carro que você usa para passear com sua mente. Ele leva você para os lugares com os quais você sonha. Sunny também é uma história sobre superar as adversidades, das maneiras que importam. Sunny conta as histórias das crianças e jovens que vivem no Jardim Escola Hashinoko, um lar de acolhimento para órfãos e crianças em situação de risco. Seus sonhos e angústias ganham vida e emoção no belo traço de Taiyo Matsumoto, um dos autores mais importantes em atividade no Japão. Neste volume, o autor se aprofunda ainda mais na vida de seus personagens: os meninos aprontam bastante com a criação de porcos do vizinho, o pai de Yano aparece de surpresa, Sei começa a namorar, Asako vai se encontrar (e confrontar) sua mãe e a Kii-chan se despede de seus amigos.

  • Estrutura: capa cartonada com 420 páginas
  • Data de lançamento: janeiro/2021

Sunny – Volume 1

Sunny, um dos trabalhos mais pessoais e comoventes de Matsumoto, retrata a vida de um grupo de adolescentes órfãos, as suas inseguranças, revoltas e sentimentos de abandono. Os personagens desta história sonham e dão asas à sua imaginação dentro de um velho carro cor de mostarda, a que dão o nome de Sunny. O otimismo inocente e a camaradagem dos garotos contrariam a melancolia subjacente à narrativa, refletindo a própria experiência pessoal do autor, que cresceu em famílias de acolhimento.

  • Estrutura: capa cartonada com 420 páginas
  • Data de lançamento: maio de 2020

Tekkon Kinkreet

Numa cidade de “ferro e concreto” (significado em japonês de “tekkon kinkreet”), vivem dois personagens indomáveis. Kuro (o preto) e Shiro (o branco) são órfãos. Para sobreviver, eles têm de roubar, lutar e se esconder em um mundo sombrio, solitário e corrupto, onde a própria cidade os afaga ou os despreza, como se fosse um ser vivo. O soberbo desenho de Matsumoto, rico em pequenos detalhes, traduz fielmente o ambiente desta história que pode se tornar angustiante, mas que ao mesmo tempo emociona e liberta.

  • Estrutura: capa cartonada com 620 páginas
  • Data de lançamento: maio de 2018
  • Data da reimpressão: abril de 2020

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Spider145 - HQs e afins

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo